Buscar

MUSCULOS DA PAREDE ABDOMINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÚSCULOS DA PAREDE DO ABDOME
Os músculos abdominais em suas contrações fazem pressão sobre as vísceras da cavidade durante a micção, parto e expiração forçada. Os músculos retos do abdômen (de ambos os lados juntos) flexionam a articulação lombosacral, arqueando o dorso do animal.
M. obliquo externo do abdômen é o mais superficial, largo e delgado cobre tanto a parede abdominal quanto parte da parede torácica. Apresenta uma parte carnosa (que se estende desde as sete ultimas costelas, fáscia toracolombar e tuber coxal, até a metade da parede abdominal) suas fibras correm em sentido obliquo, as mais ventrais no sentido dorsoventral e craniocaudal, e na porção mais dorsal correm no sentido craniocaudal. E outra aponeurótica delgada e resistente (cobre o músculo reto do abdômen prendendo-se firmemente nas intersecções tendíneas do mesmo, e termina na linha Alba e no tendão prépúbico com o músculo do lado oposto. E na metade caudal esta fundido ao músculo obliquo interno do abdômen).
M. obliquo interno do abdômen é largo e constitui a segunda camada muscular da parede do abdômen, tem origem no tuber coxal e na porção profunda da fáscia toracolombar. E se insere na linha Alba e no tendão prépúbico. Possui uma parte carnosa (tem a forma de leque, e se entende até o nível medial da parede do abdômen), e suas fibras têm sentido dorsoventral e caudocranial, e continuam por uma parte aponeurótica delgada, porém potente.
M. transverso do abdômen é largo e delgado, constitui a camada mais profunda da parede abdominal. Sua parte carnosa se origina nos processos transversais das vértebras lombares e na face interna do arco costal, suas fibras correm no sentido dorsoventral e são perpendiculares às do músculo reto do abdômen. A parte aponeurótica é delgada na porção caudal do músculo, e mais espessa na porção cranial. Esse músculo esta separado do peritônio pela fáscia transversal. O limite entra a parte carnosa e aponeurótica situa-se ao nível de uma linha côncava cranial, que se estende desde a cartilagem xifóide até o tuber coxal.
M. reto do abdômen é um músculo longo e delgado que se estende desde o esterno até o pube. Está situado no assoalho da parede abdominal, e suas fibras têm sentido craniocaudal. O músculo reto do antímero direito esta separado do esquerdo por um espaço ocupado pelas aponeuroses dos músculos oblíquos, esse músculo em especial apresenta cinco intersecçãoes tendíneas formadas por tecido conjuntivo, dispostas transversalmente e separadas umas das outras (são elas que dão inserção à aponeurose dos músculos oblíquos).
Canal inguinal é uma passagem virtual situada dorso-lateralmente ao tendão prépúbico, na porção caudal da parede do abdômen. Esta presente em ambos os sexo. O anel inguinal superficial tem sua abertura em forma de fenda com direção caudocranial inclinada, é formado pelo pilar medial da aponeurose abdominal do músculo obliquo externo do abdômen. A margem ventromedial ode ser apalpada através da pele, já a parte dorsolateral por ser reforçada pela fáscia femoral, não pode ser apalpada. O anel inguinal profundo situa-se transversalmente ao eixo longitudinal do corpo, sendo limitado pelo músculo obliquo interno, reto do abdômen e pelo ligamento inguinal (que nada mais é que o reforço da aponeurose do músculo obliquo externo), que se origina na tuberosidade coxal até a eminência iliopúbica e o tendão pré-púbico. O canal inguinal é atravessado pela artéria e veia pudendas externas, nervo e vasos linfáticos e ainda pelo funículo espermático, túnica vaginal e músculo cromáster.

Outros materiais