Buscar

Avaliando 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Sobre os resíduos sólidos, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a alternativa com a sequência exata das respostas: ( ) As empresas fabricantes e/ou importadoras de pneus são responsáveis pela coleta e reciclagem dos produtos inservíveis. ( ) São de responsabilidade da Administração Municipal: a coleta, o transporte, a destinação e disposição final dos resíduos de estabelecimentos comercias, da construção civil, de saúde, industriais e urbanos. ( ) Quanto à periculosidade, podem ser classificados em Classe I não perigosos e Classe II perigosos inertes e não inertes. ( ) Na logística reversa, os comerciantes e distribuidores deverão efetuar a devolução aos fabricantes ou aos importadores dos produtos e embalagens reunidos ou devolvidos. ( ) São objetos da logística reversa, os produtos usados e as embalagens de agrotóxicos, pneus, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes e eletroeletrônicos.
	
	
	
	
	
	F V V F F
	
	
	V V F F V
	
	 
	V F F V V
	
	 
	V F V V V
	
	
	F F F V V
	
	
	
		2.
		Qual órgão consultivo e deliberativo abaixo, tem a finalidade de assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas governamentais também acerca dos resíduos sólidos?
	
	
	
	
	 
	CONAMA
	
	 
	FEEMA
	
	
	IBAMA
	
	
	Partido Verde
	
	
	RIMA
	
	
	
		3.
		A poluição hídrica traz várias consequências negativas, sociais, econômicas e ambientais. Assinale, abaixo, a alternativa que NÃO representa, diretamente, uma delas:
	
	
	
	
	
	Escassez de água de boa qualidade.
	
	 
	Doenças estritamente do tipo ocupacionais.
	
	 
	Desequilíbrio ecológico.
	
	
	Elevação do custo do tratamento da água.
	
	
	Desvalorização de propriedades.
	
	
	
		4.
		Qualquer substância ou objeto que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade é chamado de resíduo ou lixo. A produção de resíduos é causadora de poluição e tem aumentado com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico das sociedades. Existem vários tipos de resíduos e isto depende de sua natureza ou composição. Resultante das atividades humanas existe os resíduos sólidos urbanos (que são comumente chamados de lixo) que incluem:
	
	
	
	
	
	Os resíduos metalúrgicos, industriais e domésticos.
	
	
	Os resíduos sólidos, líquidos e rarefeitos.
	
	 
	Os resíduos domésticos, industriais e hospitalares.
	
	 
	Os resíduos metalúrgicos, industriais e sólidos.
	
	
	Os resíduos hospitalares, urbanos e domésticos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Um resíduo industrial é aquele gerado nos processos industriais que não tem possibilidade de ser reciclado, recuperado ou reutilizado na própria instalação. Isto devido a ser impossível, não existir a tecnologia necessária ou não ter saída de mercado, por seu custo ou, também, não se conhecer suas possibilidades. Para determinar se um resíduo industrial é perigoso ou não existem algumas características de periculosidade que são observadas. Qual das alternativas abaixo não diz respeito a essas características?
	
	
	
	
	
	patogeinicidade
	
	 
	cor
	
	 
	toxicidade
	
	
	corrosividade
	
	
	inflamabilidade
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, os resíduos são classificados nas classes I, II, IIA e IIB que representam respectivamente
	
	
	
	
	
	Orgânico, industrial, hospitalar e tóxico
	
	
	Residencial, hospitalar, industrial e comercial
	
	 
	Perigosos, não perigosos, não inertes e inertes
	
	 
	Inertes, orgânicos, hospitalares e tóxicos
	
	
	Não inertes, não perigosos, inertes e perigosos
	
	
	
		7.
		Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 30, cabe ao poder público a competência pelos serviços de limpeza pública incluindo-se a coleta e a destinação de resíduos sólidos urbanos. O gerenciamento municipal de resíduos sólidos pode ser entendido como um conjunto de:
	
	
	
	
	
	ações que envolvem exclusivamente a reciclagem e a coleta seletiva de resíduos sólidos.
	
	
	atividades envolvidas com os resíduos sólidos, relacionadas apenas ao transporte e à disposição final do lixo.
	
	 
	ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administração municipal desenvolve para coletar, tratar e dispor o lixo do município.
	
	
	etapas físicas relacionadas à operação de manejo dos resíduos sólidos.
	
	
	ações decorrentes da operacionalização de uma estação de transbordo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Em agosto de 2010, foi publicada a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Acerca desse assunto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
	
	
	
	
	
	dispensa a apresentação de ações preventivas e corretivas relacionadas a acidentes de trabalho, pois esta é uma competência do setor de segurança do trabalho.
	
	 
	permite o lançamento de resíduos sólidos in natura a céu aberto, desde que esta forma de disposição final seja prevista e descrita no plano original.
	
	 
	deve contemplar diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, bem como volume e caracterização de resíduos.
	
	
	faculta a atribuição de responsabilidade técnica em suas etapas de elaboração, implementação, operacionalização, monitoramento e controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
	
	
	requer a apresentação de documentação de passivos ambientais apenas quando houver o gerenciamento de resíduos.

Outros materiais