Buscar

EXERCICIOS DISCURSIVOS GEST FINAN PUBLICA

Prévia do material em texto

EXERCICIOS DISCURSIVOS – GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS
Os princípios do planejamento aplicados à área pública constituem as premissas básicas, entende-se como premissas às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.
Cite 04 dos princípios que norteiam o planejamento aplicado à área pública.
Racionalidade, Previsão, Universalidade, Unidade.
O planejamento é uma função essencial da administração publica, sendo o ponto de partida para uma administração eficiente e eficaz. A compreensão do geral da perspectiva do planejamento sob prática da administração pública é extrema importância para o pleno entendimento da gestão pública como tal conhecemos na atualidade.
Indique os 03 níveis de planejamento.
Planejamento Global, Planejamento Regional e Planejamento Setorial.
O Orçamento Público pode ser entendido como um conjunto de informações que evidenciam as ações governamentais, bem como um elo capaz de ligar os sistemas de planejamento e finanças.
Descreva sobre o orçamento de Seguridade Social.
Abrange as entidades e os órgãos vinculados à seguridade social: saúde, previdência social e assistência social, tanto na administração direta como indireta, bem como fundos e fundações, os quais são instruídos e mantidos pelo Poder Publico.
O Orçamento Público tem como objetivo principal o alinhamento entre as necessidades sociais e ações de curto, médio e longo prazos do Estado. O orçamento público é elaborado em quatro etapas distintas: 
Elaboração do PPA;
Elaboração do LDO;
Elaboração do LOA;
Elaboração do Plano diretor;
Diante da explicação e argumentação sobre o orçamento, faça uma analise como cada uma das etapas se relaciona quem pode elaborar o orçamento, seus objetivos e limitações.
PPA: Elaborado de forma regionalizada, seu objetivo é estabelecer metas de continuidade dos programas e projetos de longo prazo. Prazo de 4 anos 
LDO: Elaborado com participação do Poder Legislativo. Estabelece os limites das propostas orçamentárias de todos os Poderes e do Ministério Público. É o elo entre o PPA, LOA e LDO. Prazo de 1 ano
LOA: Elaborado pelo Poder Executivo, é a proposta orçamentaria anual. Prazo de 1 ano.
Plano diretor: É o principal instrumento de planejamento da politica urbana. Contribui para a formação urbana dos municípios. Prazo de 4 anos do mandato executivo. 
A receita publica pode ser entendida como toda a arrecadação de rendas autorizadas pela Constituição Federal, leis e títulos creditórios à fazenda pública. A receita publica passa por etapas, descreva a parte da Arrecadação da Receita.
Decorre do registro contábil de ingressos provenientes dos contribuintes ou de devedores, cujas receitas foram previamente reconhecidas ou não reconhecidas por ocasião de recebimento.

Outros materiais