Buscar

avaliação de topicos especiais em administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – “A procura desenfreada por um espaço de destaque no mercado provoca, nas empresas, uma forma de busca de diferenciação substancial e sustentável”. De acordo com o que discutimos, podemos complementar esta afirmação com a seguinte afirmação abaixo:
A - A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma das mais eficazes formas de diferenciação no mercado.
B - A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) promove diferenciação nas questões internas e não nas questões externas.
C - A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) não se constitui fator de diferenciação para as empresas no mercado.
D - A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) promove diferenciação nas questões externas e não nas questões internas.
E - A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é exercida igualmente por todas as empresas que disputam o mercado interno e externo.
2 - Em relação ao desenvolvimento sustentável, analise as três afirmações:
I - O desenvolvimento sustentável tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento econômico e social sem comprometer as futuras gerações no que se refere à destruição dos recursos naturais.
PORQUE
II - Conforme o conceito de desenvolvimento sustentável, a utilização dos recursos naturais deve ocorrer de acordo com a capacidade de reposição da natureza, sendo sua utilização, necessária para o crescimento econômico.
INCLUSIVE
III - Visa propor uma mudança de atitude para que não se comprometa o meio ambiente.
Avalie:
A - A afirmação I, II e III, são complementares.
D - Somente a afirmação III, é verdadeira.
B - A afirmação I, é correta, porém a II e III não a complementam.
C - A afirmação III, é verdadeira, II e III são falsas.
E - As afirmações I, II e III, não se complementam.
3 - Compliance tem por objetivo assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, o fortalecimento e o funcionamento do Sistema de Controles Internos da instituição, procurando mitigar os riscos de acordo com a complexidade de seus negócios, bem como disseminar a cultura de controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes. Cabe à área de compliance
a) monitorar, de maneira corporativa e tempestiva, as diversas unidades da instituição, assegurando-se de que respeitam as regras aplicáveis a cada negócio, por meio do cumprimento das normas, dos processos internos, da prevenção e do controle de riscos.
b) efetuar seus trabalhos de forma periódica e temporal por meio de amostragens, a fim de certificar o cumprimento das normas e processos instituídos pela alta administração.
c) substituir as atividades realizadas pela auditoria interna, dado o seu caráter mais amplo e permanente na instituição, assegurando o cumprimento da normatização existente.
d) atender as necessidades de informação e segurança da diretoria executiva, mediante relatórios periódicos, fortalecendo os resultados, bem como o crescimento e o desenvolvimento sustentável da instituição.
e) ser o braço da diretoria executiva da instituição, acompanhando as atividades desenvolvidas pelas áreas fins, assegurando o cumprimento dos objetivos de cada unidade e garantindo o menor nível de perdas com os riscos inesperados
4 - Segundo Nonaka & Takeuchi, qual a importância da formação de um arquétipo em um processo de criação do conhecimento organizacional?
A - É iniciado um novo ciclo de criação que se expande horizontal e verticalmente na organização.
B - Um novo protótipo foi gerado.
C - Com o novo modelo, pode-se gerar o novo arquétipo.
D - O ciclo de criação é fechado, sendo instaurado o caos.
E - O ciclo de criação é aberto e restrito, por isso o caos nunca se instaura.
5 - Analise as sentenças abaixo sobre a espiral do conhecimento e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As três dimensões que fazem parte da criação do conhecimento são: ontológica, epistemológica e temporal;
II. A dimensão temporal está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta;
III. A dimensão ontológica está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito.
A - Somente a sentença I está correta
B - Todas as sentenças estão corretas
C - Somente as sentenças I e III estão corretas
D - Somente as sentenças II e III estão corretas
E - Nenhuma das sentenças está correta
6 - (IFBA, 2013) Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalada às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido.
Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo [....] .
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. 3a edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.3.
O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI.
Nesta perspectiva, pode-se afirmar:
a) A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
b) Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista.
c) O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), proposto pelo governo federal, tem como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
d) A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade, vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira.
e) A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo.
7 - Diretrizes básicas de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Para a maior parte das empresas, obter esta certificação é suficiente para demonstrar o comprometimento com práticas sustentáveis e mesmo exportar seus produtos para o exterior. Ao permitir o estabelecimento de um SGA, torna-se uma importante ferramenta em busca do desenvolvimento sustentável na empresa, além de ser um excelente auxiliar no cumprimento de legislações ambientais. A afirmação anterior se refere a:
A. ISO 14.001.
B. Logística reversa.
C. ABNT NBR 16.001.
D. Lei nº 6938/1981, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente.
E. Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
8 - É crescente o interesse das empresas pelo tema responsabilidade social corporativa (RSC), ou responsabilidade social empresarial (RSE). Nesse movimento, as organizações se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação às injustiças sociais e à degradação da natureza. No universo corporativo, as organizações têm se preocupado em resgatar valores éticos e em desenvolver ações voltadas para questões sociais. A mídia de negócios, os dirigentes de grandes empresas, estudos acadêmicos têm enfocado a importância da ética empresarial e da responsabilidade social como fatores competitivos para as empresas. Atualmente, as práticas de responsabilidade social são vistas como fundamentais para a vida das organizações. Com relação à ética e responsabilidade social corporativa é correto afirmar que:
a) a responsabilidade social é dissociada da estratégia empresarial para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento;
b) a responsabilidade social é uma preocupação que tem se tornado estratégica e um fator de sobrevivência no mundo corporativo;
c) a responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter com o mercado em que atua;
d) a responsabilidade social pode ser definidacomo toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente corporativo;
e) a responsabilidade social em empresas bem-sucedidas no mercado é função do número de trabalhadores que emprega.

Outros materiais