Buscar

FORÚM DE GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO. ( 05 ESTRELAS )

Prévia do material em texto

ROGERIO BARCELOS FRANCISCO em resposta a ODAIR DE SOUZA CUNHA JUNIOR 
28 de março 2017 às 16:07:22
 Olá muito boa tarde á todos: ATIVO OPERACIONAL:
 
 Os ativos operacionais consistem em ativos necessários para operar o negócio fundamental da empresa. Os ativos não operacionais incluem dinheiro e investimento de curto prazo acima do requerido para as operações fundamentais da empresa. Os ativos operacionais podem ser divididos em ativos circulantes operacionais, como estoque e duplicatas a receber e ativos operacionais de longo prazo, como instalações e equipamentos.
 PASSIVO OPERACIONAL:
 Representa as contas do passivo vinculado ao ciclo operacional da empresa, tais como fornecedores, salários, encargos, impostos, taxas e outras contam a pagar.
 são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-primas, impostos a recolher (para governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas, ainda não pagas, mas já reconhecidas pela empresa: imposto de renda (férias 13° salário, etc.).
 
 Necessidade de Capital de Giro
 O correto dimensionamento da necessidade de capital de giro é um dos maiores desafios do administrador financeiro. Elevado volume de capital de giro irá desviar recursos financeiros que poderiam ser aplicados nos ativos permanentes da empresa. Todavia capital de giro muito reduzido restringirá a capacidade de operação e de vendas da empresa. A necessidade de capital de giro pode ser estimada de dois modos:
a) Baseada no ciclo financeiro.
b) Utilização dos demonstrativos contábeis (balanço patrimonial).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes