Buscar

Microbiologia- agroecologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O principal objetivo da Microbiologia é estudar todos os aspectos que envolvem o mundo microbiano, constituído pelas bactérias, fungos (filamentosos, “bolores”, “mofos” e leveduras), protozoários, vírus e algas microscópicas.
A Microbiologia se tornou uma ciência com atuação em muitas áreas: Ambiental, de Alimentos, Urinária, Agrícola, Medica e Sanitária, industrial, Fisiológica e Genética Microbianas entre outras.
É importante para conhecermos o mundo microbiano através do microscópio e ao olho nu, é bom para aprendermos a identificar fungos nas plantas..
1858 – Rudolf Virchow, Louis Pasteur e John Tyndall, e outros estudiosos europeus desenvolveram experimentos que finalmente terminaram com os debates sobre geração espontânea. 
1796 – Edward Jenner, médico britânico, iniciou um experimento com ordenhadeiras de vacas para encontrar uma maneira de proteger as pessoas da varíola, processo que ficou conhecido como vacinação;
1835 – Agostino Bassi, microscopista amador, provou que uma doença do bicho da seda era provocada por fungos;
1840 – O médico húngaro Ignaz Semmelweis alertava que médicos que não desinfetavam as mãos, costumeiramente transmitiam infecções de uma paciente para outra;
1860 – Joseph Lister, cirurgião inglês, aplicou a teoria do germe para procedimentos médicos e começou a indicar o uso de fenol (ácido carbólico) em solução para tratar ferimentos cirúrgicos, o que reduziu drasticamente as infecções e mortes no ambiente hospitalar;
1865 – Pasteur, descobriu uma outra doença do bicho da seda provocada por um protozoário e desenvolveu um método de identificação das larvas do bicho da seda contaminadas;
1866 – Ernst Haeckel, classificou os seres vivos em animais, vegetais e protistas (seres unicelulares);
1882-1883 – Robert Koch descobriu o causador da tuberculose, a bactéria Mycobacterium tuberculosis e isolou o Vibrio cholerae de pacientes com cólera;
1892 – Sergei Winogradsky isolou e estudou as bactérias do ciclo do enxofre;
1910 – Carlos Chagas, médico brasileiro, isolou e caracterizou o protozoário Trypanossoma cruzi, responsável pela doença de chagas;
1928 – Alexander Fleming e colaboradores (Chain e Florey) descobriram e produziram o antibiótico penicilina, sintetizado pelo fungo Penicillium notatum;
São encontradas 3 objetivas.
A objetiva de ampliação linear 10X é denominada objetiva a seco de pequeno aumento, já a objetiva de ampliação linear 40-45X é denominada objetiva a seco de grande aumento e a objetiva de ampliação linear 100X é denominada de imersão.
A função do óleo é aumentar o diâmetro da objetiva, melhorando sua potencia de resolução das lentes.
Escherichia coli,, Salmonella, Pseudomonas aeuruginosa, Streptococcus, Lactobacillus, C. perfringens, Bacillus subtilis.
Suas formas são: esférica (coco), bastonete (bacilo), bastonete curvo (vibrião), espiral (espirilo e espiroqueta). Também podem assumir diferentes arranjos, como diplo (quando se apresentam aos pares), estrepto (quando se apresentam em forma de cadeia), tétrades (quando se apresentam em grupos de quatro) e estafilo (quando se apresentam formando cachos).
A célula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metabólica torna-se muito reduzida. Certos esporos são capazes de se manter em estado de dormência por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactéria ativa, que passa a se reproduzir por divisão binária.
os gêneros bacterianos que esporulam são: Bacillus anthracis, Clostridium, Esporolactobacilos, Sporosarcina, 
A classificação de Whittaker em Plantae, Fungi, Animália, Protista e Monera ainda é bastante usada na literatura científica. No entanto, as investigações sobre a filogenia dos organismos levaram a um novo sistema de classificação, a cladística, descoberta de Carl Woese, em 1977, de que os procariotas compreendiam dois grupos distintos, a que ele chamou Eubactéria e Archaebactéria que atualmente são denominados Bactéria e Archaea.
 Whittaker: Reino Animal (Animalia), Reino Vegetal (Plantae), Reino dos Fungos (Fungi), Reino dos Protistas (Protista), Reino das Moneras (Monera).
 Woese: Archaea, Bacteria e Eukarya.
Cianobactérias: Unicelular, 1 molécula DNA circulas, proteínas não-histonas, parede com paptidioglicanos, ribossomos, vacúolos de gás, tilacoides fotossintetizantes. 
"LIVRO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MICROBIOLOGIA TEORIA E PRATICA SILVA E SOUZA 2013" 1. O que é Microbiologia? Quais as áreas de abrangência? Qual a importância no seu curso da microbiologia? 2. Qual a importância e aplicação do estudo dos microrganismos no seu curso? 3. Registre pelo menos 10 estudiosos e seus trabalhos que contribuíram com o desenvolvimento da microbiologia ao longo dos tempos. 4. Quantas objetivas são encontradas em microscópico ótico? Identifique cada uma. 5. Qual a função do óleo de imersão para a objetiva de 100x de um microscópico ótico? 6. Identifique pelo menos 3 principais gêneros bacterianos encontrados no corpo humano, no solo, ambientes aquáticos, alimentos e ar. 7. Quais as formas básicas de uma célula bacteriana? 8. Caracterize o esporo formado por uma bactéria? Quais os gêneros bacterianos que esporulam? 9. Diferencie a classificação dos seres vivos de Whitaker e de Woese. Dê exemplos para cada grupo. 10. Defina os seguintes grupos procariotos: arqueas, cianobactérias, actinomicetos (bactérias filamentosas), eubactérias.

Outros materiais