Buscar

AV2 - Tópicos Especiais em Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCA0346_AV2_201403290636 » TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201403290636 EVELYN ... 
	Professor:
	RAFAEL ROCHA JAIME
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2017 18:00:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201403509554)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A notícia sobre a decisão adotada pela famosa atriz Angelina Jolie diante a ameaça de câncer de mama foi a mais comentada nas redes sociais, na semana de 13/05/2013 a 19/05/2013. As opiniões entre os usuários do Facebook eram divergentes, mas o assunto esteve na ordem do dia. De que forma a Teoria do Agendamento ou Agenda Setting avaliaria a preferência coletiva por comentar sobre esse tema?
		
	
Resposta: A teoria do agendamento pressupõe que as notícias são como são porque veículos de comunicação nos dizem como pensar, em que pensar e em quando pensar sobre os fatos noticiados. A teoria do agendamento defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na impressa, sugerindo que os meio de comunicação "agendem" suas conversas. Wolf diz que: "As pessoas têm tendências para incluir de seus próprios conhecimentos aquilo que os mass medias incluem ou excluem de seus próprios conteúdos".
	
Gabarito:
O aluno precisa comentar sobre a interpretação que a Hipótese do Agendamento dá sobre os efeitos que a mídia é capaz de produzir sobre a audiência, sobre os receptores das mensagens jornalísticas. A suposição é de que os informativos são capazes de pautar os temas das conversas, esse seria seu efeito de curto prazo. A médio e longo prazo, os produtos jornalísticos seriam capazes de alterar, de influir na nossa atividade cognitiva, condicionando nosso interesse e atenção, a seguir a lógica das pautas e critérios de noticiabilidade vigentes na imprensa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403504961)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qualquer cidadão brasileiro que tem recursos suficientes para arcar com as despesas de tecnologia e de profissionais especializados é livre para montar uma emissora privada de televisão e transmitir os conteúdos que julga válidos? Por que?
		
	
Resposta: Sim. Uma vez que uma empresa recebe a concessão do estado para difusão e transmissão de conteúdos, ela está habilitada e é livre para decidir o que será veiculado na sua grade de programação.
	
Gabarito: No Brasil, a Constituição Federal em seu Artigo 223 diz que ¿compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal¿. Além disso, a constituição, no Capítulo 5, também define funções a serem cumpridas pela empresa de teledifusão, além de estabelecer restrições quanto ao conteúdo, de acordo com a faixa etária e com as normas sociais vigentes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403445304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marshall MacLuhan construiu o conceito de que os meios de comunicação são uma extensão do homem. Isto significa dizer que o(a):
		
	
	mensagem é emoção
	 
	meio é a mensagem
	
	emissor é o meio
	
	mensagem é racional
	
	homem é o destinatário
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403431166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Manuel Carlos Chaparro ressalta que na contemporaneidade as relações com a imprensa passaram a constituir preocupação prioritária na estratégia das instituições, tanto as empresariais quanto as governamentais, para as interações com a sociedade. A atividade especializada a que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de Comunicação foi criada por ____________ em ___________.
		
	 
	D) Ivy Lee, em 1906.
	
	B) John D. Rockfeller, em 1906.
	
	C) Chaumely e Huisman, em 1886.
	
	E) Luiz Amaral, em 1970
	
	A) Ivy Lee, em 1950
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403510662)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pesquisa, em sentido geral, é todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer de conhecimento. Atualmente, as modalidades de pesquisa em comunicação são muitas; entre elas, a pesquisa de opinião pública. Assinale a alternativa que apresenta característica(s) da pesquisa de opinião pública.
		
	 
	Levantar as atitudes e as opiniões do público acerca de determinado assunto, acontecimento notório, instituição etc.; emprega-se essa denominação principalmente para sondagens relacionadas a objetivos sociológicos, jornalísticos ou políticos.
	
	Influir na comercialização de um produto ou serviço, mediante processo de coleta, registro e análise interpretativa dos fatos relacionados a problemas de distribuição e venda ao consumidor.
	
	Envolver testes de mercado para serviços recém-criados (incluindo sua necessidade, utilidade para o consumidor e possibilidades de aceitação), a procura de novas utilidades para serviços já existentes e até estudos sobre a eficácia da embalagem (pacotes turísticos, como exemplo).
	
	Determinar as características de um mercado e medir a sua extensão, para avaliar o seu potencial de vendas (ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto, serviço ou ideia pelos consumidores).
	
	Conhecer mais profundamente a reação psicológica do público com referência a determinada marca, produto, acontecimento ou serviço; determinar as razões pelas quais os consumidores adquirem certa marca ou tipo de produto.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403556463)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção que apresenta características e/ou dados históricos INCORRETOS sobre o surgimento da internet:
		
	
	Até a década de 1980, os computadores eram, de certa forma, apenas uma evolução da máquina de calcular. Sua função era basicamente manipular dados, ou computar. Os primeiros computadores eram processadores tão gigantescos e dispendiosos que seu emprego ficou limitado, inicialmente, a instituições públicas ou grandes corporações, nas quais começaram a mudar padrões de produtividade e gestão. A internet só se tornou possível para o uso do grande público com a evolução dos computadores.
	
	O nascimento da internet está diretamente relacionado ao trabalho de peritos militares norte-americanos que desenvolveram a ARPANET, rede da Agência de Investigação de Projetos Avançados dos Estados Unidos, durante a disputa do poder mundial com a URSS.
	
	A internet surgiu nos EUA como um dispositivo de comunicação em rede com finalidades políticas.
	
	Os primórdios da internet remetem à reação do governo norte-americano ao Projeto Sputnik, da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), capitaneadas pela Rússia, durante a guerra fria, em 1957.
	 
	A internet ou universo de troca virtual surgiu no final da década de 1990, possibilitando desde essa época uma troca de opiniões que viabilizaram grandes revoluções políticas tais como a saída do Presidente Collor e a mobilização dos jovens "caras-pintadas".
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403889591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o Sistema Brasileiro de Comunicação, é correto afirmar que:
		
	
	As redes de televisão não são a principal via de distribuição dos produtos de informação e entretenimento gerados pelos grandes centros de produção localizados nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
	
	Os sistemas e mercados de comunicação são capitaneados por muitas e diversificadas empresas que não controlam os principais canais de distribuição de conteúdos midiáticos do Brasil.
	
	Os conglomerados que lideram as cinco maiores redes privadas (Globo, Band, SBT, Record e Rede TV!) não controlam, direta e indiretamente, os principais veículos de comunicação no país
	 
	Osconglomerados de comunicação social no Brasil exercem uma imensurável influência sobre a vida política, econômica e cultural do país.
	
	Os conglomerados de comunicação social no Brasil exercem pouca influência sobre a vida política, econômica e cultural do país.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403889593)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os principais problemas envolvendo os sistemas de comunicação na contemporaneidade apresentam traços universais, como:
		
	
	a cultura, a política e a economia sofrem suas determinações de forma branda
	
	os meios de comunicação de massa nada interferem nas novas formas de socialização
	
	o desenvolvimento destes meios de comunicação, especialmente a televisão, aconteceu após os anos 2000
	
	existe um adequado controle democrático dos meios de comunicação no Brasil
	 
	a cultura, a política e a economia sofrem suas determinações de forma cada vez mais intensa e radical.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403441990)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção que indica duas atitudes que agridem a qualidade informativa de acordo com os preceitos éticos da vida jornalística.
		
	
	Princípios subjetivos e versões ligeiras
	 
	Precipitação e falta de rigor na apuração
	 
	Insuficiência de informação e prepotência
	
	Apuração deficiente e pluralismo disfarçado
	
	Cinismo e defesa da informação mal apurada
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403987730)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Vera França, para compreender a interface entre Comunicação é Política é necessário apreender a globalidade do processo comunicativo. Assinale a opção que caracteriza a natureza dessa interface:
		
	 
	A interface existe porque a mídia é hoje o principal instrumento de difusão das visões de mundo e dos projetos políticos. É o local em que estão expostas as diversas representações do mundo social, unidas aos diversos grupos e seus interesses, embora os discursos que ela veicula não esgotarem a pluralidade de perspectivas e desejos vigentes na sociedade.
	
	É interface entre comunicação e política revela que é impossível confiar na mídia porque esta é uma instância manipuladora, conivente com as injustiças do capital globalizado.
	
	A interface comunicação e política é um problema do sistema de comunicação brasileiro, um defeito das políticas públicas de comunicação que precisa ser superado. A transmissão de informação deve ser neutra.
	
	A interface comunicação e política se traduz na pressão popular pela existência do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de televisão.
	
	Existe interface entre comunicação e política porque no Brasil todo e qualquer partido político tem garantida por lei a concessão de faixas de transmissão de rádio e de televisão.

Continue navegando