Buscar

estudo dirigido hemoglobina.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido: HEMOGLOBINA
 
Qual a importância das proteínas para a homeostase do organismo?
As proteínas possuem diversas funções dentro da célula. Desde da mais simples função até a ais complexa. Temos como exemplo de suas funções as proteínas carreadoras, transportadoras, protetoras, função de manter o citoesqueleto celular, defesa em outros. Todas as suas funções servem para manter em equilíbrio o estado do corpo.
Faça uma comparação estrutural e funcional entre a mioglobina e a hemoglobina.
A mioglobina possui apenas uma cadeia polipeptídica onde essa cadeia tem uma alta afinidade com o oxigênio tendo como função armazenamento de oxigênio. Já a hemoglobina é uma proteína transportadora de oxigênio onde possui quatro cadeias polipeptídicas sendo duas alfas e 2 betas e possui uma afinidade variável ao oxigênio. Deve-se lembrar que cada tetrâmero da globina, possui um grupamento heme que é responsável pela ligação do oxigênio.
Descreva como acontece o transporte de oxigênio realizado pelas hemácias.
Quando o oxigênio nos pulmões, pelo PH alcalino o oxigênio se liga na hemoglobina. Essa ligação do oxigênio à hemoglobina vai fazer com que haja uma mudança de conformação de um monômero à outro fazendo com que a hemoglobina passe do estado de desoxihemoglobina para o estado de oxihemoglobina aumentando a afinidade com a molécula de oxigênio. Depois da hemoglobina estar cheia de oxigênio ela vai ser transportada pelo corpo até os tecidos aonde haverá a troca de oxigênio e CO2.
Durante o transporte de oxigênio, como os íons H+ influenciam na afinidade da hemoglobina ao oxigênio.
A maior quantidade de H+ diminui a afinidade da hemoglobina ao oxigênio. Em um local aonde tem uma maior quantidade de íons hidrogênio ele se liga na histidina que ficará protonado fazendo uma ponte de hidrogênio mantendo a conformação de desoxihemoglobina.
Explique os estados de conformação T e R da hemoglobina.
A conformação T é o estado aonde a hemoglobina tem ou um íon de hidrogênio ligado a histidina ou no seu centro está ligado a molécula de 2,3BPG aonde diminui a afinidade da hemoglobina. Já o estado R é quando a hemoglobina está no estado com maior afinidade ao oxigênio.
Qual o efeito do BPG sobre a hemoglobina?
A 2,3BPG vai se ligar no centro da hemoglobina mantendo ela no estado de tensão e diminuindo a sua afinidade pelo oxigênio.
Descreva os tipos a ontogenia da hemoglobina humana (tipos de hemoglobinas).
Hemoglobina fetal, tem uma serina polar sem carga na sua cadeia gama o que vai resultar em uma ligação fraca do 2,3BPG que interage com as globinas por interações eletrostáticas. Sendo assim, a HbF vai ter um aumento na sua afinidade de oxigênio para poder captar o oxigênio proveniente da placenta.
Hemoglobinopatias são alterações na hemoglobina causadas por mutações genéticas aonde pode ocorrer alterações morfológicas e na afinidade ao oxigênio. 
O que é anemia falciforme?
É uma alteração genética na hemoglobina aonde há uma valina no lugar do acido glutâmico na cadeia beta mudando a conformação da hemoglobina fazendo-a ter uma forma de foice. Por causa disso haverá uma dificuldade no transporte de oxigênio e poderá causar danos como obstrução de vasos, anemia, falta de FE2+, fraqueza, falta de ar e outros sintomas. Pode ser absoluta, quando todas as hemácias são falciformes ou parcial, quando apenas metade delas sofrem essa mutação.
Estudo Dirigido: Metabolismo de Hemácia e Ferro
Explique que tipos de complicações clínicas as deficiências de ácido fólico e vitamina B12 podem causar. Como podem ser evitadas tais complicações? 
A vitamina B12 se liga a um fator chamado ‘’fator intrínseco’’ que é importante na síntese de hemácias. Com a deficiência dessa vitamina, pode ocorrer a anemia perniciosa que é a falta da produção desse fator intrínseco que também é importante para a síntese de neurotransmissores, formação de ácidos graxos e síntese de DNA e RNA. Além do que essa anemia pode levar a ocorrência da anemia megaloblástica associada a deterioração neurológica aonde os neurônios serão desmielinizados. A deficiência na absorção de B12 pode causar uma diminuição na síntese de DNA, pois afeta principalmente a síntese de timina, a síntese de metionina, o catabolismo de aminoácidos e a formação das células sanguíneas.
	O folato ou ácido fólico é outra vitamina do complexo B que assim como a B12, sua deficiência pode causar a anemia megaloblástica. Também pode causar uma síntese anormal de proteínas nucleares, diminuição na síntese de hemácias e alteração na divisão e multiplicação celular.
	Para evitar essas complicações é bom comer alimentos que possuem b12 e folatos tais como derivados de leite, carne e ovos, vegetais, sementes e nozes.
Quais as principais características das hemácias?
As hemácias são lobulares e possuem um núcleo bicôncavo que facilita a troca de gases. São ricas em enzimas e hemoglobina, é uma molécula transportadora de oxigênio e é flexível na passagem de capilares finos por exemplo.
Quais as funções das proteínas presentes na membrana plasmática das hemácias?
-Várias proteínas estão presentes na membrana do eritrócito sendo uma das mais abundantes a banda 3 que tem função de mediar a troca de cloreto e bicarbonato através da membrana plasmática. 
-A glicoforina é uma proteína que tem a capacidade de se ligar aos carboidratos e formar uma glicoproteína. É responsável por expressar os antígenos do sistema ABO e o fator Rh. Além de ser responsável por conceder uma eletronegatividade a hemácia o que causa repulsão das mesmas.
- Existem as proteínas actina, espectrina e anquirina que são proteínas que dão estruturas Às hemácias.
Como ocorre a depuração (destruição) do grupo heme da hemoglobina? Qual o destino final de seus contituintes?
O eritrócito será fagocitado e as globinas presentes serão enviadas ao metabolismo dos aminoácidos, o fe2+ será captado pela transferrina e o grupamento Heme, agora protoporfirina, irá sofrer ação da enzima heme oxigenasse sendo quebrada em uma cadeia linear chamada biliverdina. Essa biliverdina vai ser degradada em bilirrubina que vai se acoplar em uma albumina que segue ao fígado, do fígado passa pela bile sedo emulsificada e enviada ao intestino virando urobilinogenio que pode ser liberado nas fezes na forma de estercobilinogenio. Esse urobilinogenio pode ser absorvido e ir para os rins viranso urobilinogenio e sendo excretado na urina.
Fale como se procede a sintese do heme.
Primeiramente para a biossíntese do HEME, haverá a formação do ácido aminolevulinato na mitocôndria com a condensação da glicina ao Succinil-CoA, depois da formação do ácido aminolevulinato, no citoplasma ele irá se condensar com uma outra molécula do mesmo ácido formando o porfobilinogenio através da enzima ALA desidratase. Este porfobilinogenio irá perder quatro NH4+ formando a molécula de preuroprofibilinogenio que será desidratado à uroporfibilinogenio fechando sua cadeia. Esse uroporfibilinogenio irá sofrer reações de descaboxilação e oxidação até a formação da protofirina. Depois da protofirina formada, ela irá receber o íon Fe2+ formando o HEME.
Explique os mecanismos de obtenção do ferro pelo nosso organismo.
Existem dois tipos de ferro, o heme e o não-hemico. Na membrana apical do enterócito vão ser encontradas as proteínas DMT-1 (transportador de metal divalente), a ferro redutase duodenal (Dcytb) e a proteína carreadora de heme (HCP) estão envolvidas na absorção do ferro.
O ferro hemico se encontra ligado a uma protorfirina formando o grupamento HEME e é encontrado em carnes. Esse tipo especifico possui uma porteína específica, a HCP, que quando o grupo HEME se liga a ela formando o complexo heme-hcp ocorre uma endocitose. Dentro do enterocito esse complexo sofre ação da heme oxigenasse liberando o co2, bilirrubina e o ferro.
O ferro inorgânico é mais difícil ser absorvido precisando sofrer uma redução a Fe2+. Essa redução pode ocorrer pela ação do ácido ascórbico dietético e o Ph ácido do estomago ou pela ação da ferro redutase duodenaldepois da ação dessa proteína, a DMT-1 transporta o ferro para dentro da célula. Como esse transportador também atua sobre outros metais divalentes, haverá uma competição desses metais com o ferro diminuindo a absorção.
	Para haver a absorção do ferro para outras células, há a ação da transferrina que coloca o ferro para dentro da célula, ele poderá ser acoplado a compostos funcionais como a ferritina.
Defina anemia megaloblástica, perniciosa e ferropriva, hemocromatose.
Anemia megaloblástica: Caracterizada pela falta de B12 e folato, demonstra diminuição das hemácias e hemoglobina, aumento do valor corpuscular médio e estoques de ferro aumentado.
Anemia perniciosa: é caracterizado pela não absorção de B12. As causas podem ser problema de imunidade ou estomago enfraquecido. Essa anemia não tratada pode acometer problemas ao coração.
Anemia ferropriva: caracterizado pela quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos saudáveis devido ao baixo nível de ferro no corpo.
Hemacromatose: caracterizado pelo acumulo de ferro nos tecidos causando icterícia e causando danos aos tecidos pelo acumulo de íons ferro.

Outros materiais