Buscar

Teoria da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Teoria da Contabilidade (CON28)
QUESTÃO:
1. Os usuários, através dos relatórios, têm sua importância e aplicabilidade em todo o processo decisório. Sobre os diversos usuários, disserte sobre os emprestadores em geral, as entidades governamentais, os empregados em geral, e sobre a média e alta administração, quanto a suas metas e às informações que consideram fundamentais.
RESPOSTA ESPERADA: 
a) Emprestadores em geral - fluxos de caixa futuros, gerados e que são suficientes para receber de volta o capital mais os juros, com segurança.
b) Entidades governamentais – a preocupação está no valor adicionado, na produtividade, e no lucro tributável.
c) Empregados em geral, como assalariados - fluxo de caixa futuro, como segurança, liquidez. O objetivo é a garantia do emprego e aumentos dos salários.
d) Retorno sobre o ativo e o retorno sobre o patrimônio líquido – verifica-se a situação da liquidez e ainda se o endividamento está sob controle e razoável, para trazer tranquilidade.
QUESTÃO:
2. Na entidade/empresa, a avaliação ou mensuração, aplica-se o critério de valorização do item a ser
contabilizado, determinando o valor que deverá ser usado para registro. Para esta finalidade, utiliza-se o plano de contas, que está dividido em grandes grupos - Ativo, Passivo, Patrimônio líquido, Receitas e Despesas. Disserte sobre o grupo passivo e o que ele representa para as entidades/empresas.
RESPOSTA ESPERADA: 
Passivo é o grupo onde estão registradas as exigibilidades, as obrigações de uma entidade/empresa no momento da avaliação, pelo seu vencimento e passarão a ser exigidas nesta data. Dentro deste grupo, estão as obrigações e exigibilidades habituais, que surgem pelas práticas comerciais. Poderão ser distribuídas em Passivo Circulante, quando as obrigações são de curto prazo ou do contrário constarão no Passivo não circulante, no qual as obrigações terão prazo superior a 360 dias.

Outros materiais