Buscar

Relação Entre Tempos Modernos e a Riqueza das Nações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
POLO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DOS GOYTACAZES
BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
 
 
ALEXYA COSTA MORAES
 
 
 
 
 
 
 
 
RELAÇÃO ENTRE O FILME “TEMPOS MODERNOS” E O LIVRO “A RIQUEZA DAS NAÇÕES”
 
 
Questão apresentada como pré-requisito para a obtenção de pontuação extra, na disciplina Pensamento Econômico (PEC), do curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal Fluminense.
Prof.ª Vanuza Ney
 
 
 
 
O filme “Tempos Modernos” é uma comédia produzida por Charles Chaplin, que assim como o livro “A Riqueza das Nações”, escrito por Adam, retrata o Era da Revolução Industrial.
O filme exibe a vida de um trabalhador operário de uma grande indústria, e, que apesar disso, a sua função era sempre fazer estritamente a mesma coisa. Este fato é relatado por Smith em seu livro como “Divisão do Trabalho”, isto é, cada operário ficaria responsável por somente uma atividade, sendo está absolutamente repetitiva, como é mostrado no filme, na cena em que os operários estão trabalhando numa esteira, cada um encarregado de uma atividade particular. 
A Divisão do Trabalho produzia eficiência, e maior produção, pois ao ser treinado repetidamente a uma só função, o trabalho, por fim, acabava sendo automatizado, e desta forma exigia menor tempo de produção. Esta divisão trabalhista, também ajudou a inserir os indivíduos em uma sociedade, pois, cada pessoa singular, de certa forma, dependia do trabalho de terceiros. 
Entretanto, a Divisão do Trabalho também teve seus efeitos ruins, pois ao sair da manufatura, e a passar a uma linha de produção muito massiva, seguindo o ritmo de máquinas, que difere-se muito da capacidade humana, os operários desenvolveram uma séries de problemas psicológicos, como também foi satirizado pelo personagem vivido por Charles Chaplin, que teve um surto psicótico após um grande estresse causado por este trabalho exploratório. 
Outro ponto a ser criticado foi a alienação que a divisão do trabalho criava nos trabalhadores, eles acabavam não conseguindo exercer nenhuma outra atividade, a não ser àquela que era submetido. Este ponto também é apresentado no filme, pois, ao sair do hospital, após o surto, o personagem principal encontrou as fábricas fechadas, e não conseguia encontrar outro emprego, pois suas habilidades eram totalmente voltadas ao trabalho que exercia dentro das fábricas, nada mais sabia fazer.

Outros materiais