Buscar

AV Organizaçoes políticas da educação 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0246_AV_201201242568 » POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201201242568 - FABIANA DA SILVA SOARES 
	Professor:
	MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 3,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 17/06/2017 09:21:18 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201324809)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Golpe de 1964 interrompeu o governo legalmente constituído de João Goulart, que havia assumido a presidência após a renúncia de Jânio Quadros. O Golpe representou a tomada de poder pelos militares, com o apoio da burguesia nacional articulada aos interesses norte-americanos. Nesse período, reformas educacionais foram implementadas no sentido de adequação ao novo momento. Dentre essas reformas, podemos citar a Lei nº 5540, outorgada em 1968, durante o período da Ditadura Militar. Qual o principal objetivo dessa Lei?
		
	
Resposta: A desmobilização dos estudantes do ensino superior.
	
Gabarito: Desmobilizar os estudantes universitários das instituições públicas 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201327735)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com a LDB (Lei n.9394/96), qual nstância superior é responsável por assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior?
		
	
Resposta: Estado
	
Gabarito: União (Governo Federal)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201900028)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Esse modelo de governo tentou substituir as regras impostas pelo mercado que dominavam a sociedade, compensando suas fraquezas e riscos, fortalecendo os movimentos de trabalhadores, assegurando os direitos sociais e estendendo seus benefícios sociais a todas as áreas de distribuição vital para o bem-estar da sociedade. O fragmento acima representa qual forma de governo?
		
	
	Neoliberal
	
	Reducionista
	
	Liberal
	
	Globalização
	
	Estado do Bem Estar Social
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201324771)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Constituição de 1937 representou um enorme retrocesso em todas as áreas sociais, sobretudo no campo educacional. As conquistas apresentadas pela Constituição anterior, não conseguiram entrar em vigor, pois a ditadura de Vargas interrompeu esse processo desencadeado a partir de Manifesto de 1932. Assinale a alternativa que caracteriza a educação no período da ditadura getulista:
		
	
	O ensino superior público foi limitado aos que comprovassem falta de renda.
	
	A rede particular de ensino foi substituída pela pública 
	
	A rede de ensino público foi privatizada sob orientação federal.
	
	A educação deixou de ser considerada como um direito de todos.
	
	O ensino universitário público recebeu grandes investimentos federais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201324647)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Educação escolar necessita de uma organização para que possa cumprir com os seus princípios formadores atendendo as variadas faixas etárias e níveis. Marque a opção que apresenta como a Lei 4024/61 previa a organização para o ensino no Brasil:
		
	
	Pré-primário - técnico e administrativo
	
	Pré-primário - técnico e ensino médio
	
	Pré-primário - comercial e ensino médio
	
	Pré-primário - primário e ensino médio
	
	Pré-primário - ginasial e ensino médio
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201865369)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	(ENADE 2011) Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir. I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola. É correto apenas o que se afirma em 
		
	
	I e IV.
	
	I, II e III.
	
	II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201324879)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual das opções abaixo NÃO CORRESPONDE a um princípio de ensino estipuladas na Constituição de 1988 no artigo 206? Marque:
		
	
	Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento
	
	Gestão democrática na escola da rede pública
	
	Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais 
	
	Fim da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino 
	
	Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201324920)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Lucia Maria mora no Jardim Ângela e já está em idade de frequentar o ensino fundamental. A quatro quadras de sua casa tem uma escola, mas não há vagas ali.A responsável de Lucia Maria pode exigir, junto à autoridade competente, uma escola próxima de sua casa com base em que artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente?
		
	
	Artigo 56
	
	Artigo 53 
	
	Artigo 54
	
	Artigo 55
	
	Artigo 60
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201325069)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica pra a cidadania, a partir da criação na escola, de condições de aprendizagem para: 
I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo. 
II - A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. 
III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. 
IV - A desvalorização dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 
Está (ão) correta (s): 
		
	
	As opções III e IV
	
	As opções II,III e IV.
	
	As opções I, II e III
	
	As opções I e IV
	
	Apenas a opção I
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201325269)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Em termos de política educacional, ele é considerado a principal medida decorrente da LDB 9394/96. Sua importância deriva do seu caráter global, abrangente de todos os aspectos concernentes à organização da educação nacional, e de seu caráter operacional, já que implica a definição de ações, traduzidas em metas a serem atingidas em prazos determinados dentro do limite global de tempo que a própria LDB definiu para um período de dez anos" (LIBÂNEO, 2008). O autor desse texto está se referindo: 
		
	
	Ao Plano Nacional de Educação 
	
	Ao sistema de ingresso em universidades públicas e particulares por meio das cotas
	
	Aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
	
	Aos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
	
	Às Diretrizes Curriculares Nacionais
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais