Buscar

Guyton - Resumo Capítulo 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Guyton – Capítulo 10
Excitação Rítmica do Coração
O coração é dotado de sistema especial para (1) gerar impulsos elétricos rítmicos que causam contrações rítmicas do miocárdio e (2) conduzir esses impulsos rapidamente por todo o coração.
O Sistema Excitatório e Condutor Especializado do Coração
- O sistema excitatório é composto pelo nodo sinusal, pelas vias internodais, pelo nodo A-V, pelo feixe A-V, e pelos ramos esquerdo e direito das fibras de Purkinje.
- O nodo sinusal está situado na parede posterolateral superior do átrio direito. Suas fibras se ligam diretamente às do átrio, de forma que qualquer potencial de ação nele iniciado se difunde de imediato para a parede do músculo atrial.
- O potencial de ação no nodo sinusal é gerado pelos canais lentos de sódio-cálcio de forma que a despolarização e repolarização ocorrem mais lentamente do que no músculo ventricular.
- A autoexcitação é causada pelo vazamento de sódio para o interior das células do nodo sinusal, que diminui a negatividade do potencial de repouso lentamente, fazendo com que ele atinja o limiar de -40 milivolts e ocorra ativação dos canais de sódio-cálcio, originando potencial de ação.
- O estímulo do nodo sinusal chega ao nodo A-V através das vias internodais anterior, lateral e média. O estímulo chega ao átrio esquerdo através da banda interatrial anterior.
- O nodo A-V e suas fibras condutoras adjacentes são os principais responsáveis pelo atraso da transmissão do impulso cardíaco dos átrios para os ventrículos, que ocorre por conta do menor número de junções gap entre as fibras de condução. O nodo A-V fica na parede posterior do átrio direito, logo atrás da valva tricúspide.
- As fibras de Purkinje têm características funcionais opostas à do nodo A-V, transmitindo o impulso por todo o ventrículo quase instantaneamente. A única parte do coração que comunica átrios e ventrículos é o feixe A-V, de forma que qualquer outra conexão provoca graves arritmias.
Controle da Excitação e da Condução no Coração
- O nodo sinusal, em situações normais, é o marca-passo natural do coração.
- O nodo sinusal controla o batimento cardíaco porque sua frequência de descargas rítmicas é maior do que a de qualquer outra parte do coração (nodo A-V = 40 a 60 bpm / fibras de Purkinje = 15 a 40 bpm).
- Um marca-passo em qualquer lugar que não o nodo sinusal é referido como marca-passo ectópico. Pode ocorrer quando alguma parte do coração passa a ter autoexcitação maior que a do nodo sinusal ou quando há bloqueio na transmissão do impulso sinusal. Produz sequências anormais na contração cardíaca e pode comprometer significativamente o bombeamento.
- A síndrome de Stokes-Adams ocorre quando há bloqueio da transmissão do impulso entre átrios e ventrículos e as fibras de Purkinje ficam de 5 a 20 segundos sem liberar estímulo, pois antes do bloqueio estavam sobrepujadas. A pessoa desmaia após 4 a 5 segundos, pois não há fluxo sanguíneo para o cérebro; se esse período de atraso das fibras de Purkinje se prolongar muito, pode ocasionar a morte.
- Os nervos parassimpáticos se distribuem principalmente para os nodos S-A e A-V, pouco menos para a musculatura atrial e menos ainda para a musculatura ventricular. Os nervos simpáticos, por outro lado, distribuem-se por todas as porções do coração com forte representação no músculo ventricular; bem como em outras áreas.
- O escape ventricular ocorre quando o estímulo parassimpático é muito intenso e bloqueia a transferência dos estímulos para os ventrículos. Após 5 a 20 segundos parados os ventrículos voltam a bater comandados pelas fibras de Purkinje num ritmo que varia de 15 a 40 bpm.
- O mecanismo de ação simpático e parassimpático é atuar na permeabilidade das células aos íons.
Thaíssa Ramim – Med 110
Daqui a pouco me chamam pra Liga da Justiça.

Outros materiais