Buscar

Arte Urbana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arte Urbana
Cleisson do Nascimento Moreira
Professor: Álvaro Jatobá
Estética II
Centro Universitário do Sul de Minas/ UNIS-MG
Varginha-MG
Definação
A Arte Urbana (street art, em inglês) designa uma arte encontrada nos meios urbanos, seja por meio de intervenções, performances artísticas, grafite, dentre outras.
 É encontrada onde o cidadão comum poderá se deparar com a diversidade cultural que abrigam os centros urbanos, sem necessariamente ter se dirigido a um centro cultural.
Origem
Esse tipo de expressão artística espalhada por todo o mundo, surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e possui um caráter dinâmico e efêmero, os quais podem ser imortalizadas pela fotografia.
A central proposição da arte urbana é justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas (equipamentos culturais: teatro, cinemas, bibliotecas, museus), para dar visibilidade a arte cotidiana, espalhada pelas ruas. Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, no entanto, muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e econômicas.
Origem
Importante analisar o crescimento da arte urbana nos últimos tempos, de forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito importante das minorias que vivem nos centros urbanos, e anseiam em mostrar sua arte.
Assim, essas manifestações populares permitem o encontro com a arte independente, apesar de muitos artistas de ruas, terem se consagrado mundialmente, reconhecidos pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação em massa.
Arte Urbana no Brasil
No Brasil, a arte de rua surge na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com o advento da Ditadura Militar.
Note que no início era uma arte marginalizada, entretanto, adquiriu posição de destaque no mercado de arte, com diversos artistas do país consagrados pelo mundo. Ainda que o trabalho do artista de rua não seja reconhecido por muitos, importante destacar a importância e relevância do artista para a sociedade.
Tipos de arte urbana
Grafite: desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. Há muitas técnicas de grafite e atualmente os trabalhos em 3d chamam a atenção dos críticos.
Tipos de arte urbana
Estêncil: parecido com o grafite, esse tipo de técnica utiliza o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas, postes, paredes.
Tipos de arte urbana
Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes.
Autocolantes e Colagem: chamado de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos pela cidade.
Cartazes: Muito comum esse tipo de intervenção urbana, também chamada de "cartazes lambe-lambe", donde se fixam cartazes (papel e cola) pela cidade, sejam em postes, praças, edifícios, feitos manualmente ou impressos.
Tipos de arte urbana
Estátuas Vivas: muito encontrado nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas realizam um importante trabalho com o corpo, os quais permanecem estáticos durante longo tempo, realizando pequenos movimentos. Geralmente estão pintados e caracterizados.
Apresentações: essas apresentações de rua podem ser de caráter teatral, musical, circense (malabaristas, palhaços, etc.), sendo trabalhos solos ou em grupos.
Instalações: são inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua, sejam objetos, materiais distintos, com o intuito de provocar uma mudança no cenário já existente.
Ze Carrion
Ze Carrion  é um artista multidisciplinar, técnico e protesto. Bachelor of Fine Arts, a mistura de pulverização com tinta de plástico e é num ponto intermédio entre a grafite e a arte de rua. Sua forma de trabalhar paredes tracejadas fazer suas obras muito reconhecíveis e fiel a um estilo particular.
Foi um dos artistas  #TrazosUrbanos , a arte urbana com base documental em Madrid para Instagram que criou o Laboratório RTVE.es. Ele já expôs na neomudéjar, Mercado de la Cebada, Tabacalera ou macaco Garden, entre outros, além de ter expôs seu trabalho em outros países.
Ze Carrión recentemente expôs no CentroCentro Cibeles na exposição contra a fraude fiscal "O fiasco do Tesouro" , juntamente com outros artistas importantes da capital, onde ele tenta mobilizar contra a desigualdade e os paraísos fiscais por uma das formas de expressão mais poderoso: a arte.
JoniPunto
JoniPunto alcançou a arte urbana na ponta dos pés, depois de passar horas na frente de um computador aprendizagem gráfico.Desde seu projeto do computador, esboços esboçadas somente a alguns anos mais tarde levou as paredes de Madrid. O seu trabalho tem como objetivo a reflexão geradoras, nessas sensações de ignição encontrar suas figuras minúsculas até os tubos, drenos beber ou suspensa num pequeno janela sombra saltando. 
Ele é um artista raro: ele gosta de peças sutis, coloca a sua assinatura quase obrigação e adora trabalhar como uma equipe, como ele tem feito colaborações por favor. Mas o que é surpreendente sobre seu trabalho é que cada intervenção se destina a ser pintado em uma parede de concreto, dependendo da luz, as cores ou a aparência de que a parede.
Arte Urbana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais