Buscar

etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (374199)
Ética, Política e Sociedade (ADG18)
Prova: 5327531
QUESTÃO:
1. No entendimento do saber popular, a moral e a ética têm sentidos e significados comuns, entretanto, há que se fazer uma distinção teórica. Se as duas aspiram segurança nas relações sociais, a ética tem por princípio o questionamento das estruturas culturais que formam a dinâmica da sociedade. A moral corresponde a uma dimensão mais materializada nas ações em si de nosso cotidiano. Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: O SIGNIFICADO DO TERMO “MORAL” NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
ESPERADA:
A moral representa os costumes e as ações do comportamento humano, individual ou coletivo, cuja característica básica é a aceitabilidade dentro de algum grupo ou sociedade. O termo “práticas aceitáveis” colabora no esforço dessa definição.
Esse exemplo também se aplica à administração pública. As práticas aceitáveis nessa dimensão devem estar associadas à ideia de universalidade, que contemple e preserve os anseios coletivos. 
Pode ser considerada um sistema ou grupo de normas que organiza a conduta social. E garante o que é certo ou errado nas práticas sociais.
A moral, como um código de conduta, necessita da aceitação dos membros da sociedade para que fundamentem a prática social. Incentiva, a partir de suas escolhas e modos de compreensão, as melhores práticas no cotidiano.
Na sociedade contemporânea, a moral representa uma tomada de posição diante de questões polêmicas da vida em sociedade. Ela pode justificar as ações que representem o interesse coletivo.
Um objetivo da moral é estipular parâmetros sociais que garantam harmonia na interação humana.

Outros materiais