Buscar

Atividade Estruturada

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
CURSO PEDAGOGIA
RELATÓRIO FINAL Da disciplina: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência
				DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
São Paulo
2017
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2.HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO ENSINO MÉDIO
3. RELATO E REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO OBSERVADO.
4. PROFESSORES REFLEXIVOS: PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI.
5.PROJETO PARA UMA TURMA DO E.M.
6.QUESTÕES SOBRE O FILME “PRO DIA NASCER FELIZ”.
7.PESQUISA COM OS ALUNOS DO EM: EXPECTATIVAS E DESAFIOS
8) EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E O EM.
VIII) CONSIDERAÇÕES FINAIS.
XIX) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
X) DOCUMENTAÇÃO:
a) Carta de Solicitação
b) Ficha de Identificação
c) Ficha de Validação
d) Ficha de Registro de Frequência
e) Ficha de Conclusão
 3. Relatórios diários 
29/05/2017 atividades
Neste dia a professora de sociologia estava aplicando matéria em sala (movimentos sociais) segundo o que ela me explicou ela segue o que o estado determina em questão de conteúdo, então todas as turmas estão vendo a mesma matéria, observei que mesmo ela seguindo o que o estado determina ela traz algumas coisas novas para a sala de aula para assim conseguir chamar a atenção dos alunos para sua matéria. Ela por sua vez e uma professora muito exigente mais também muito solidaria aos alunos, observei bastante afetividade da turma com a aula dela, solidariedade dos alunos principalmente com alguns jogos que ela realiza em sala de aula.
31/05/207
Neste dia eu observei a coordenação e os professores na organização de atividades com o grêmio estudantil, no qual foi orientado ao modo comportamental e no modo de campanha, o que era ou não permitido. Logo após teve a abertura para dar início a semana de campanha com a presença da supervisora da unidade na escola. Foram momentos de muita energia pois os gremistas estavam eufóricos para a apresentação.
02/06/2017
Neste dia a professora Regina de sociologia revisou a matéria com as turmas para esclarecer dúvidas assim começando a semana de preparação para a avaliação bimestral. Em uma roda de conversa e com apresentação de vídeo ela pontuou parte do conteúdo aplicado para que os alunos começassem a se organizar para o avaliação .
05/06/2017
Neste dia a professora Regina continuou a matéria de revisão de prova com os alunos, e também aplicou um jogo de perguntas e respostas para que aos grupos pudessem ter mais uma oportunidade de recuperar nota na matéria. Segue o mesmo cronograma com as turmas do ensino médio.
06/06/2017
Neste dia a professora terminou a revisão com as turmas, e também o jogo de atividade continuada para reposição de nota, orientou os alunos no projeto fotografia, no qual ela relatou gostar muito de participar desde projeto, pois o mesmo tem a finalidade de despertar o interesse de conhecer locais, lugares, culturas, pessoas. O projeto e desenvolvido pela escola onde todos os professores participa cada um responsável por sua turma.
07/06/207
Neste dia foi aplicada a avaliação diagnostica, ofertada pelo estado para a matéria de português e de matemática na qual eu pude observar junto com outros professores o processo de aplicação destas provas. O aluno não leva muito a sério essa prova mais segundo a coordenação ela tem uma importância muito grande porem mede o conhecimento a nível de estado. E e através desta avaliação que o estado consegue elaborar conteúdo para as deficiências dos alunos nessas matérias.
08/06/2017
Avaliação de sociologia. Neste dia foi aplicado a avalição de sociologia para as turmas do ensino médio. Cada turma fez sua prova individual e em seu período de aula. Observei os alunos enquanto a professora ia buscar algum material ou esclarecia alguma dúvida possível para a compreensão do enunciado. 
09/06/2017
 Neste dia acompanhei a coordenação nas atividades com o grêmio, processo de campanha eleitoral. Apresentação das chapas aos alunos e organização dos alunos que iria se apresentar para o noturno.
12/06/2017
Neste dia a professora Regina orientou as turmas novamente para a finalização do projeto fotografia que seria entregue a primeira etapa, na qual ajudará na composição das notas com as matérias. Avaliou algumas fotos e orientou a forma que essas fotos devem ser tiradas mostrando vídeo de outras turmas que já avia realizado o mesmo projeto.
13/06/2017
Neste dia participei do projeto festa junina solidaria, no qual tem o objetivo de recolher doações de roupas, sapatos, e diferentes tipos de prendas, nas quais tem o objetivo de ser direcionada as instituições, ongs, igrejas, comunidades. No qual os alunos que doarem, a sala que ganhar, irá para uma praia em viagem coma escola local ainda não selecionado.
19/06/2017
Atividade com o projeto festa junina solidaria, participai junto com professores e alunos na contagem de roupas e prendas para a contagem de pontos.logo após separamos e levamos para a sala na qual seria destinada para guarda as roupas.
20/06/2017
Processo de construção de conceito, participei do processo junto com os professores colocando as notas dos alunos no livro de conceito de todas as turmas.
21/06/2017
Continuação na construção de conceito dos alunos, neste dia eu continuei a montar a pasta de conceito dos alunos junto com os professores.
26/06/2017
Processo de construção de conceito dos alunos, neste dia eu finalizei essa etapa passando as notas para o livro de ata estudantil, com o auxílio dos professores para conhecimento de ata.
 2 . horária de funcinamento
horatrio de funcinamento para o ensino medio estão situados entre manha das 7:00hrs ao 12:00 e noite 19:00 as 23:00
 4. professores reflexivos: HENRY GIROUX 
Para Giroux a organização e a atuação da escola e o papel dos profissionais que atuam nas diversas áreas educacionais, questiona a "neutralidade", preocupa-se com o poder que escola e currículo têm, podendo constituir-se em ferramentas de reprodução das desigualdades sociais, de ideologias e do poder das classes dominantes, dependendo da forma como são utilizados.
Giroux (1997, p. 56) diz que pode romper com esse modelo, alertando que: [...] a escola pode se tornar um veículo para ajudar cada estudante a desenvolver todo o seu potencial como pensador crítico e participante responsável no processo democrático simplesmente alterando-se a metodologia e o currículo oficial nos estudos sociais. Tal afirmativa favorece os estudos sociais, pois considera que os mesmos deverão entender a escola como um agente de socialização, propiciadora de atividades reflexivas e libertadoras. 
Henry Giroux ainda defende que os professores podem estimular nos estudantes uma valorização da capacidade crítica quanto ao aprendizado e o que lhes é apresentado, seja na escola ou nos meios de comunicação, [...] encarando os professores como intelectuais, nós poderemos começar a repensar e reformar as tradições que têm impedido que os professores assumam todo o seu potencial como estudiosos e profissionais ativos e reflexivos. (Ibid., p. 162) 
Giroux (ibid., p.186) ainda amplia a questão do papel político dos professores, descrevendo os intelectuais também como "mediadores, legitimadores e produtores de ideias e práticas sociais; eles cumprem uma função de natureza eminentemente política".

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes