Buscar

Sustentabilidade: Indicadores Sociais, Projetos Alternativos e Desenvolvimento Sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
Disciplina: SUSTENTABILIDADE
Avaliação: AV	Data: 06/2017 
Aluno: 
Professor:	MANUELA CHAGAS MANHAES
Nota Prova: 7,8 de 8,0	Nota Partic.: 2,0	Av. Parcial.: 2,0
�
Critério: AV
�
Turma: 
Nota SIA: 10,0 pts
�
SUSTENTABILIDADE
�
1a Questão (Ref.: 251017)
�
Pontos: 0,8 / 1,0
�
Segundo Funiber (2010), uma forma de medir o desenvolvimento é através de indicadores, os quais normalmente estão relacionados apenas com questões econômicas. Contudo, quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem ter de considerar as dimensões econômica, social e ambiental. Assim sendo, para Funiber (2010) quais são os indicadores da dimensão Social.
Resposta: 
Gabarito:
Participação, Equidade, Organização, Identidade Cultural, Desenvolvimento Institucional e Educação.
2a Questão 	Pontos: 1,0 / 1,0
A sustentabilidade pode ter sua aplicação em diversos níveis, como na adoção de fonte de energias limpas, que está entre as preocupações centrais. Pensando nisso, cite alguns projetos alternativos que empresas criam com essa finalidade.
Resposta: 
Gabarito: Algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando­se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.
�
3a Questão 
�
Pontos: 1,0
�
/ 1,0
�
�
1/4
�
	BDQ Prova
Com base no que estudamos sobre desenvolvimento ambientalmente sustentável, assinale a opção que NÃO corresponde ao tema.
O desenvolvimento econômico e o cuidado com o meio ambiente são compatíveis, interdependentes e necessários.
A alta produtividade, a tecnologia moderna e o desenvolvimento econômico podem e devem coexistir com um meio ambiente saudável.
O desenvolvimento sustentável é simplesmente impossível se for permitido que a degradação ambiental continue.
Os recursos da Terra são suficientes para atender às necessidades de todos os seres vivos do planeta se forem manejados de forma eficiente e sustentada.
O desenvolvimento econômico e o bem estar do ser humano independem dos recursos da Terra.
4a Questão 	Pontos: 1,0 / 1,0
De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988 em seu artigo 225:
A criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial
sadia qualidade de vida, impondo­se ao poder público e à coletividade o dever de defendê­lo e preservá­lo para as presentes e futuras gerações.
A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos
5a Questão 	Pontos: 1,0 / 1,0
O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais, podendo ocorrer?
superabundância de água
reflorestamento das florestas tropicais
aumento da biodiversidade
mudanças climáticas
antipoluição dos mares
6a Questão 	Pontos: 1,0 / 1,0
A capacidade de usar os recursos naturais e de alguma forma devolvê­los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para esse fim está relacionada a:
Gestão de Recursos
Gerenciamento de Riscos
Manejo Planetário
Sustentabilidade
Sabedoria Ambiental
�
�
2/4
�
	BDQ Prova
7a Questão 	Pontos: 0,5 / 0,5
Processo político­administrativo de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Este é o conceito de:
Relatório de impacto ambiental
Estudo de impacto ambiental
Politica ambiental
Gestão ambiental
Lei ambiental
8a Questão 	Pontos: 0,5 / 0,5
A Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo ¿a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana¿. Alguns dos princípios que deverão ser atendidos de acordo com o artigo 2º da Lei 6938/81 são: I ­ Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar II ­ Acompanhamento da qualidade ambiental III ­ Recuperação de áreas degradadas IV ­ Educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá­la para participação ativa na defesa do meio ambiente. Estão CORRETOS os princípios:
I, II
I, II, III
II, III, IV
II, III
I, II, III,IV
9a Questão 	Pontos: 0,5 / 0,5
Devido ao crescimento populacional o atendimento das necessidades básicas de todo esse contingente humano atual e futuro exige e exigirá cada vez mais a utilização de recursos do meio ambiente, sendo necessário maior mobilização social e por isso as ações deverão ser:
Fiscalizatórias
Insustentáveis
Corretivas
Predatórias
Sustentáveis
10a Questão 	Pontos: 0,5 / 0,5
O consumo consciente é uma maneira de consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Com isso, o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor.
Assinale a opção que NÃO corresponde ao consumo consciente.
O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
O consumidor consciente sabe que é necessário um consumo exagerado para sobreviver no meio em que vivemos.
O conceito de consumo sustentável passou a ser construído a partir do termo desenvolvimento
	
	3/4
�
	BDQ Prova
sustentável, divulgado com a Agenda 21.
O consumidor consciente busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande depessoas promova grandes transformações.
O consumidor consciente reflete a respeito de seus atos de consumo e como irão repercutir sobre si mesmo, nas relações sociais, na economia e na natureza.
�
	4/4

Outros materiais