Buscar

semi de comunicação e Expresão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1:
O Problema social representado por Cândido Portinari na obra "Café" foi o período da escravatura no Brasil, no qual Muitos "escravos de várias partes do continente africano eram contrabandeados e vendidos em leilões para os grandes senhores do Café.
Esse era um dos grandes problemas social mais encontrados no nosso País, esse tipo de "tráfico" foi abolido em 1888, logo após da aprovação da lei áurea. Os negros eram obrigados a trabalhar nas lavouras em troca de alimento e com a esperança de receber sua carta de alforria, além de viver uma vida medíocre, eles ainda eram submetidos a passar por agressões físicas caso fizessem resistência à alguma ordem dos seus senhores.
Esse problema em tese já foi abolido da nossa população, mas ainda acontece de maneira vergonhosa, onde latifundiários enganam seus trabalhadores prometendo grandes salários ou melhorias em sua renda e, de maneira desprezível, esses trabalhadores são abandonados onde seguem ordens e regras de seus capatazes. Apesar dos programas sociais para melhoria das famílias com baixa renda, esse problema citado acontece de forma encoberta onde o governo não consegue manter a total fiscalização de tal adversidade.
QUESTÃO 2:
A linguagem verbal e não verbal contribui de forma significativa para o entendimento do texto. Da maneira com que a charge foi exposta, tendo como forma o mapa do Brasil com várias pessoas de diferentes classes sociais indignadas com inúmeros problemas, que foram surgindo ao longo dos anos pela incompetência de nossos parlamentares.
A imagem tem como objetivo mostrar que a revolta foi em todo País e que os brasileiros estão sim preocupados com o futuro e com o que é feito com o dinheiro dos cofres públicos.
Obviamente devemos representar revoltas através de protestos na rua, mas nunca esquecer que essa é a nossa casa e devemos preservar nosso patrimônio físico, e zelar pelo bem-estar da nossa nação.
Questão 3,Texto 1
Eu hospedo meus amigos muito bem em minha casa.
Questão 4,Texto 2
       De acordo com o texto "Preconceito Linguístico" de Marcos Bagno entende-se que o Brasil é um país de culturas e tradições variadas, formada por povos de várias etnias e raças. A variação da língua e das palavras é natural quando se há uma junção de diferentes dialetos e culturas.
      Cada região ou cada estado adquire formas diferentes de pronúncia, desviando a forma culta das palavras. Devemos respeitar as várias culturas que existem em nosso país e a maneira com que o povo se expressa e se comunica, sempre buscando usar as palavras corretamente e valorizando a linguagem culta levando em conta o regionalismo para que não haja o comprometimento na comunicação entre as pessoas.
Questão 5:
       Devemos sim respeitar as variações linguísticas para que haja o entendimento momentâneo da comunicação entre duas pessoas, e procurar interpretar de maneira correta o verdadeiro sentido das palavras, traduzindo assim, o português de uma forma culta e que possa dar entendimento a outras pessoas, havendo a compreensão correta da mensagem.

Outros materiais