Buscar

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

AVEC/FIVE
	Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura-AVEC
FaculdadesIntegradasdeVárzea Grande – FIVE
Pedagogia – Rec. Port. 696 de 10.05.94
Rua Arthur Bernardes, 525 – Bairro Jardim Aeroporto
Fone: (65) 3388-8400
E-Mail:pedagogia@ive.edu.br
CEP: 78.125-100 - VÁRZEA GRANDE - MATO GROSSO
	FACULDADES
CURSO DE PEDAGOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VG/MT
NOV/2015
ANA NILZA P. DA SILVA
BRUNA F. L. NASCIMENTO
KAROLINE R. S. NICOLETTI
ROSSÁTIA B.C DE SIQUEIRA
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VG/MT
NOV/2015
Introdução
Este projeto de pesquisa visa fazer uma reflexão acercado papel do gestor numa perspectiva democrática em escola ou creche. A gestão democráticaconsiste em atender os compromissos sociais e políticos de coletividade das classes trabalhadoras, visando a possibilidade de uma administração coletiva a qual exige a participação de toda a comunidade escolar em todas as etapas do processo educativo, contribuindo para um melhoramento do ensino.
Busca-se refletir, nesta pesquisa, sobre uma parte importante da prática social da educação: a gestão democrática no sistema de ensino, e especificamente na modalidade da educação infantil. 
Justificativa 
	Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o papel da equipe gestora no desenvolvimento das metas e objetivo a ser desenvolvido na Educação Infantil.
	A educação infantil é considerada segundo a legislação na qual orienta todo o ensino do Brasil,Lei nº 9394/96(2012 , p.27):
Art.29- a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança ate 6 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art.30- a educação infantil será oferecida:
l- creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 anos de idade;
ll- pré-escolas, para as crianças de 4 a 6 anos de idade.
Art.31- na educação infantil avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
A educação infantil é considerada uma modalidade de ensino e se diferencia das demais da educação básica, pois se trata de uma educação inicial a alunos de 0 a 6 anos de idade.
Segundo Gracindo (2007, p.37) a educação infantil tem por objetivo ao desenvolvimento dehabilidades cognitivas sem deixar de lado o desenvolvimento afetivo e físico . É preciso ensinar valores, regras, limites, como se relacionar bem com o outro, compreendendo a fase de desenvolvimento de cada faixa etária.
Assim, é possível compreender que a gestão democrática não cabe somente para o Diretor (a) da escola, uma vez que deve também ser discutida, compreendida e exercida pelos estudantes, funcionários, professores, pais e mães de estudantes, gestores, bem como pelas associações e organizações sociais da cidade e dos bairros. Assim Gracindo aponta:
A escola se concretiza a partir da relação que as pessoas desenvolvem com diversos grupos sociais. Portanto ela não acontece no abstrato. Ela ocorre na pratica, na experiência vivenciada. E dessa forma pode ser dizer que a educação é uma pratica e que ocorre no social.( 2007, p.50).
	Mediante o que o autor aponta, esta pesquisa éimportante pois com a democracia compreendemos que temos objetivos a ser realizados e deveres a ser cumpridos, com a pratica democrática conseguimos realizar os propósitos que buscamos, sem sair das leis e das regras da sociedade.
Objetivo Geral
Possibilitar a construção de conhecimentos sobre gestão democrática, concepções, praticas, e desafios, como instrumentos para sua participação autônoma, critica e propositiva.
Objetivosespecíficos
Compreender o processo de construção da gestão democrática na escola;
Conhecer os instrumentos e elementos básicos na ação da gestão democrática;
Entender o significado do termo gestão participativa;
Verificar em lócus a ação desenvolvida pelo gestor escolar;
Embasamento teórico
Segundo Paro a democracia também tem seus desafios na questão da teoria e da pratica, pois em seu livro ele nos aponta como o professor deve aplicar a democracia na sala de aula, com coerência com seu discurso.
	E de acordo com Paro a democracia se prevalece a autonomia que cada individuo possui, com objetivo do trabalho coletivo, sem autoritarismo, e não se fechar apenas em um grupo pequeno de gestor, ou um gestor para administrar uma escola. Portanto Paro se baseia mais nas praticas da democracia e não na teoria democrática.
Entretanto Gracindo não foge muito do pensamento de Paro, porem ele visa mais a participação, a transparência, o pluralismoe a autonomia apontando esses quatros elementos indispensáveis para a gestão democrática. 
	Em relação a estes princípios citado por paro, a escola como uma instituição social deve ater-se de princípios democráticos para o desenvolvimento do objetivo final, a aprendizagem.
	Para que este processo se efetive é necessário que a equipe gestora tenha uma visão democrática para o fortalecimento da escola. Segundo Luck (2011): A escola deve ser uma comunidade de aprendizagem também em liderança, tendo em vista a natureza do trabalho educacional.Desta forma a mesma nos afirma o papel que a comunidade tem com agestão escolar ,ou seja, participando no desenvolvimento democrático em conjunto com a equipe gestora.
Metodologia
Para o desenvolvimento deste projeto será realizado uma pesquisa bibliográfica em livros, revista cientifica e artigos na qual tratam sobre o tema proposto. Segundo Gil (2008 )a pesquisa bibliográfica: é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não recomenda-se trabalhos oriundos da internet.
Esta pesquisa é de cunho qualitativo, pois a mesma possibilita ao pesquisador, segundo Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Além da pesquisa bibliográfica será realizada uma pesquisa de campo,segundo Severino (2007, p.124-125) as técnicas de pesquisa são as seguintes: documentação, entrevista, entrevistas não-diretivas, entrevistas estruturadas, história de vida, observação e questionário.De acordo com o mesmo esta pesquisa será desenvolvida em uma instituição publica, com questionários e entrevistas para a equipe gestora da instituição. 
Cronograma 
	
	Agosto 
	Setembro 
	Outubro
	Novembro 
	Atividades/Períodos
	
	 x
	
	
	Levantamento de Leitura
	
	 x
	
	
	Montagem do projeto
	
	
	 x
	
	Coleta de dados 
	
	
	 x
	
	Tratamento de dados 
	
	
	 x
	
	Elaboração do relatório final 
	
	
	
	 x
	Revisão de texto 
	
	
	
	 x
	Entrega do trabalho 
	
	
	
	 x
ReferenciaBibliográfica
GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática no sistema e na escola, Brasília: ed. Universidade de Brasília,2007.
LUCK, Heloisa. Gestão participativa na escola, v.11,Petrópolis : ed. Vozes,2013.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino, São Paulo: ed. Ática, 2007.

Outros materiais