Buscar

erica materia servico social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Já ouvimos muito falar no Estado em diferentes contextos, não é mesmo?
Cabe-nos agora questionar: afinal, o que é o Estado? 
A pergunta é simples. Porém a resposta nem tanto! 
O conceito de Estado é bastante complexo e já foi estudado e desenvolvido por diferentes autores. Antes de adotarmos um conceito que responda a essa questão, vale a pena compreender diferentes aspectos constitutivos do Estado. 
O Estado possui característica de organização da sociedade. Pode-se dizer que a existência do Estado é uma resposta à necessidade da própria sociedade. Adota-se aqui a compreensão de que os homens são seres sociais, portanto, precisam viver em sociedade e aspiram ao bem comum. Logo demandam uma estrutura que promova a vivência em sociedade de forma organizada, para que se estabeleça o bem de todos. Contudo, a demanda por tal estrutura não está somente ligada a uma característica altruísta e comunitária, mas envolve também a proteção ao indivíduo e mesmo às suas propriedades. 
Podemos criar um exemplo para ajudar na compreensão: 
Em um condomínio residencial, cada pessoa é responsável por sua casa e tem liberdade diante de sua propriedade particular. Contudo, esta residência está situada dentro do mesmo espaço com várias outras. E alguns ambientes são comuns: a portaria, os corredores, as áreas de lazer. Surgem situações que precisam ser resolvidas e acordadas entre todos: horários e locais em que se deve respeitar o silêncio, a possibilidade ou não de se ter animais de estimação, a manutenção e a higiene dos ambientes comuns. Observamos, neste exemplo, que para se desfrutar com conforto e segurança da casa, que é de interesse e propriedade individual, é indispensável a relação com o coletivo e acordos em vistas do bem comum. Assim, são estabelecidas estruturas como eleição de um síndico, realização periódica de reuniões, regimento interno, dentre outras. Da mesma forma acontece na sociedade. O bem-estar de cada um está ligado às mais diferentes relações no espaço coletivo e à necessidade de promoção do bem-estar de todos. 
Assim podemos dizer que: 
“O Estado é uma sociedade, pois se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos unidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum” (AZAMBUJA, 1984, p.2).
De forma semelhante, Queiroz (2013) aponta que a organização do Estado é uma opção humana diante de duas alternativas de relações sociais: a competição e a cooperação. E, assim, se escolhe a cooperação como via que permite maiores benefícios para o conjunto dos envolvidos. Sendo assim: 
A história da humanidade vai apresentando as diferentes formas pelas quais o homem percebeu a necessidade de organizar-se, tendo em vista o bem coletivo, o bem comum ou, como também é chamado, o bem público. Trata-se de uma intenção e necessidade natural, que se consolida pela vontade e atitude humana. Essa atitude é diferente em cada grupo de pessoas e ao longo da história, resultando em distintos modelos de Estado. Contudo, embora existam distinções, há também similaridades que permitiram a realização de análises e estudos Ao se analisar os diferentes tipos de Estado, é possível identificar características semelhantes a todos. Vamos tratar daquelas que mais se destacam: 
Território
Todo Estado se estabelece dentro de um limite territorial definido. Esse território estará demarcado por fronteiras com outros Estados.
População
É o conjunto de pessoas que compõe um Estado e está sob seus limites de atuação.
sobre o Estado, ao longo do tempo. Governo e Governados
A organização do Estado compreende a existência de lideranças que assumem a responsabilidade pela promoção do bem comum e tem seu poder legitimado para isso: os governantes. Aos demais, cabe a participação enquanto governados. As formas de exercício de poder pelos governantes e de participação dos governados são distintas de acordo com os diferentes modelos de Estado. Por exemplo: nos Estados autoritários, o poder é centralizado; nos Estados democráticos, o poder é compartilhado. 
Demo – cracia: do grego “demos” = povo e “kratos” = poder
Logo: democracia = poder do povo. 
Normas/ Legislação
O exercício do poder dos governantes e todas as ações do Estado são mediadas pela legislação que o regula. Nos Estados modernos, é comum a organização a partir das Constituições, que são a Lei máxima vigente no território e para a população de um Estado. 
Diante dos elementos até aqui estudados, é possível consolidar um conceito de Estado. Adotamos a definição de Darcy Azambuja (1984, p.06): “Estado é a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público, com governo próprio e território determinado”.

Outros materiais