Buscar

AV PARCIAL 2 - Política Ambiental Global

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV PARCIAL 2: POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 29/06/2017 16:35:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405209793)
	1a sem.: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DOS TEMAS AMBIENTAIS
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Muitas vezes, dada a sua importância nos debates atualmente, o tema ambiental e a preservação dos ecossistemas nos parece uma preocupação "nova" da humanidade. Esse debate, no entanto, já pode ser identificado em ações de governos e estudos acadêmicos já no séc. XIX e em períodos anteriores. Sobre essa questão, considere as seguintes afirmações:
I) A criação do primeiro parque florestal foi um claro sinal da preocupação ambiental nos Estados Unidos em meados do século XIX;
II) Graças aos avanços econômicos consquistados pela Revolução Industrial, a degradação dos rios e da atmosfera só começou a ser percebida na segunda metade do séc. XX;
III) A evolução da estrutura de produção e consumo do modo capitalista fez "acender", pela primeira vez, as preocupações com a questão ambiental. Medidas efetivas, no entanto, era limitadas pelos interesses de desenvolvimento econômico e rápida industralização;
IV) A organização da Primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, já no final do século XIX, antecipou o debate ambiental na agenda internacional e enfraqueceu a perspectiva segundo a qual apenas os países industrializados teriam responsabilidade sobre a poluição atmosférica.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	II, III e IV
	
	I e III 
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	I e IV
	
	 2a Questão (Ref.: 201405808346)
	sem. N/A: Evolução Histórica
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Qual alternativa completa a frase abaixo? Desde o final do século XIX, as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo. Por um lado tivemos uma postura apreensiva dos governos, seja em prevenir a degradação ambiental ou priorizar a industrialização a qualquer custo, por outro: 
		
	
	as empresas nucleares
	
	as universidades
	
	o comércio de animais
	
	a agricultura
	
	a sociedade civil 
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201405713521)
	sem. N/A: As conferências internacionais e as transformações na percepção das questões ambientais globais
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo o relatório "Limites do Crescimento" o mundo passava de um processo de crescimento global para equilíbrio global devendo debater novas políticas que corrigissem a degradação provocada no período de rápido crescimento econômico. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
		
	
	A cooperação entre as nações, a conscientização e o planejamento global em busca de um equilíbrio, não seriam os meios viáveis e eficientes na transformação da percepção individual e dos Estados.
	
	Embora lento e de custos altos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o crescimento econômico e o meio ambiente.
	
	Embora lento e de custos baixos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão não estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	 4a Questão (Ref.: 201405209886)
	2a sem.: CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A Conferência do Meio Ambiente de 1992, conhecida como ECO-92, vinculou meio ambiente e desenvolvimento, politizando definitivamente o debate e mostrando grandes conflitos de interesses entre as nações desenvolvidas economicamente e os países pobres. Dela surgiu o conceito de ¿desenvolvimento sustentável¿, que pode ser definido como:
		
	
	A formulação de um certificado que garante sustentabilidade às empresas e produtos que seguem padrões rígidos de respeito ao meio ambiente. 
	
	A identificação dos aspectos culturais de cada localidade destinadas a divulgar a arte e a melhoria das condições de vida através de projetos sociais voltados para a população de baixa renda em bairros da periferia.
	
	A condição necessária para que cada país possa desenvolver estratégias políticas destinadas a viabilizar o aumento da população e a melhoria das condições de vida através de modelos econômicos que também possam evitar a exploração irracional da natureza.
	
	A expressão de estratégias econômicas destinadas a promover o crescimento da riqueza e a melhoria das condições de vida através de modelos capazes de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais.
	
	A implantação de estratégias de recursos humanos destinadas a promover o aumento da riqueza e a melhoria das comunicações através de modelos capazes de evitar o desgaste econômico e político das empresas responsáveis.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201405209866)
	3a sem.: DEBATES TEÓRICOS
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Um dos mais importantes nomes quando tratamos dos primeiros debates internacionais sobre o tema ambiental é o de Ignacy Sachs, acadêmico presente na Conferencia Preparatória para a I Conferencia Mundial do Meio Ambiente da ONU e responsável pela indicação da idéia do eco desenvolvimento, que significa:
		
	
	Uma abordagem econômica sobre o meio ambiente, mostrando a relação existente entre democracia, subdesenvolvimento, ecologia e degradação dos recursos naturais.
	
	Um modo de desenvolvimento compatível com a renovação dos recursos naturais a fim de garanti-los às gerações futuras.
	
	Uma radical abordagem sobre os riscos do desenvolvimento sobre o meio ambiente, apontando, portanto, o fim do capitalismo como única saída para o equilíbrio do planeta.
	
	Um conceito mais tarde compreendido como "desenvolvimento sustentável", e que busca usar dos avanços tecnológicos para a preservação do meio ambiente.
	
	Uma visão resultante dos debates capitalistas sobre desenvolvimento sustentável e a necessidade de frear o consumo predatório das populações de países ricos. 
	
	 6a Questão (Ref.: 201405713583)
	sem. N/A: Os debates teóricos sobre desenvolvimento e meio ambiente
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa que completa corretamente a frase. Os __________________, observando o estágio de desenvolvimento da produção e os danos causados ao meio ambiente, defendiam uma postura radical de preservação ambiental baseada na proteção integral de determinados ecossistemas, com o objetivo de garantir sua intocabilidade pelo homem ou que fossem assimilados pela lógica da expansão do desenvolvimento urbano.
		
	
	Economistas 
	
	Ludistas 
	
	Conservacionistas 
	
	Ecologistas
	
	Preservacionistas 
	
	 7a Questão (Ref.: 201405209898)
	4a sem.: CAPITALISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que:
		
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentemo crescimento econômico dos povos.
	
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas. 
	
	 8a Questão (Ref.: 201405209894)
	4a sem.: CAPITALISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Através do texto "Nosso Futuro Comum", o conceito de desenvolvimento sustentável é finalmente formalizado e levado ao âmbito global como "saída" para a degradação ambiental, diferente da proposta feita anteriormente pelo Clube de Roma, onde o crescimento zero foi colocado como opção única para interromper a destruição do meio ambiente. Assim sendo, é CORRETO dizer:
		
	
	Não podemos pensar em desenvolvimento sustentável sem o crescimento econômico dos países pobres, isso porque o requisito básico para o respeito ao meio ambiente é atingir os mesmos níveis de consumo e conforto dos países ricos e desenvolvidos.
	
	Há uma forte influência do pensamento conservacionista na construção conceitual de desenvolvimento sustentável, isso porque aceita-se a necessidade de satisfação das gerações atuais, mas respeitando as demandas das gerações futuras.
	
	Há uma ampla convergência entre o pensamento desenvolvimentista e a formação conceitual de desenvolvimento sustentável, o que pode ser verificado pela continuidade dos antigos processos industriais e de extração de recursos naturais.
	
	Segundo o relatório, o conceito de desenvolvimento sustentável é compatível apenas com a realidade econômica e social dos países ricos, pois aos pobres poderia significar um entrave ao desenvolvimento nacional. 
	
	Buscando isentar os países pobres de qualquer responsabilidade sobre a degradação ambiental, o conceito de desenvolvimento sustentável se tornou possível apenas aos países de grande desenvolvimento econômico e industrial, cujas tecnologias estão aptas a atuar com menor impacto ambiental.
	
	 9a Questão (Ref.: 201405209979)
	5a sem.: REVISÃO DE CONTEÚDO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De certo modo podemos dizer que a maior parte dos movimentos ambientalistas e até mesmo as posturas defendidas pelos Estados refletem uma importante base teórica sobre o meio ambiente e ameaças produzidas pela industrialização. Sobre isso, considere: 
I) O pensamento preservacionista centrava sua atenção na necessidade de proteção total a determinandos ecossistemas, sobretudo os mais ameaçados pela ação do homem;
II) Ao longo do tempo, o pensamento desenvolvimentista acabou se tornando a base de defesa dos Estados e das organizações internacionais sobre a viabilidade em desenvolver tecnologias que preservem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, promovam a expansão da economia mundial;
III) Os Estados são os primeiros atores a receber a influência do conservacionismo, por isso se tornaram grandes defensores das práticas de proteção total dos ecossistemas e enfraquecimento de técnicas antigas de produção industrial;
IV) Para os conservacionistas conservar era justamente utilizar a natureza de uma maneira sustentável, consumir adequadamente de acordo com necessidades equilibradas e considerar as necessidades futuras.
Estão CORRETAS as opções: 
		
	
	I, II e III
	
	I e IV
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e III
	
	 10a Questão (Ref.: 201405779933)
	sem. N/A: QUESTÕES TEÓRICAS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TEMA AMBIENTAL
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O documento produzido pela Comissão Mundial do Meio Ambiente que chamou atenção para o papel do homem nas ameaças ao perfeito equilíbrio do meio ambiente planetário, apontando processos de degradação já em andamento e que formalizou o conceito de desenvolvimento sustentável é:
		
	
	Nosso Futuro Comum 
	
	Agenda 21
	
	Os Limites Legais
	
	Os Limites do Crescimento
	
	Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Outros materiais