Buscar

AUDITORIA CONTÁBIL

Prévia do material em texto

AUDITORIA CONTÁBIL
1a aula
2a Nas empresas, falhas que ocorram no sistema de controles internos podem facilitar o aparecimento das fraudes internas, como as mostradas a seguir: I. Atraso no pagamento dos salários. II. Inexistência ou ineficiência das normas internas. III. Plano de auditoria burocrático e repetitivo. IV. Atraso nas conciliações. V. Ausência de afinidade entre a alta administração e a equipe de auditoria. São falhas ligadas ao aparecimento de fraudes internas APENAS as apresentadas em:
II, III e IV. 
3a Como o auditor deve classificar as situações descritas abaixo: I. A organização auditada possui um contrato de manutenção de geradores elétricos com a Empresa X, mas, não existem equipamentos deste tipo na organização. II. O contador da organização auditada recebe, há vários anos, uma gratificação anual, após o encerramentos dos balanços da organização. III. Foram entregues várias mercadorias aos clientes, sem a devida baixa nos estoques da organização. Os valores recebidos dos clientes foram depositados normalmente na conta da organização
Fraude, normal e erro
4a A auditoria externa ou independente, de forma resumida, pode ser entendida como o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão da opinião do auditor sobre a adequação com que estes representam a posição patrimonial e financeira da empresa auditada. Com relação aos aspectos relacionados à auditoria externa, julgue as assertivas a seguir, assinalando V, caso sejam verdadeiras, e F, caso sejam falsas. Após, marque a opção que apresenta a sequência correta. ( ) O profissional que a realiza não possui qualquer vínculo empregatício nem relação de interesse com a empresa auditada. ( ) Objetiva atender às necessidades e aos interesses da administração. ( ) Direciona seus exames para identificação de erros e fraudes, principalmente de controle. ( ) A revisão das operações e do controle interno é realizada para atender as normas de auditoria e determinar a extensão do exame das informações contábeis. ( ) *A independência do Auditor Externo deve ser absoluta e jamais poderá aceitar imposições da empresa auditada sob quaisquer aspectos.
V - F - F - V - V
5a Assinale a alternativa que possui o conceito de Auditoria:
Exame analítico das operações contábeis, desde o início até o balanço. Identifica deficiências de controle interno e apresenta recomendações para melhorá-lo
6a Que fato foi marcante para evolução da Auditoria no mundo?
A quebra da bolsa em 1929 em NY e a posterior criação da SEC em 1934 como forma de agregar transparência e confiabilidades ao mercado.
7a O principal objetivo da Auditoria Externa é:
Examinar as demonstrações contábeis e emitir seu parecer.
2a A auditoria ganhou grande destaque mundial a partir:
Da criação da SEC, Security and Exchange Commission, nos Estados Unidos, em 1934
3a Para auditar uma companhia aberta, o auditor externo deve registrar-se, obrigatoriamente, no seguinte órgão:
CVM
4a NÃO é uma atividade da função da auditoria interna:
a aprovação do relatório de auditoria externa
5a Ao conduzir uma auditoria de demonstrações contábeis , são objetivos gerais do auditor obter segurança
Razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
6a O procedimento de segregar o patrimônio da empresa avaliada do patrimônio de seus sócios está fundamentado no conceito da
entidade
7a O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e do- cumentos, e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto é auditoria:
Contábil.
8a O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
1a V em auditoria é correto afirmar: I - A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraudes é do auditor independente II - A auditoria de demonstrações contábeis tem como objetivo a descoberta de fraudes III - O auditor independente deverá considerar a possibilidade de ocorrência, inclusive na fase do planejamento dos trabalhos.
Está correta a afirmativa III
2a Principal finalidade de uma auditoria contábil é:
Confirmação dos registros e demonstrações contábeis
4a Um dos principais objetivos do auditor interno é:
Examinar os controles internos e emitir sua opinião via relatório.
5a O auditor interno ao realizar o processo de avaliação das rotinas a seguir, constata que: I. Uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em sua gaveta para posterior registro, não foi lançada; II. Em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa, o gerente de logística, que tinha urgência em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial, utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que já havia recebido a mercadoria com a mesma especificação e quantidade para atender essa urgência; III. O gerente de tecnologia da informação, por solicitação do departamento de contabilidade, ajustou o sistema de estoques para que, todas as vezes em que o saldo de mercadorias no sistema estiver abaixo da quantidade vendida, sejam baixados somente os itens existentes no sistema. Com base nas considerações anteriores e de acordo com as definições convencionadas de fraude e erro, podemos afirmar que houve, respectivamente:
I. Erro; II. Fraude; III. Fraude
6a São objetivos da Auditoria, exceto:
Aplicação de sanções legais e multas por não cumprimento de norma interna
8a São princípios contábeis enunciados pela Resolução CFC no 750/93, do Conselho Federal de Contabilidade:
prudência, oportunidade e continuidade.
2a aula
1a Após completar os trabalhos na empresa cliente, o auditor guardou toda a documentação comprobatória, na forma de papéis de trabalho, em um local seguro e sigiloso, agindo em total conformidade com a norma técnica relativa a:
Execução dos trabalhos de auditoria
2a O auditor externo deve recusar o serviço de auditoria, sempre que:
Possuir ações ou debêntures da entidade auditada.
3a Dentre outros, são princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o Auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis:
Integridade e objetividade.
7a Gilberto, auditor externo da Empresa Ferreira S/A conseguiu um novo contrato para a sua firma, por meio do diretor financeiro da Ferreira S/A, seu primo de segundo grau, que será o sócio responsável pela auditoria. Em relação ao código de ética dos auditores e as normas de independência, é correto afirmar que este trabalho
Deve ser recusado pelo auditor, pois fere as normas de independência da auditoria.
8a É regra e princípio, em relação à profissão do auditor independente, conforme as normas Brasileiras de Contabilidade:
A rotação dos responsáveis técnicos pelos trabalhos na entidade auditada possibilita renovação da objetividade e do ceticismo do auditor
3a aula	
1a Sobre a organização das equipes de trabalho, é correto afirmar:
Escolha das pessoas mais qualificadas para a realização do trabalho, com competência e habilidades apropriadas para: executar trabalhos de auditoria de acordo com as normas técnicas, exigências legais e regulatórias aplicáveis e possibilitar a emissão de relatório apropriado nas circunstâncias
2a Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos principais objetivos do Planejamento da Auditoria:
Obter conhecimento das atividades da entidade,para identificar eventos e transações relevantes, desde que NÃO afetem as demonstrações contábeis.
3a No exame das demonstrações contábeis de uma entidade, o risco de continuidade normal das atividades desta deve ser objeto de atenção dos auditores independentes. assinale a opção que não representa indicadores desse tipo de risco:
Empréstimos e financiamentos de curto prazo
5a No planejamento da auditoria devem ser considerados os aspectos relacionados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Localização das unidades regionais.
6a A fase da auditoria em que se determina o momento da realização de cada uma das tarefas é chamada de:
planejamento.
7a É a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorretas.
Risco de Auditoria
4a aula	
2a O auditor avalia os controles internos da empresa auditada visando determinar:
A natureza, oportunidade e a extensão da aplicação dos procedimentos de auditoria
5a Por controles internos entendem-se todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitam prever, observar, dirigir ou controlar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzam reflexos no seu patrimônio. Os objetivos primordiais dos controles internos incluem:
instaurar processos administrativos para a apuração de fraudes.
6a UNIVAP (Exame de Suficiência ¿ CRC) Quanto ao Controle Interno, marque a alternativa INCORRETA:
Segregação de funções consiste em estabelecer que uma mesma pessoa pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis, pois essas funções são compatíveis.
7a Assinale a alternativa incorreta sobre os controles internos:
São de responsabilidade da auditoria interna
5a aula	
1a A empresa Society S/A possui controles internos rígidos com relação à emissão e à autorização de pagamentos por meio de cheques. Exige sempre assinatura de dois procuradores da empresa. O gerente financeiro e o diretor financeiro possuem procurações para exercer essa função. O auditor, ao entrar na sala do gerente financeiro, percebe um talonário de cheques sem preenchimento de valores, assinado pelo diretor financeiro. Indique, nas opções abaixo, o procedimento técnico básico que o auditor está aplicando:
observação
3a A Empresa Alvorada experimentou prejuízos fiscais apurados nos últimos 3 anos. A empresa estava em fase pré operacional e agora passou a operar em plena atividade. As projeções para os próximos 5 anos evidenciam lucros. O procedimento básico que aplicado pelo auditor constataria esse evento seria:
Inspeção.
4a Exame da conta de Razão de duplicatas a receber e exame detalhado dos contratos de vendas, são exemplos dos seguintes procedimentos de auditoria:
Observação e investigação.
5a (Cesgranrio/BACEN/2009) Um auditor do BACEN, no decorrer dos seus trabalhos, cumpriu o previsto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, ao realizar o seguinte procedimento:
Cálculo para aferir a exatidão de rendimentos de aplicações financeiros de longo prazo, confrontando se as receitas auferidas com estas aplicações atendiam ao regime de competência.
6a Das opções abaixo, assinale a que não corresponde a um procedimento usual de auditoria:
Análise do plano de marketing da empresa.
7a Dentre as afirmações abaixo uma NÃO é verdadeira. Procure identificá-la.
O objetivo do auditor é emitir um relatório descrevendo os problemas encontrados durante a auditoria.
8a No momento da circularização de advogados da empresa auditada, o objetivo do auditor é:
identificar todos os passivos contingentes.
6a aula	
1a Em relação aos papéis de trabalho de auditoria é correto afirmar:
É decisão do auditor quais os documentos da empresa auditada comporão os papéis de trabalho
2a Analise: I. Papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização governamental efetuados pelo Sistema de Controle Interno. II. Os arquivos correntes de papéis de trabalho devem conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle. III. Os arquivos permanentes de papéis de trabalho devem conter o programa de auditoria e fiscalização, o registro dos exames feitos e as conclusões resultantes desses trabalhos. IV. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada. Estão corretas as afirmativas:
I e IV.
3a Sobre os papéis de trabalho é correto afirmar que são:
o conjunto de formulários que contém os apontamentos obtidos pelo auditor durante o seu exame.
4a Para o exercício de sua atividade, o auditor deve ter acesso a todos os documentos, fatos e informações da entidade auditada. Em decorrência, o auditor deve manter sigilo em todas as situações, EXCETO na relação entre o auditor e:
a justiça.
5a Sobre a guarda da documentação, é correto afirmar:
Deve ser realizada por 5 (cinco) anos, a partir da data de emissão do seu parecer. Deve ser de toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com os serviços realizados.
6a Assinale a opção que NÃO se relaciona com os papéis de trabalho utilizados pelo auditor independente no transcorrer dos seus trabalhos:
Os papéis de trabalho devem ser mantidos em arquivos, no máximo, por 2 anos
7a Na elaboração da documentação de auditoria (Papéis de Trabalho), no que se refere à forma, ao conteúdo e a extensão, o auditor deve levar em conta os seguintes fatores, exceto:
volume dos recursos das transações auditadas.
8a ___ representam o conjunto de documentos obtidos ou preparados pelo auditor, de forma manual ou eletrônica, que constituem a prova do trabalho executado e servem de fundamento dos comentários, observações, opiniões e recomendações emitidas.
Papéis de Trabalho
7a aula	
1a No processo de realização dos trabalhos de auditoria, o auditor externo constatou que a empresa estava com o Patrimônio Líquido Negativo, perda do principal fornecedor durante o ano e incapacidade de obtenção de financiamentos para o negócio. Pode-se afirmar que esses indicadores de continuidade são, respectivamente, classificados com indicadores:
financeiro, operacional e financeiro.
2a Durante uma auditoria do ativo imobilizado, móveis e utensílios, em uma empresa industrial, o auditor constatou que a taxa de depreciação utilizada para depreciação dos bens, que deveria ser de 5% ao ano, foi cadastrada como 10% ao ano. Assim o auditor concluiu:
A Despesa de Depreciação, no período, está superavaliada
3a A circularização é um procedimento de auditoria que, quando aplicado à área de contas a receber, visa confirmar:
O saldo apresentado pela empresa no cliente
4a As obrigações com vencimento após o término do exercício subsequente a data do levantamento do balanço patrimonial devem ser contabilizadas:
No passivo não circulante
5a A Empresa Alvorada conseguiu empréstimo no Banco X, em 01/12/X1, no valor de $200.000, para 3 meses, com despesas financeiras antecipadas de $8.100. A atualização monetária em 31/12/X1 é de 3/4 %. Após efetuar os cálculos, o saldo das despesas financeiras antecipadas pela auditoria para o ano seguinte é de:
$5.440,50
6a O procedimento de auditoria chamado inspeção física é realizado por meio da contagem de numerário. Este é um procedimento básico de auditoria aplicável à verificação em conta do:
Ativo Circulante
7a Qual é o procedimento de auditoria correto para confirmação do saldo bancário da empresa auditada?
 Carta de confirmação junto a banco
8a Os procedimentos de auditoria abaixo são, geralmente, utilizados na auditoria das disponibilidades financeiras das empresas, exceto:
Análise do fluxo de caixa projetado
8a aula	
1a Risco de amostragem em auditoria é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. Umadas conclusões erradas às quais o risco de amostragem pode levar é:
Considerar os controles mais eficazes do que realmente são, em razão de não ser identificada distorção relevante, quando, na verdade, ela existe
2a Uma das etapas que deve ser sempre executada e repetida no sistema de controles internos é o monitoramento contínuo das atividades de controle. O monitoramento tem a função de:
verificar se os controles internos estão adequados e efetivos, ou se necessitam de melhorias.
3a O risco de auditoria é uma função dos riscos de
distorção relevante e de detecção.
4a A avaliação de riscos de controle é:
o processo de avaliação da eficácia dos controles internos na detecção de erros ou classificações indevidas nas demonstrações contábeis
5a A amostragem em auditoria está dividida em dois tipos:
Estatística e não estatística
6a Quando seleciona uma amostra, o auditor não leva em consideração:
A materialidade
7a Na execução dos trabalhos de auditoria, ao determinar a amostra a ser trabalhada, devem ser considerados os seguintes fatores:
risco da amostragem, erro tolerável, população objeto da amostra.
8a A técnica de amostragem estatística em que se divide a população em subgrupos homogêneos, visando, por exemplo, diminuir o tamanho da amostra é denominada:
amostragem estratificada.
9a aula	
1a.De acordo com a responsabilidade da administração da entidade em relação às demonstrações contábeis que estão sendo auditadas, análise os itens abaixo: I. A administração reconhece que a elaboração das demonstrações contábeis de forma adequada é de sua responsabilidade, todavia entende que se exime dessa responsabilidade quando essas demonstrações são auditadas de acordo com as normas de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). II. A administração da entidade deve dar amplo e irrestrito acesso aos auditores que estão auditando as demonstrações contábeis. III. A administração é responsável pelo sistema de controle interno que possibilite a elaboração de demonstrações contábeis adequadas. IV.	 As demonstrações contábeis de uso geral servem a um amplo leque de usuários. Assinale a opção CORRETA.
II, III e IV
2a A revisão final dos trabalhos de auditoria:
É a parte mais importante dos trabalhos de auditoria
3a Durante a revisão final dos trabalhos de auditoria devem ser considerados os seguintes pontos, EXCETO:
Elaboração do relatório da auditoria independente
4a As indicações básicas necessárias aos procedimentos utilizados na revisão final de auditoria estão estabelecidas:
No programa de auditoria
5a Identifique qual dos objetivos abaixo não corresponde aos objetivos do auditor na obtenção da Carta de Responsabilidade da Administração
Delimitar as responsabilidades do contador e da administração em relação às demonstrações contábeis
6a O objetivo da ____ é detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas Demonstrações Contábeis, mais precisamente no Balanço Patrimonial e na Demonstrações do Resultado do Exercício
Revisão Analítica
7a A carta de responsabilidade da administração é:
Uma confirmação das informações e dados fornecidos ao auditor, as bases de preparação, apresentação e divulgação das demonstrações contábeis submetidas à auditoria
8a Descreve, em detalhes, os procedimentos de auditoria a serem aplicados durante os trabalhos de campo:
Programa de auditoria
10a aula	
1a O relatório da Auditoria Interna deve ser redigido com objetividade e imparcialidade, para que possa expressar, claramente, suas conclusões e recomendações. Para tal, é necessário que sejam abordados alguns aspectos mínimos. Dentre os aspectos mínimos listados a seguir, todos necessitam ser abordados, Exceto:
Os riscos associados aos atos constatados
2a Quais das alternativas abaixo se referem aos tipos de opinião modificada do auditor independente:
Com ressalva, adversa e com abstenção de opinião
3a Na ausência de práticas contábeis estabelecidas, o auditor independente deve: I - Buscar outras fontes possíveis, como, normas legais ou regulamentares definidas por agências/órgãos reguladores II ¿ Fazer constar o fato, de forma detalhada, no seu relatório da auditoria independente III ¿ Informar a situação imediatamente ao CRC
Está correta a afirmativa I
4a Em relação aos relatórios de auditoria podemos afirmar: I - Devem ser exatos e objetivos II ¿ A objetividade não é um princípio fundamental III- Devem ser realizados dentro da ética profissional de auditoria independente
Estão corretas as afirmativas I e III
5a O resultado dos trabalhos do auditor independente é amparado por opinião apresentada em seção própria do seu relatório da auditoria independente. O auditor poderá expressar em seu relatório um dos seguintes tipos de opinião:
Não modificada e modificada
6a Quando o auditor conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, deverá expressar uma opinião:
Não modificada
7a O documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade, é denominado:
Relatório.
8a Consoante o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a alternativa correta.
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
AVALIAÇÃO PARCIAL 1, 2 e 3
3a Assinale a opção que indica uma ação capaz de eliminar a perda de independência da entidade de auditoria por interesse Financeiro direto.
Alienar o interesse financeiro direto antes de a pessoa física tornar-se membro da equipe de auditoria.
5a O Planejamento da Auditoria é realizado objetivando, EXCETO:
Aumentar os custos com o serviço a ser realizado
10a Procedimento utilizado com o objetivo de confirmar, por meio de carta, bens de propriedade da empresa, direito e obrigações:
Circularização
1a Quando eventuais distorções, por fraude ou erro, afetarem as demonstrações contábeis de forma relevante, cabe ao auditor independente
Demonstrar que seus exames foram conduzidos de forma a atender as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis
5a No planejamento dos trabalhos de auditoria independente, a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas é denominada risco:
de auditoria.
9a A obtenção de informações de pessoas ou entidades, para confirmação de transações, conhecidas na atividade de auditoria como "circularização", pode ser de dois tipos, quanto a forma de resposta:
Positiva e negativa
10a (ENADE 2006- CIÊNCIAS CONTÁBEIS-QUESTÃO 20) Um auditor externo, em procedimento para confirmação dos passivos tributários e trabalhistas, solicita à empresa auditada que envie carta aos escritórios de advocacia contratados para confirmar a existência de processos, classificando-os de acordo com o risco e a probabilidade de êxito em ¿possíveis, prováveis e remotos¿. Qual a denominação desse procedimento?
Circularização.
3a De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
As práticas contábeis adotadas no Brasil compreendem a legislação societária brasileira, as Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, os pronunciamentos, as interpretações e as orientações emitidos pelo CPC e homologados pelos órgãos reguladores, e práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados, desde que atendam à Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis emitida pelo CFC e, por conseguinte, em consonância com as normas contábeis internacionais.
4a Oauditor pode:
exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis.
1a Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
5a Em relação a auditoria operacional, indique a afirmativa incorreta:
Atua para corrigir desperdícios ou atos de improbidade ou omissão
4a As demonstrações financeiras a serem auditadas, com emissão de parecer, são:
Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrações do Fluxo de Caixa, Demonstrações do Valor Adicionado e Notas Explicativas.
1a Os controles internos são de fundamental importância para o trabalho do auditor. Quanto mais precisos eles forem, maior segurança haverá na formação da opinião. Quanto mais imprecisos forem, maiores terão de ser os cuidados do auditor na formação de sua opinião. Sob esse enfoque do controle interno, a segregação de funções:
Cria independência entre a execução operacional, custódia de bens patrimoniais e respectiva contabilização.
4a Na revisão do controle interno, o auditor examina vários tipos de controle, visando o seu procedimento. No caso de normas do controle interno para o disponível podemos destacar:
Sistema de fundo fixo de caixa para os valores mantidos em mãos.
2a Os procedimentos de auditoria que tem por finalidade obter evidencias quanto a suficiência, exatidão e validade dos dados gerados pelo sistema de contabilidade da entidade são denominados teste:
Substantivos
1a De acordo com a Instrução CVM no 308/99, a rotatividade na prestação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis para a mesma entidade realizada por auditor independente deve ocorrer, no máximo, a cada
cinco anos consecutivos, com intervalo mínimo de três anos para a sua recontratação
6a O auditor foi indicado para auditar uma grande empresa multinacional, com filiais em todas as capitais brasileiras, porém, recusou a indicação por não se considerar capacitado em razão do alto grau de especialização requerida para executar o trabalho. Dessa forma o auditor agiu de acordo com:
Código de ética do contador
4a Visando manter a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, ao identificar ameaças que possam comprometer a sua independência , o auditor deve tomar a seguinte providência:
aplicar as salvaguardas adequadas, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável, documentando-as.
8a O auditor contábil deve planejar seu trabalho, o que pressupõe adequado nível de conhecimento acerca do ramo de atividade, negócios e práticas operacionais da entidade a auditar. Os fatores relevantes que o planejamento deve considerar na execução dos trabalhos de auditoria incluem
o conhecimento detalhado do sistema contábil, dos controles internos da entidade e de seu grau de confiabilidade
8a É um exemplo de controle interno contábil:
Controle físicos de ativos, como o inventário
3a A atividade de auditoria interna deve avaliar a adequação e a eficácia dos controles, abrangendo a governança, as operações e os sistemas de informação. Esta avaliação deve assegurar que os controles internos garantam uma série de medidas, EXCETO:
integridade dos diretores executivos.
DISCURSIVAS
1- Na área Contábil, e em termos de mercado de trabalho, quais são as categorias profissionais de Auditoria? 
R: O auditor pode ser classificado em três categorias (Auditor Contábil Independente ou Externo, Auditor Interno e Auditor Fiscal). 
2- Diferencie Fraude de Erro: 
R: Fraude: Ato intencional por parte de um ou mais indivíduos dentre os membros administrativos, empregados com o propósito de prejudicar interesses de riqueza alheia. Erro: Enganos não intencionais nas demonstrações contábeis. 
3- Descreva de forma resumida a origem da Auditoria: 
R: foi utilizada inicialmente pelos ingleses para significar o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão da Contabilidade. A prática de auditoria surgiu, provavelmente, no século XV ou XVI na Itália. O reconhecimento oficial da prática também ocorreu na Itália (em Veneza), onde em 1581 foi constituído o primeiro Colégio de Contadores. 
4- Diferencie Auditoria, Consultoria, Fiscalização e Perícia: 
R: Auditoria: Exame analítico das operações contábeis, desde o início até o balanço. Identifica deficiências de controle interno e apresenta recomendações para melhorá-lo Fiscalização: Verificação do cumprimento de atividades, disposições legais, regulamentos Consultoria: Emissão de parecer sobre determinado assunto de sua especialidade Perícia: Exame de caráter técnico, por pessoa entendida, nomeada pelo juiz, de um fato, estado ou valor de um objeto litigioso. 
5- Planejamento de Auditoria. 
R: O planejamento de auditoria é o início dos trabalhos da auditoria. No planejamento de auditoria o auditor vai definir os objetivos do seu trabalho, em conjunto com os outros membros da equipe e as como cada item patrimonial será analisado. 
6- Cite 2 exemplos de Papéis de Trabalho: 
R: Cartas de responsabilidade da administração; Cópias das demonstrações contábeis, do parecer e do relatório do auditor. 
7- Em termos profissionais, conceitue o significado da palavra "Auditor". 
R: é o profissional que, possuindo competência legal como Contador e conhecimentos em áreas correlatas, como tributos, modernas técnicas empresariais e outras, aliados aos conhecimentos das normas e procedimentos de auditoria, procurará obter elementos de satisfação que o levem a fundamentar e a emitir sua opinião sobre o objeto de estudo (Sistemas de Controles Internos, Demonstrações Contábeis/Financeiras etc). 
8- Indique e comente duas regras básicas para a elaboração dos Papéis de Trabalho: 
R: Precisão: devem ser elaborados sob um extremo rigor técnico. Objetividade: devem ser claros e objetivos. 
9- Procedimentos de auditoria: 
R: Um conjunto de ferramentas técnicas utilizadas pelo auditor para auxiliar na fundamentação da sua opinião sobre as Demonstrações Financeiras, os controles internos ou sobre o trabalho realizado na organização auditada. 
10- A função básica da auditoria interna, de assegurar o sistema de controle interno eficaz, desobriga os executivos das responsabilidades de verificação e controle nos seus respectivos setores. Esta afirmação está correta ou incorreta? explique sua resposta.: 
R: Incorreta, porque é obrigação dos executivos da empresa terem responsabilidade sobre as tarefas que lhe são atribuídas, aqui considerando seu grau de importância e representatividade. 
11- No que diz respeito às normas relativas à pessoa do auditor, são normas que servem para regular e orientar o trabalho dos auditores, servindo como guias em sua atuação. Dentro destas normas existem alguns preceitos, cite alguns deles: 
R: Independência, soberania, zelo profissional, controle de qualidade, imparcialidade e conhecimento técnico. 
12- A auditoria interna é encarregada da: verificação da qualidade do sistema de controle interno como um todo, ou seja, a aferição, através de uma revisão e avaliação regular e independente de como funcionam os procedimentos de controle existentes nas atividades contábeis, financeiras, administrativas, operacionais e técnicas, em todas as áreas da organização. Incorreto? Explique sua resposta. 
R: Não, pois a Auditoria Interna visa verificar a qualidade dos sistema de controle interno como um todo, verificando se cada área da Organização esta adequado as Normas Internas. 
13- Pesquisando na internet podemos encontrar a afirmação de Franco e Marra (1992) que explicam que ¿o planejamento adequado pressupõe... 
R: Não. 
14- Cite e explique dois procedimentos de auditoria. 
R: Confirmação com terceiros: confirmação por meio de cartae Entrevista: Questões realizadas de forma técnica aos auditados, de modo a detalhar e esclarecer procedimentos. 
15- Quanto a obrigatoriedade, cite características da Auditoria Contábil Independente e da Auditoria Interna: 
R: A Auditoria Contábil Independente, geralmente, atende à exigências legais, determinadas por órgãos reguladores de atividades regulamentadas, por credores, controladores e outros. A Auditoria Interna decorre de normas estatutárias ou administrativas. 
16- Existem alguns motivos para que as entidades, sejam públicas ou privadas, passem por auditoria. Site alguns deles e comente a sua motivação. 
R: Por força de disposição legal: A CVM, por força de lei, obriga que as sociedades anônimas passem por auditorias periódicas. Além disso, bancos, seguradoras, bem como entidades filantrópicas, por exemplo, que recebem dinheiro de doação e que precisam provar a correta destinação dos fundos, etc. 
17- Para que desenvolvemos o sistema de controle e auditoria, considerando como premissa básica, dois fatores para a definição das prioridades de trabalho, o risco e o interesse, da administração? 
R: Para reduzir a subjetividade na definição dos segmentos com maior grau de risco. 
18- Diferencie Auditoria Interna da Auditoria Externa: 
R: Externa: Constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações contábeis, financeiras e operacionais da entidade. Interna: Controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência de controles internos. Deve ser entendida como atividade de assessoramento à administração. 
19- Qual a abrangência da auditoria governamental quanto as entidades? Ou seja, quais são as entidades que podem passar por esse tipo de auditoria? 
R: Entidades de administração indireta: autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, serviços sociais e autônomos, fundos especiais de investimento, entre outras. 
20- Com a expansão das atividades e dos processos, sentiu-se a necessidade de dar maior ênfase às normas ou aos procedimentos internos... 
R: Para evitar a exposição desnecessária de riscos em seu negócio. 
22- Considerando as três categorias de auditoria (Independente; Interno e Fiscal), indique os usuários dos trabalhos dessas categorias e os respectivos objetivos : 
R: a) O Auditor Independente tem por usuários: Acionistas, Investidores, Credores, Governo e público externo à empresa em geral. Tem por objetivo o atendimento de exigência legal ou estatutária. b) O Auditor Interno tem por usuários: Administradores e público interno da empresa em geral. Tem por objetivo atender exigências operacionais e administrativas. c) O Auditor Fiscal tem por usuários: Governo Federal, Estadual e Municipal. Tem por objetivo evitar a sonegação de tributos. 
23- A priorização dos projetos de auditoria inicia-se com a definição dos fatores de? 
R: Risco. 
24- Qual é o Objeto da Auditoria Contábil? 
R: Auditoria Contábil, analiticamente verifica causas de erros e fraudes encontrados inadequados na empresa e assim, dar um parecer de verificação para a organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes