Buscar

APOL TEORIA DA HISTORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Teoria da História
	Data de início:
	19/06/2017 11:30
	Prazo máximo entrega:
	- 
Questão 1/5 - Teoria da História 
Considere o seguinte extrato de texto: 
“O homem comumente considerado fundador do historicismo e que, de fato, seria o divulgador dos novos métodos ‘científicos’ da história, é Leopold von Ranke (1795-1886). Procedente de uma família de pastores luteranos, publicou Histórias dos povos românicos e germânicos de 1494 a 1514, em 1824, quando ainda não tinha trinta anos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História dos Homens. Bauru: EDUSC, 2004. p. 225. . 
Considerando o texto-base História dos Homens, acerca da perspectiva de Ranke sobre a história, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Embora acreditasse estar escrevendo a história como ela realmente foi, a evolução da disciplina demonstrou, posteriormente, que não há conhecimento totalmente neutro.
	
	B
	A perspectiva rankeana da História foi a dominante ao longo do século XX, criticada somente a partir da pós-modernidade.
	
	C
	Por mais que tenha sofrido muitas críticas, a concepção rankeana da história continua sendo amplamente aceita, desde que seja fortemente apoiada na crítica interna e externa da documentação primária.
	
	D
	O pensamento de Ranke negava a possibilidade de objetividade na interpretação histórica, feita a partir da análise documental.
	
	E
	A História renegou a tradição elaborada por Ranke e passou a defender a falta de necessidade de documentação primária para compor uma explicação racional e objetiva do passado.
RESPOSTA CORRETA A
uestão 2/5 - Teoria da História 
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A meio caminho entre a Ilustração e as novas correntes de que falaremos mais tarde, está Hegel (1170-1831) que, hoje sabemos, graças aos arquivos da polícia, sempre manteve simpatias pelo liberalismo, o que, em termos de governo prussiano, queria dizer tanto quanto pela revolução”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História dos Homens. Bauru: EDUSC, 2004. p. 267. 
O trecho-base refere-se à filosofia de Georg Hegel. Sobre a concepção de história deste filósofo alemão, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Para Hegel a história das civilizações era a história da luta de classes.
	
	B
	Hegel buscou se concentrar na questão dos poderes, observados a partir de uma perspectiva relacional.
	
	C
	A ideia de Hegel para a história era de que se deveria recortar ao máximo o enquadramento das pesquisas, focando no nível micro-histórico.
	
	D
	Hegel foi um forte defensor da História científica e positiva, trabalhando com a concepção e um conhecimento científico e neutro sobre o passado.
RESPOSTA CORRETA D
Questão 3/5 - Teoria da História 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Boa parte das reiteradas elucubrações em torno da história como narração - Hayden White, Ricoeur, etc. –, que parecem colocar a questão como se fosse um problema específico da história, ameaçando-a de se ver expulsa do terreno da ciência para cair no da literatura, não consideram que a narração é a forma habitual com que o homem organiza os conhecimentos, inclusive os das ciências naturais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História dos Homens. Bauru: EDUSC, 2004. p. 408. 
Considerando o texto-base História dos Homens, e a leitura do livro-baseTeoria da História, assinale a alternativa correta a respeito do pensamento do historiador Hayden White.
	
	A
	Na perspectiva da crítica da narrativa feita por Hayden White, a história seria uma espécie de narrativa específica, completamente distinta de outros gêneros literários.
	
	B
	Segundo Hayden White, a forma da narrativa seria o elemento garantidor da neutralidade e da objetividade científica.
	
	C
	Para Hayden White, a narrativa história seria equivalente a qualquer outra forma literária, não guardando nenhuma relação necessária com a realidade do passado.
	
	D
	A narrativa, segundo Hayden White, era a forma de demonstrar o poder das estruturas sobre as ações individuais, apagando a realidade dos agentes históricos reais.
RESPOSTA CORRETA C
Questão 4/5 - Teoria da História 
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Como os positivistas, os “historicistas” viam nos fatos singulares ou individuais do passado objeto da História; porém, não lhes atribuíam o caráter de fatos reais, externos ao observador: viam-nos como ‘fatos de pensamento’, como uma criação subjetiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, C. Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, p. 33. 
Considerando o texto-base, sobre a história factual dos historiadores tradicionais do século XIX, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os historiadores do século XIX preocupavam-se com a “história vista de baixo”, dando pouca atenção aos grandes homens e acontecimentos.
	
	B
	Ao privilegiar os fatos, a historiografia tradicional do século XIX desconsiderava as ações individuais frente às ações estruturais.
	
	C
	A ênfase nos fatos, durante o século XIX, voltava-se para a construção de uma história literária e ficcional, mais atrativa aos leitores.
	
	D
	Os historiadores do século XIX estabeleciam relações causais simples entre diferentes fatos, organizados de maneira cronológica, focando sempre na ação dos indivíduos mais importantes.
	
	E
	A historiografia tradicional do século XIX observava a história a partir da dinâmica da luta de classes, estabelecendo os fatos em referência à disputa entre proletários e burgueses.
RESPOSTA CORRETA D
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Teoria da História
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A História é, para nós, uma ciência em construção. [...] No caso da História, porém, além deste sentido geral, queremos dizer com ‘ciência em construção’ que a conquista do seu método científico ainda não é completa, que os historiadores ainda estão descobrindo os meios de análise adequados ao seu objeto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, C. Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, , p. 43. 
Considerando o trecho do texto-base Introdução à História, assinale a alternativa correta acerca do método de trabalho em História:
	
	A
	O caráter de ciência em construção leva ao fato de que o conhecimento construído pelos historiadores é incontestável.
	
	B
	A explicação histórica constrói um conhecimento equivalente às narrativas literárias, cinematográficas etc.
	
	C
	A explicação histórica pode ser contestada por outros pesquisadores, de forma que nunca há uma verdade definitiva.
	
	D
	Como ciência, a História é uma espécie de conhecimento transcendental, difundido pelas figuras divinas.
	
	E
	A História é um conhecimento revelado, criado a partir da análise dos textos considerados sagrados.
 RESPOSTA CORRETA C

Outros materiais