Buscar

discursiva de etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (374201)
Ética, Política e Sociedade (ADG18)
Prova: 5327582
QUESTÃO:
1. As desigualdades e diferenças sociais formam um dos principais objetos de análise da sociologia enquanto ciência. Dentre os clássicos do pensamento sociológico, um dos intelectuais mais destacados do século XX foi Max Weber, autor de "A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", como também do livro "Economia e Sociedade". Disserte sobre a concepção weberiana acerca das desigualdades sociais.
RESPOSTA ESPERADA:
Max Weber possuía uma interpretação original com relação à compreensão das diferenças sociais. Para Weber, as diferenças ocorriam em três níveis diferentes, do ponto de vista econômico, social e político. Do ponto de vista econômico, temos a diferenciação por classe. Do ponto de vista social, observa-se a diferenciação por status. E, do ponto de vista político, a diferenciação está relacionada aos partidos. Portanto, a diferenciação social em sentido weberiano se opera com relação aos diferentes campos de poder nos quais o indivíduo está inserido.
QUESTÃO:
2. A Revolução Industrial, na Inglaterra, e a Revolução Francesa fazem parte dos pilares centrais para o surgimento da sociedade moderna. A Europa, neste período, passava por grandes mudanças, alterando a vida social da população com destaque para o movimento de industrialização e urbanização da sociedade capitalista que se formava. Nesse contexto, disserte sobre as condições históricas que contribuíram para o surgimento da Sociedade Moderna.
RESPOSTA ESPERADA:
- Na passagem do período medieval para a modernidade foram desconstruídos alguns costumes, tradições, o modelo de família patriarcal, de trabalho servil, dando espaço para o início da indústria capitalista.
- A revolução científica da modernidade elevou áreas como a física, química, biologia e medicina, de modo que, em algum momento, a sociologia já foi chamada de "física social".
- No período chamado de modernidade ocorre uma forte mudança de mentalidade. O homem passa a centralizar e dar mais atenção às capacidades racionais, à compreensão da estrutura da natureza e seu funcionamento.
- No início da modernidade, as sociedades, em geral, deixaram a cultura teocêntrica para aceitar uma cultura antropocêntrica, mais voltada às questões humanas e sociais.

Outros materiais