Buscar

Silverthorn - Resumo Mineralocorticoides (Aldosterona)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia II – Professor Rodrigo Hohl 
Silverthorn
Mineralocorticoides
- A aldosterona, o cortisol e androgênios são hormônios produzidos pelo córtex da glândula suprarrenal, tendo como alvos os rins e muitos tecidos. A aldosterona atua na homeostase de Na⁺ e K⁺, e o cortisol na resposta ao estresse.
- Tanto a aldosterona quanto o cortisol são hormônios esteroides derivados do colesterol. (OBS: a aldosterona é especificamente produzida na zona glomerulosa do córtex suprarrenal.)
Mecanismo celular de ação de hormônios esteroides
- Os receptores de hormônios esteroides mais estudados são encontrados dentro das células, tanto no citoplasma quanto no núcleo; sendo que o destino final do complexo hormônio-receptor é o núcleo, onde o complexo age como fator de transcrição, ligando-se ao DNA e ativando ou reprimindo genes. (OBS: lembrar que o colesterol é o precursor, e é um lipídeo, de forma que esses hormônios são lipofílicos, ou seja, atravessam membranas. Além disso, são transportados no sangue através de proteínas carreadoras.)
- Os hormônios esteróides exigem um tempo de resposta que pode levar até 90 minutos para a produção de novas proteínas, de forma que não medeiam vias reflexas que requerem respostas rápidas. Foram descobertos, no entanto, receptores de membrana associados a vias de transdução de sinal que permitem respostas não genômicas rápidas iniciadas pelos hormônios esteroidais.
A aldosterona controla o equilíbrio do sódio
- A ingestão de NaCl aumenta a osmolaridade, desencadeando duas respostas: secreção de vasopressina e sede. A ingestão de NaCl e água aumenta tanto do volume do LEC (líquido extracelular), quanto a pressão sanguínea. Esses aumentos disparam diversas vias de controle que levam à excreção da água e do sal extras.
- A aldosterona regula a reabsorção do Na⁺ no túbulo distal e nos ductos coletores do rim. Quanto mais aldosterona, mais absorção de Na⁺. Como um objetivo da aldosterona é aumentar a atividade de Na⁺-K⁺-ATPase, ela também causa secreção de K⁺.
- O alvo principal da aldosterona são as células P, que têm arranjo parecido com o de outras células epiteliais transportadoras polarizadas (aquelas que têm as organelas de transporte em um pólo), com bombas Na⁺-K⁺-ATPase na membrana basolateral, e vários canais (destaque para os canais de vazamento para Na⁺ e para K⁺) e transportadores na membrana apical.
- A aldosterona entra nas células alvo por difusão simples (COMPOSIÇÃO LIPÍDICA). Inicialmente, os canais apicais de Na⁺ e de K⁺ aumentam seu tempo de abertura. Com o aumento do Na⁺ intracelular, a Na⁺-K⁺-ATPase acelera, transportando Na⁺ citoplasmático para o LEC e trazendo K⁺ do LEC para dentro das células P. O resultado é um rápido aumento na reabsorção de Na⁺ e na secreção de K⁺ que não requer a síntese de um novo canal ou proteínas ATPases. Na fase mais lenta da ação da aldosterona, novos canais e bombas são sintetizados e inseridos nas membranas celulares epiteliais.
- A reabsorção de Na⁺ e a reabsorção de água são reguladas separadamente no néfron distal. A água não segue automaticamente a reabsorção do Na⁺: a vasopressina precisa estar presente para tornar o epitélio do néfron distal permeável à água. Em contraste, a reabsorção do Na⁺ no túbulo proximal é automaticamente seguida pela reabsorção da água, pois o epitélio do túbulo proximal é sempre livremente permeável à água.
- A aldosterona é secretada a partir de dois estímulos: concentração extracelular de K⁺ aumentada e pressão sanguínea diminuída. A concentração de K⁺ atua diretamente no córtex suprarrenal; já o decréscimo da pressão sanguínea ativa uma via que resulta na liberação de angiotensina II, que pode estimular a secreção de aldosterona. Dois fatores adicionais modulam a liberação da aldosterona em estados patológicos: aumento na osmolaridade do LEC inibe a secreção na desidratação; e uma redução anormalmente grande de Na⁺ no plasma pode estimular diretamente a secreção de aldosterona.
Sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA)
- A angiotensina II é o sinal usual que controla a liberação de aldosterona do córtex suprarrenal, e faz parte do SRAA, uma via complexa para a manutenção da pressão no sangue.
- A reabsorção de sódio não eleva diretamente a pressão do sangue, mas sua retenção aumenta a osmolaridade, estimulando a sede. Quando a pessoa bebe líquido, o volume do LEC aumenta. Quando o volume do sangue aumenta, a pressão do sangue também aumenta.
Thaíssa Ramim – Med 110
Daqui a pouco me chamam pra Liga da Justiça.
Last child of Krypton.

Outros materiais