Buscar

Discursivas da minha prova de relações étnico raciais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- No dia 9 de janeiro de 2003, foi sancionada a lei número 10.639 que altera a lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira, no entanto, cinco anos depois, em março de 2008, foi aprovada a lei número 11.645 que modificou a lei 10.639. Aponte as alterações da lei número 11.645 é o impacto que ela causou nos estudos da cultura Afro-brasileira .
R: as alterações da lei fizeram com que o ensino de História e cultura afro-brasileira se tornassem obrigatório nas escolas de ensino médio e fundamental. O conteúdo programático ( capult desse arquivo) incluirá o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional resgatando a contribuição do povo negro nas alas social, econômica e política pertinentes a história do Brasil.
2- A lei 12.288/2010, que validou o Estatuto da Igualdade Racial, em seu artigo primeiro orienta, entre outras questões que deverão ser incentivadas ações afirmativas, adotadas pelo Estado ou pela iniciativa privada, para a promoção da igualdade de oportunidades. Comente o propósito dessa política de ações afirmativas .
R:O propósito dessa lei é fazer com que as pessoas tenham direitos iguais, sem distinção de raça, cor ou nacionalidade. É também destinada a garantir a população negra a efetivação da igualdade dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos políticos .

Outros materiais