Buscar

Contabilidade Comercial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Contabilidade Comercial (CON72)
QUESTÃO:
1. O ICMS é um imposto de competência dos estados. Por esse motivo, os estados podem legislar sobre o ICMS. E cada estado pode adotar suas regras, desde que não desobedeça à Constituição Federal, sob pena de tornar a lei inconstitucional. Uma das prerrogativas da Constituição Federal é de que o ICMS é um imposto não cumulativo. Explique o que significa a expressão “imposto não cumulativo”.
RESPOSTA ESPERADA: 
A não cumulatividade do imposto indica que poderá ser compensado o imposto creditado pelas entradas, ocasionadas pela aquisição de insumos, com o imposto gerado pelas saídas, através das vendas efetuadas.
QUESTÃO:
2. A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – tem como função demonstrar as receitas e despesas auferidas pela empresa durante o exercício social analisado. Elaborar a DRE corresponde a demonstrar a composição do resultado do período de acordo com as operações realizadas pela empresa. E para que essa demonstração seja funcional e de fácil compreensão, é necessário que ela siga uma estrutura previamente definida pela Lei das Sociedades por Ações. De acordo com o que determina a Lei das S/A, discrimine os seis pontos principais que devem constar na DRE.
RESPOSTA ESPERADA: 
1. Receita Bruta, Deduções de venda, abatimentos e impostos.
2. Receita Operacional Líquida, Custo operacional e Lucro bruto.
3. Despesas administrativas, comerciais e de vendas. Receitas e despesas financeiras.
4. Resultado operacional, outras receitas e despesas operacionais.
5. Resultado antes do IR e CS. Provisão de IR e CS.
6. Lucro ou prejuízo.
QUESTÃO:
3. A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, seja comercial, industrial ou prestadora de serviços, sendo importante para fins gerenciais. Com base nessa informação, descreva o objetivo da PCLD - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa.
RESPOSTA ESPERADA: 
O objetivo de constituir a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa é a de não ser surpreendido pela falta no pagamento de duplicatas. Mensalmente é feito o reconhecimento de uma parcela que possivelmente deixará de ser recebida. Efetuando preventivamente o registro da provisão, a empresa evita de reconhecer integralmente a despesa no período no caso de ela se concretizar.

Outros materiais