Buscar

AV CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 1 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação:  CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408254957)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As operações de incorporação, fusão, e cisão serão submetidas à deliberação da assembléia geral das companhias interessadas mediante justificação, na qual serão expostos?
		
	
Resposta: Incorporação é a operação na qual uma empresa é absorvida por outra em direitos e obrigações; Cisão ocorre quando transfere parcelas de seu patrimônio podendo ser total ou parcial e o que sobrar podendo ser extinguidas; e Fusão é a operação no qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações.
	
Gabarito: 1- Os motivos ou fins da operação, e o interesse da companhia na sua realização; 2- As ações que os acionistas preferênciais receberão e as razõs para a modificação dos seus direitos, se prevista; 3- A composição, após a operação, segundo espécies e classes de ações, do capital das companhias novas, que deverão emitir ações em substituição às das que deverão se extinguir; 4- O valor de reembolso das ações a que terão direito os acionistas dissidentes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): 1- Os motivos ou fins da operação, e o interesse da companhia na sua realização; 2- As ações que os acionistas preferênciais receberão e as razõs para a modificação dos seus direitos, se prevista; 3- A composição, após a operação, segundo espécies e classes de ações, do capital das companhias novas, que deverão emitir ações em substituição às das que deverão se extinguir; 4- O valor de reembolso das ações a que terão direito os acionistas dissidentes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408249073)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa W está iniciando suas atividades e em seu Contrato Social apresenta um Capital Subscrito de $200.000. O sócio A realiza um depósito de $ 50.000 no Banco Alfa referente à integralização de 50% de sua participação no Capital da empresa. Por sua vez o sócio B realiza à integralização de 100% de sua participação no Capital com um Imóvel no valor de $100.000. Realize os lançamentos da subscrição e da integralização feita pelos sócios, ao final demonstre a composição do Capital Realizado.
		
	
Resposta: Capital subscrito = 200 mil; Sócio A = 50 mil e Sócio B = 100 mil, logo ainda falta para completar os outros 50% do sócio A para estar de acordo com Contrato Social. Capital realizado = 150 mil.
	
Gabarito:
Resposta: Na subscrição feita pelos sócios.
D- Capital a Integralizar 200.000
C- Capital Subscrito 200.000
Na integralização pelos sócios.
D- Bancos 50.000
C- Capital a Integralizar - Sócio A 50.000
D- Imóveis 100.000
C- Capital a Integralizar - Sócio B 100.000
Composição do Capital Realizado:
Capital Social Capital Subscrito 200.000
(-) Capital a Integralizar 50.000
Capital Realizado 150.000
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408789075)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Ciências Contábeis-BNDES-2009-Cesgranrio) Analise o conceito a seguir. Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações. Esse é o conceito de:
		
	
	apropriação
	 
	fusão.
	
	cisão.
	
	transformação.
	
	incorporação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408283676)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Consoante com as melhores práticas aceitas internacionalmente, no caso da combinação de negócios, que envolve troca de controle, deverá haver uma nova avaliação de ativos e passivos. Como se espera que a empresa adquira mais ativos que passivos, deverá haver o reconhecimento contábil do(a):
		
	
	Lucro
	
	Mais valia
	
	Deságio
	 
	Goodwill
	
	Compra vantajosa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408170810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a avaliação das operações de combinação de negócios, indique a opção correta:
		
	
	Deve ser usado o método de custos, sendo o investimento reconhecido pelo valor de sua aquisição, e contabilizando eventual distribuição de dividendos como receita do período
	
	Deve ser usado o método da aquisição, avaliando o investimento pelo valor patirmonial dos ativos e passivos na data de aquisição
	
	Deve ser usado o método da comunhão de interesse (pooling of interests method) pelo qual os ativos identificáveis são avaliados a valor justo
	 
	Deve ser usado o método de aquisição, avaliando os ativos identificáveis líquidos pelo seu valor justo
	
	Deve ser usado o método das compas, avaliando os ativos e passivos pelos valores contábeis
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408303232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A operação que ocorre à medida que, numa combinação efetivada apenas pela troca de elementos patrimoniais, a entidade que emitiu os títulos (adquirente legal) e os entregou aos proprietários da outra entidade (adquirida legal) o faz em tal quantidade que dilui significativamente a participação relativa dos que eram proprietários da entidade que emitiu os títulos patrimoniais, permitindo que o controle passe para os ex-proprietários da adquirida legal, é conhecida como:
		
	
	Equivalência patrimonial
	
	Incorporação reversa
	
	Compra vantajosa
	
	Consórcio empresarial
	 
	Aquisição reversa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408287661)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A contratação em condições que não as de comutatividade e independência se dá entre entidades nas quais uma delas, ou seus acionistas controladores, detém participação a lhes assegurar preponderância nas deliberações sociais da outra. Com base no texto apresentado marque a alternativa INCORRETA em relação às condições econômicas vantajosas entre partes relacionadas.
		
	
	De uma empresa com suas controladas diretas ou indiretas e coligadas ou, com acionistas, cotistas ou administradores de suas controladoras e coligadas e vice-versa
	
	Entre empresas com administradores comuns ou que possam influenciar e/ou se beneficiar de determinadas decisões nas referidas empresas, tomadas em conjunto ou individualmente
	
	De uma empresa com seus acionistas, cotistas, administradores ou com membros da família, até o terceiro grau, dos indivíduos antes relacionados
	
	Entre empresas que, por via direta ou indireta, respondam ao mesmo controle societário
	 
	De uma empresa com fornecedores, clientes ou financiadores, com os quais mantenham uma relação de independência econômica e financeira
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408249064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Reservas de Lucros - representam lucros obtidos pela empresa, retidos com finalidade específica. A Reserva que para atender a projeto de investimento, a companhia poderá reter parte dos lucros do exercício. é denominada:
		
	
	Reserva Estatutária
	 
	Reserva de Lucros para expansão
	
	Reserva Legal
	
	Reserva de Lucros a Realizar
	
	Reserva para Contingência
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408249997)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.  A obrigatoriedade de avaliar pelo método da equivalência patrimonial atinge:
I- os investimentos em coligadas sobre cuja administração tenha influência significativa.
II- os investimentos em coligadas de que participe com 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante.
III- os investimentos em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.
Estão corretas:
		
	
	as afirmativas I e II
	
	somente a afirmativa III
	
	as afirmativas I e III
	
	as afirmativas II e III
	 
	todas as afirmativas10a Questão (Ref.: 201408736200)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As transações de upstream são aquelas em que a investida ________ investidora.
		
	 
	vende para a;
	
	compra da;
	
	investe na;
	
	Nenhuma das alternativas completa adequadamente a assertiva.
	
	troca com a;

Outros materiais