Buscar

BIOCEL_06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
BIOLOGIA CELULAR
Airton Antonio CASTAGNA
Docteur Ingénieur – INA / P-G
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	O Sistema de Endomembranas é um dos maiores compartimentos celulares. É composto por cisternas, sáculos e túbulos que se comunicam através de  vesículas transportadoras. Uma vesícula transportadora brota da membrana da organela doadora, trafega pelo citosol e se funde na membrana da organela receptora; deste modo, não só o conteúdo da vesícula, mas também a sua membrana, são transferidos à organela receptora. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	As organelas que compôem o Sistema de Endomembranas são formadas por  membranas bilipídicas similares à membrana plamática. São elas: Retículo Endoplasmático Rugoso - RER, Retículo Endoplasmático Liso - REL, Complexo de Golgi, Endossomos, Lisossomos e Peroxissomos. A parte externa da membrana de cada organela, relacionada com o Citosol, é chamada face citosólica e a interna, face luminal. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO é composto por uma rede tridimensional de túbulos e cisternas interconectados, que vai desde a membrana  nuclear (a cisterna do RE é contínua com a cisterna perinuclear) até a membrana plasmática. É dividido em dois setores: RERugoso - com poliribossomos aderidos à  face citosólica - e RELiso - que além de não possui polirribossomos aderidos, apresenta diferente composição protéica e enzimática de sua membrana e conteúdo. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	O retículo endoplasmático liso têm algumas funções bem óbvias: - Facilitar reações enzimáticas - As enzimas ficam associadas as sua membrana. - Promover a síntese de lipídios na célula - O retículo produz triglicerídeos, fosfolipídios e esteróides. - Transportar substâncias no interior da célula, desta para o meio e vice-versa - suas membranas se comunicam com a carioteca e a membrana plasmática movimentando-se.
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	O retículo endoplasmático liso têm algumas funções bem óbvias: (cont.) - Regular a pressão osmótica - o retículo para regular a pressão osmótica retira o hialoplasma e armazena substâncias em suas cavidades. - Armazenar substâncias produzidas - Os vacúolos das células vegetais são partes hipertrofiadas do retículo dessas células onde armazenam: água, sais, açúcares e pigmentos. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	As células que possuem REL mais desenvolvido realizam  intensa atividade de síntese de esteróides, colesterol e triglicérides, armazenam glicogênio ou possuem atividade de desintoxicação (ex.: hepatócito).
	As enzimas necessárias ao metabolismo de lipídios e açúcares estão associadas à membrana do REL ou em seu lume. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	Além disso, o REL tem importante função no controle do Ca2+ intracelular. Nas fibras musculares estriadas, onde a liberação de Ca2+ para o citossol é essencial para o mecanismo de contração das miofibrilas, mecanismos ativos de transporte associados à membrana do REL possibilitam a rápida movimentação do Ca2+ para fora e para dentro de suas cisternas. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	Produção de lipídios – É feita pelo RE Liso (é produzido, por exemplo, o colesterol; também são produzidos os hormônios sexuais).
	Nas células do fígado, o REL absorve e destrói ou modifica substâncias tóxicas ao organismo, como medicamentos, álcool, etc. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	Quanto ao Retículo Endoplasmático Rugoso, além de desempenhar todas as funções do retículo liso ele ainda sintetiza proteínas, devido a presença de ribossomos. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	A ligação de polirribossomas à superfície citosólica do RER é feita através de proteínas integrais.
 A presença de polirribossomas no RER possibilita sua função: síntese de proteínas. Por isto ele e tão desenvolvido em células com intensa síntese protéica, destinada à exportação ou a organelas com membrana. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	A ligação de polirribossomas à superfície citosólica do RER é feita através de proteínas integrais.
 A presença de polirribossomas no RER possibilita sua função: síntese de proteínas. Por isto ele e tão desenvolvido em células com intensa síntese protéica, destinada à exportação ou a organelas com membrana. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	Os ribossomos - podem ser encontrados livremente no hialoplasma, ou então presos uns aos outros por uma fita de RNA; neste caso são chamados polissomos ou poliribossomos. Cada ribossomo é constituído por duas subunidades. Quimicamente essas estruturas são constituídas por RNA e proteínas. Os ribossomos quando associados a uma fita de RNA , juntam os aminoácidos de citoplasma para formar cadeias de proteínas.
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	O complexo de golgi de uma célula é constituído de várias unidades menores, os dictiossomos. Cada dictiossomo é composto por uma pilha de cinco ou mais sacos achatados, feitos de membrana dupla lipoprotéica, e disposto de forma regular. Nas bordas dos sacos podem ser observadas vesículas em processo de brotamento, se difere do retículo endoplasmático liso devido ao empilhamento regular dos sacos achatados enquanto os componentes do retículo se distribuem de forma irregular na célula.
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	 Os papéis do complexo de golgi:	
	- Secreção da célula de ácino pancreático - Os ácinos são pequenas estruturas glandulares que secretam as enzimas do suco pancreático.
	- Secreção de muco das células caliciformes do intestino - Na mucosa intestinal, existem células especiais em forma de cálice que produzem um liquido lubrificante e protetor, chamado muco. O muco é um material complexo, constituído principalmente por glicoproteínas (proteínas ligadas a polissacarídeos) .
	- O complexo de golgi também é responsável pela secreção da primeira parede que separa duas células vegetais em divisão.- O acrossomo do espermatozóide é secretado pelo complexo de golgi.- O complexo de golgi origina os lisossomos, vesículas cheias de enzimas. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	Em 1898, Camilo Golgi utilizando um método de coloração pela prata, descobriu uma estrutura reticular no citoplasma de células nervosas. Mais 50 anos depois, o microscópio eletrônico permitiu a obtenção de uma imagem definitiva desta organela e sua estrutura pode ser estudada com detalhe. O aparelho de Golgi é o principal sítio de síntese de carboidratos, bem como uma estação de seleção e despacho dos produtos oriundos do retículo endoplasmático (RE). O aparelho de golgi se localiza na rota de saída do RE e uma grande proporção dos carboidratos que o aparelho sintetiza são ligadas, na forma de cadeias laterais de oligissacarídeos, a proteínas e lipídeos que o RE sintetiza e envia a ele.
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	O aparelho de golgi, dictiossomo, golgiossomo ou complexo de golgi, constitui uma organela citoplasmática típica de células eucarióticas, com função fundamental de eliminação de substâncias produzidas pela síntese celular através do processo de secreção. É formado por vesículas com morfologia de sacos achatados. Além de promover maturação e armazenamento de proteínas ribossomáticas, efetua também a distribuição das moléculas sintetizadas e empacotadas nas vesículas. 
	
	O complexo de Golgi e o aspecto morfológico de sacos empilhados.
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	O complexo de Golgi está presente em quase todas as células eucarióticas (núcleo centralizado), e é formado por várias bolsas achatadas, dispostas uma ao lado da outra. Essas bolsas servem para receber proteínas ribossomais em forma de vesículas, provenientes do retículo endoplasmático. Dentro da bolsa, essas vesículas são processadas, transformadas e enviadas para vários lugares da célula.
	Esta organela aparece mais em células secretoras de substâncias, como Pâncreas,
Hipófise, Tireóide, células presentes no intestino que geram o muco intestinal, etc. 
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	O complexo de Golgi pode ser considerado a localização final de empacotamento de proteínas e lipídios. Cada golgi consiste de sacos achatados de membrana. É dentro destes sacos membranosos que as enzimas estão prontas para transportar estas proteínas e lipídios para as localidades específicas. Formam-se vesículas na região final do golgi quando parte da membrana começa a formar uma protuberância. Estas vesículas então se soltam via exocitose, para o transporte destas proteínas e lipídios para seu destino final.
*
*
*
Sistema de Endomembranas 
	Lembre-se do Complexo de Golgi como um correio. Exatamente como a carta é levada ao correio para ser enviada a outra localidade, as proteínas e lipídios são transportados para o golgi para serem transportados para outras localidades do corpo. Dentro do golgi (ou complexo de golgi ou aparato de golgi) estas proteínas e lipídios são marcados com seqüências (um endereço) que indicam ao corpo onde estes produtos devem ser deixados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais