Buscar

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL - CCJ0129
Título Caso Concreto - Semana 16
Descrição Caso Concreto Desenvolvimento Texto
 1 Ensinar exige rigorosidade metódica O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. 
Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se ?aproximar? dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso ?bancário? meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no ?tratamento? do objeto ou do conteúdo superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível.
 E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos.
 Pelo contrário, nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.
 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 26. Questão 1 a) Explique, com suas próprias palavras, o que distingue os conceitos de ?rigorosidade metódica? e de ?discurso bancário?, apresentados por Paulo Freire. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________ 
b) Identifique o referente do pronome demonstrativo estes em ?que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos? (linhas 10 -11 ? texto 1). ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________________________________
 Texto 2
 A tarefa de desenvolver as capacidades intelectuais e morais do sujeito universal, como condição de aprimoramento da personalidade do indivíduo, juntamente com a inserção social e a reprodução dos conteúdos culturais da tradição, formam o esteio da intencionalidade educativa moderna. 
A escola deve assumir o compromisso com o desenvolvimento das estruturas mentais do sujeito para que ele seja capaz de operar em níveis de abstração elevada. Essa é uma condição necessária para que os processos de tomada de consciência superem a racionalidade instrumental e habilitem o sujeito frente às possibilidades da competência comunicativa.
 Cabe à escola favorecer uma aprendizagem crítica do conhecimento científico, promover a discursividade dos alunos e a discussão pública das formas de racionalidade subjacentes aos processos escolares. [...] A construção de uma razão que se descentra é condição necessária para que o sujeito reconheça outras razões e seja capaz de agir com competência no discurso argumentativo, fundamental para a racionalidade comunicativa que opera nas bases de um pensamento refletido, tornando conscientes os seus esquemas de ação.
 Texto adaptado de LIMA, João Francisco Lopes de. A reconstrução da tarefa educativa: uma alternativa para a crise e a desesperança. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003, p. 103.
 Questão 2
 a) Reescreva o trecho a seguir sem a palavra que. Faça as modificações necessárias. ?Essa é uma condição necessária para que os processos de tomada de consciência superem a racionalidade instrumental e habilitem o sujeito em frente às possibilidades da competência comunicativa? (texto 2) ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________________________________________________________
 b) Com relação à frase abaixo, faça o que é pedido a seguir. ?A escola deve assumir o compromisso com o desenvolvimento das estruturas mentais do sujeito para que ele seja capaz de operar em níveis de abstração elevada.? Determine o valor semântico do verbo auxiliar dever na locução? Deve assumir? ________________________________________________________________________ ____________
 c) Indique um outro verbo auxiliar que mantenha o mesmo sentido da expressão sublinhada e que forme uma locução verbal com o verbo operar: ?__________________ operar?. Questão 3 a) Reescreva a frase abaixo, empregando em outra posição o advérbio sublinhado. Mantenha o sentido da frase original. ?Só assim podemos falar realmente de saber ensinado? (texto 1) ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________
 b) Explique a concepção de educação que está embutida nos textos 1 e 2. Sua resposta não deve ultrapassar três linhas.
 Texto 3
 As concepções da verdade Nossa ideia da verdade foi construída ao longo dos séculos, a partir de três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e da hebraica. Em grego, verdade se diz aletheia, significando não-oculto, não-escondido, não dissimulado.
 O verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito; a verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro é o evidente ou plenamente visível para a razão.
 Assim, a verdade é uma qualidade das próprias coisas e o verdadeiro está nas próprias coisas. Conhecer é ver e dizer a verdade que está na própria realidade e, portanto, a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências. Em latim, a verdade se diz veritas e se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz, com detalhes, pormenores e fidelidade, o que aconteceu. 
Verdadeiro se refere, portanto, à linguagem enquanto narrativa de fatos acontecidos, refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como foram ou aconteceram. Um relato é veraz ou dotado de veracidade quando a linguagem enuncia os fatos reais. A verdade depende, por um lado, da veracidade, da memória e da acuidade mental de quem fala e, por outro, de que o enunciado corresponda aos fatos acontecidos.
 A verdade não se refere às próprias coisas e aos próprios fatos (como acontece com a aletheia), mas ao relato e ao enunciado, à linguagem. Seu oposto, portanto, é a mentira ou a falsificação. As coisas e os fatos ou são reais ou imaginários; os relatos e enunciados sobre eles é que são verdadeiros ou falsos. Em hebraico, verdade se diz emunah e significa confiança. Agora são as pessoas e é Deus quem são verdadeiros. Um Deus verdadeiro ou um amigo verdadeiro são aqueles que cumprem o que prometem, são fiéis à palavra dada ou a um pacto feito; enfim, não traem a confiança.
 A verdade se relaciona com a presença, com a espera de que aquilo que foi prometido ou pactuado irá cumprir-se ou acontecer. A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança, referidas ao futuro, ao que será ou virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita é a profecia. Adaptado de CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia.São Paulo: Ed. Ática, 1999. 
 Questão 4 
a) Sem copiar trechos do texto de Marilena Chaui, organize um parágrafo que o resuma. 
b) Efetuando as modificações necessárias, reescreva o trecho abaixo, sem o emprego da palavra que. Portanto, a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências.? 
c) Reescreva a seguinte frase, substituindo quando por caso. Um relato é veraz ou dotado de veracidade quando a linguagem enuncia os fatos reais.?
 Questão 5
 a) Retire do Texto 1 dois trechos em que verdadeiro ilustra a ideia de que uma mesma forma pode pertencer a classes gramaticais distintas. A seguir, determine a classe da palavra em cada exemplo.
 b) A conjunção enquanto foi usada duas vezes no Texto 1? no terceiro e quarto parágrafos ? com valor distinto. Determine o valor semântico que ela assume em cada um desses empregos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes