Buscar

Mercado de Capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Mercado de Capitais (CON51)
QUESTÃO:
1. O mercado financeiro, além de diversas opções de investimentos, disponibiliza financiamentos, possuindo várias modalidades. Dependendo do tipo de financiamento, serão estipulados os prazos curto, médio e longo, com carência ou não, e são cobrados juros sobre os valores financiados. Antes de fazer qualquer tipo de financiamento, é de suma importância ter conhecimento sobre eles. A definição do tipo de financiamento segue alguns elementos, como o tipo de empresa e sua capacidade de pagamento. Considerado uma espécie de financiamento, o leasing é intitulado como arrendamento mercantil. Especifique a finalidade da operação, quem poderá optar por ele e qual seu propósito.
RESPOSTA ESPERADA: 
O leasing é um contrato, uma operação financeira na qual o tomador de empréstimo é o arrendatário, e quem aluga o bem é denominado de arrendador, pois o contrato é uma aquisição de um determinado bem, como máquinas industriais, automóveis, veículos pesados. Esta operação é destinada a pessoas físicas e jurídicas. Após o término do contrato, o arrendatário tem a opção de ficar com o bem arrendado (alugado) devendo quitar um valor residual. Este tipo de operação geralmente é feita por empresas de grande porte, lançando as prestações de leasing em seus balanços e assim tem benefícios no Imposto de Renda e não possui incidência de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), diminuindo a receita tributária.
QUESTÃO:
2. Uma pessoa que deseja aventurar-se no mercado de capitais deverá ficar atenta a uma série de fatores importantes. Um desses fatores é saber analisar as questões organizacionais das empresas. Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Dentro desse contexto, temos a Análise Fundamentalista. Sobre esta análise, disserte sobre os aspectos materiais e subjetivos.
FONTE:  Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_capitais>. Acesso em: 21 maio 2015.
RESPOSTA ESPERADA: 
Aspectos materiais: análise baseada em dados, como as demonstrações contábeis, nível e evolução tecnológica, capacidade de pagar as obrigações, estrutura de capital, política de recursos humanos, credibilidade dos sócios.
Aspectos subjetivos: análise baseada na posição e expectativa de crescimento no mercado em que atua, projeções de desempenho, cenários macroeconômicos, riscos envolvidos, alternativas de investimento, valores éticos, políticas socioambientais.
QUESTÃO:
3. O governo tem uma série de atribuições para o bom andamento do país, principalmente para o equilíbrio econômico, assim como as políticas governamentais no controle da moeda, receitas e despesas do governo, distribuição de renda, igualdade social, manter a estabilidade dos preços, crescimento sustentável com o controle e equilíbrio na inflação através da política monetária, adotada pelo governo para intervir na economia. As políticas governamentais são um conjunto de ações tomadas pelo governo para a estabilidade no cenário econômico nacional e internacional. Cada política adotada pelo governo tem seus aspectos e segmentos. Qual o papel da política monetária e o desempenho de suas finalidades?
RESPOSTA ESPERADA: 
É através da política monetária que o governo tem o controle da quantidade da moeda em circulação e das taxas de juros, controla também os meios de pagamentos, a estabilidade dos preços e monitora a inflação. A formação da taxa de juros é obtida pela quantidade de dinheiro em circulação e empréstimos concedidos pelos bancos. Quando for preciso diminuir a taxa de inflação, o governo amplia a taxa de juros, controlando, assim, o nível de preços. O Banco Central tem o compromisso de fixar a taxa básica de juros. Quando ele eleva essa taxa, diminui a oferta de moeda e na redução da taxa de juros a oferta de moeda aumenta, mantendo o equilíbrio da economia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes