Buscar

Av de Informatica aplicada 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0368_AV_201201242568 » INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201201242568 - FABIANA DA SILVA SOARES 
	Professor:
	ALBERTINO PERES BARBOSA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 17/06/2017 10:21:30 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201512868)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto mais nossa educação atingir um bom nível de interatividade, melhor será a possibilidade de verdadeira aprendizagem em nossa Sociedade em Rede. Faça um comentário sobre esta afirmação, com base no contexto das aulas estudadas sobre o tema.
		
	
Resposta: A interatividade está cada vez mais presente em nossas vidas. Não devemos nos amendrontar com o novo. A aprendizagem da sociedade em rede se dá com a prática, só praticando que nosso nível de interatividade vai aumentar.
	
Gabarito: Apenas a existência da informática não garante a interatividade e consequentemente o conhecimento. O educador deve procurar elaborar atividades dinâmicas e interativas, onde o aluno deverá ser um co-autor.de aprendizagem, consequentemente este aluno estará sendo preparado para participar de maneira criativa das diferentes redes sociais. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201513700)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	"As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico". Procure analisar e explicar esta afirmação de Ladislau. 
		
	
Resposta: A apendizagem das tecnologias se dá em escolas, instituições e de forma cultural. Tudo em nossa volta requer um conhecimento tecnlógico. Para saber usa-las é só simplemente usá-las para adquirir experiências.
	
Gabarito: As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. O educador deve ter uma mente aberta e criativa, além de planejar as suas aulas para utilizar de maneira correta as ferramentas tecnológicas nas atividades propostas.interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201374989)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Tomemos a afirmação de Maria Dias:  "A natureza inteligente do homem permite-lhe transformar pela téchne a realidade natural em uma realidade artificial com a finalidade de sua subsistência e proteção", no caso de uma sala de aula de EJA. Lá, a docente se vê obrigada, mesmo sem recursos oferecidos pela escola, a fazer da melhor maneira possível seu trabalho, aproveitando os livros usados dos filhos daqueles alunos. Neste caso, a relação que encontramos entre sua prática e tecnologia (ao buscarmos a origem grega do termo) é, principalmente: 
		
	
	Pelo fato de que a docente utiliza sua capacidade de criação (criatividade) aproveitando o que possui na realidade que está. 
	
	Há uma consciência ecológica embutida, de reutilização dos livros; assim, recursos tecnológicos serão economizados futuramente. 
	
	Sua atitude levar os alunos a tomar consciência de que não são valorizados pela escola que estudam, já que não têm material adequado. 
	
	Negar os recursos tecnológicos anteriores 
	
	Se a professora utilizar algum tipo de arte nestas aulas, para ser fiel ao conceito grego techne. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201509839)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os significados com os respectivos termos de informática. 
1. Hardware   (__) Dispositivo para armazenamento de arquivos e pastas
2. Impressora (__) Dispositivo de entrada.
3. Teclado      (__) Dispositivo de saída. 
4. Pen-Drive  (__) É a parte física do computador. É dividido em CPU e periféricos.
 
A seguir selecione a alternativa correta:
		
	
	1, 4, 2, 3
	
	4, 1, 2, 3
	
	3, 2, 4, 1
	
	1, 2, 4, 3
	
	4, 3, 2, 1
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201374973)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Word é um dos editores de texto mais utilizados. Ele apresenta muitos recursos, facilidade de uso e interface amigável com o usuário. Podemos destacar as suas principais funções, que são: 
		
	
	Correção ortográfica, formatação de texto, criação de tabelas e inserção de gráficos e figuras. 
	
	Correção ortográfica, formatação de texto, elaboração de fórmulas e inserção de gráficos e figuras. 
	
	Correção ortográfica, formatação de texto e apresentação de slides. 
	
	Apresentação de slide, planilha eletrônica e inserção de figuras. 
	
	Correção ortográfica, formatação de texto, criação de tabelas e execução de músicas. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201513262)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O usuário tem acesso a um programa que permite o tratamento de imagens e a criação de vários desenhos para diversos tipos de trabalho. Uma grande vantagem deste programa, __________________________, é que as pessoas iniciantes no Sistema Operacional podem se aperfeiçoar nas funções básicas de outros programas, tais como: abrir, salvar, desfazer, novo. Assinale a resposta que completa a frase. 
		
	
	editor de texto 
	
	planilha eletrônica 
	
	Paint 
	
	Software de Apresentação
	
	wordPad 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201374955)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sabemos que o programa Microsoft PowerPoint pode ser um grande aliado do professor na criação de slides. O slide pode ser uma atividade a ser trabalhada com os alunos. Diante desta afirmação assinale a opção abaixo que NÃO está de acordo com o programa Microsoft PowerPoint.
		
	
	A criatividade de uma apresentação, utilizando diferentes ferramentas.
	
	Animações: Para que a apresentação fique bem criativa, o Powerpoint disponibiliza vários tipos de efeitos de animação e movimentos interessantes.
	
	Aplicação de Design onde o aluno pode criar um fundo especial, acrescentando um tom, uma textura, um padrão e mesmo uma figura nos slides.
	
	O PowerPoint facilita a formatação de fórmulas eletrônicas. 
	
	Revisão: No item Revisão pode poderá revisar a ortografia de seus textos, inserir comentários nos slides, e proteger a apresentação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201513695)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Como afirma Pierre Lévy (através de Behrens*), a linguagem digital, segundo Pierre Lévy (1999), apresenta-se nas novas tecnologias eletrônicas de comunicação e na rede de informação. O paradigma na era digital, na sociedade da informação, enseja uma prática docente assentada na construção individual e coletiva do conhecimento.Sabemos que a Internet é a principal ferramenta para desenvolvermos esses conhecimentos, por tanto para utilização correta da Internet, o usuário deve conhecer as regras virtuais de convivência, como: 
		
	
	o editor de texto 
	
	o ciberespaço 
	
	o cibercultura 
	
	a construção coletiva 
	
	a Netiqueta 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201392815)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Leia o fragmento sobre a integração de tecnologias à educação: 
"Mesmo que os recursos não estejam fisicamente instalados nos espaços escolares, a mídia audiovisual invade a sala de aula. A linguagem produzida pela integração entre imagens, movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens [...]. Criar espaços para a identificação e o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem de diferentes maneiras favorecem o desenvolvimento da consciência crítica sobre a influência da mídia [...]." (ALMEIDA. M.E.B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In Formação de educadores a distância e Integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, p.161.) 
Com base nessa premissa, julgue verdadeiro ou falso as afirmativas
seguintes e, depois, assinale a opção correta. 
(   ) É necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos significados que eles (re)elaboram. 
(   ) O fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em infraestrutura tecnológica para que o professor familiarize-se com essas mídias e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio dessas mídias. 
(   ) O fundamental para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de aprendizagem, comunicação e interação multidirecional. 
(   ) É necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las ao processo educativo de forma significativa para os estudantes. 
		
	
	F V F F.
	
	F F V V.
	
	F V F V.
	
	V V F F. 
	
	V F V V.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201393493)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	¿...sistema de suporte organizado à comunicação planetária. As avenidas e estradas onde transita o conhecimento, as infovias são constituídas por ondas eletromagnéticas que se encontram em todo lugar, viajam na velocidade da luz, e são públicas, objeto de concessão pública quando apropriadas por grupos privados¿. Esta é uma boa definição de Ladislau Dowbor para: 
		
	
	Interatividade
	
	Escola 
	
	Sala de aula 
	
	Computador 
	
	Internet
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais