Buscar

Noções de Atuária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Noções de Atuária (CTB10)
QUESTÃO:
1. Dolo é um termo bastante utilizado na área do Direito Penal, porque muitas vezes ações ou atitudes dolosas, praticadas de forma consciente, podem resultar em crime. O dolo também pode ser aplicado na área de seguros, pois, algumas vezes, o seguro tenta provocar determinada situação para receber algum tipo de indenização. Sobre esse aspecto, disserte sobre o dolo.
RESPOSTA ESPERADA: 
Dolo, na área de seguros, significa uma ação consciente por parte do indivíduo que assume os riscos de causar danos a terceiros. Dolo significa fraude, má-fé, maquinação. É todo ato com que, conscientemente, alguém induz, mantém ou confirma o outro em erro. É a vontade dirigida à obtenção de um resultado criminoso ou o risco de produzi-lo.
QUESTÃO:
2. A modelagem de planos de previdência complementar consiste na determinação do fluxo de recursos necessários para fazer frente aos compromissos futuros, dada a natureza de longo prazo das obrigações futuras da empresa que administra os fundos da previdência. Desta forma, é necessário fazer projeções pelos quais requerem que se adote premissas, tais como: taxa de mortalidade, taxa de desconto, taxa de crescimento salarial e fator de capacidade. Com relação ao exposto, disserte sobre o aspecto da modelagem do plano que se refere ao benefício definido.
RESPOSTA ESPERADA: 
É o plano de benefícios de caráter previdenciário cujos benefícios programados têm seu valor ou nível previamente estabelecidos, sendo o custeio determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção. Assim, suas contribuições variam em função do que determina os cálculos atuariais em termos de necessidades para o custeio do plano.

Outros materiais