Buscar

óptica da visão cap49

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema nervoso: os órgãos especiais dos sentidos 
(unid.X Guyton)
Olho: óptica da visão (cap.49 Guyton)
1.0-Óptica da visão
O olho é equivalente à câmera fotográfica comum. Tem sistema de lentes, abertura variável (pupila) e a retina (filme). O sistema de lentes possui 4 interfaces refrativas: interface entre o ar e a superfície anterior da córnea; interface entre a superfície posterior da córnea e o humor aquoso; interface entre o humor aquoso e a superfície anterior do cristalino; e interface entre a superfície posterior do cristalino e o humor vítreo. 
Todas as superfícies refratárias do olho consideradas como lente única é denominada “olho reduzido”.
Em resposta a sinais nervosos vindos do cérebro, a curvatura do cristalino pode aumentar acentuadamente, provocando “acomodação visual”.
O sistema de lentes do olho pode focalizar uma imagem na retina. A imagem é invertida e reversa com respeito ao objeto. Porém, a mente percebe os objetos na orientação normal, pois o cérebro é treinado para considerar a imagem invertida como normal.
- Mecanismos de Acomodação
Em crianças, o poder refrativo do cristalino pode aumentar voluntariamente, isso é a acomodação. O cristalino muda de lente pouco convexa para muito convexa. No jovem, o cristalino é composto por cápsula elástica cheia de liquido viscoso, proteináceio, mas transparente. Quando o cristalino está relaxado, assume forma esférica, devido à retração elástica da sua cápsula. Mas os ligamentos suspensores se fixam em torno do cristalino, puxando suas bordas para o círculo externo do globo ocular. Os ligamentos são tensionados por suas fixações na borda anterior da coróide e da retina.
Nas fixações laterais dos ligamentos do cristalino ao globo ocular, fica o m.ciliar que tem as fibras meridionais e fibras circulares. Fibras radiais vão das extremidades periféricas dos ligamentos suspensores para a junção corneoescleral. Quando essas fibras musculares se contraem, as inserções periféricas dos ligamentos do cristalino são puxadas liberando a tensão dos ligamentos. Quando as fibras circulares se contraem diminui o diâmetro do círculo das fixações com ligamentos; permitindo que os ligamentos façam menos tração sobre a cápsula do cristalino.
A contração das fibras musculares lisas no m.ciliar relaxa os ligamentos com a cápsula do cristalino, e assim o cristalino assume forma esférica, devido a sua elasticidade.
O m.ciliar é controlado por sinais do SNParassimpático transmitidos para o olho pelo nervo III. A estimulação dos nervos parassimpáticos contrai ambos mm.ciliares, que relaxam os ligamentos do cristalino, permitindo que ele fique mais bojudo e aumente seu poder refrativo. Com o aumento do poder refrativo, o olho focaliza objetos mais perto do que quando tem menos poder refrativo. A medida que um objeto se move em direção ao olho, o n° de impulsos parassimpáticos para o m.ciliar aumenta para o olho manter o objeto no foco.
Com o envelhecimento, o cristalino fica maior e menos elástico, devido à desnaturação das proteínas do cristalino. A acomodação diminui significativamente essa condição é a presbiopia. Na presbiopia cada olho fica focalizado em uma distância constante, não ocorre mais acomodação, a pessoa precisa usar óculos bifocais.
- Diâmetro pupilar
A íris aumenta a quantidade de luz que entra no olho, na escuridão, e diminui a quantidade de luz, na claridade. A quantidade de luz, que entra no olho pela pupila, é proporcional à área da pupila ou ao quadrado do diâmetro da pupila.
Quando se tem grande profundidade de foco a retina pode ser deslocada do plano focal ou a força da lente pode mudar em relação ao normal, e a imagem permanece em foco nítido, enquanto que o sistema de lentes com profundidade de foco rasa movimenta a retina só um pouco em relação ao plano focal, causando um embaçamento externo.
A profundidade de foco do sistema do cristalino aumenta com a diminuição do diâmetro pupilar.
- Percepção de profundidade
A capacidade de determinar as distâncias é denominada percepção de profundidade, pode ser percebida por 3 meios:
1)Determinação da distância pelos tamanhos de imagens retinianas de objetos conhecidos. O cérebro aprendeu a calcular automaticamente a partir do tamanho das imagens, as distâncias dos objetos quando as dimensões são conhecidas.
2)Determinação da distância por paralaxe de movimento, quando a pessoa movimenta a cabeça, as imagens dos objetos se movimentam pelas retinas, e as imagens dos objetos distantes continuam estáticas. Assim determina as distâncias relativas dos objetos. 
3)Determinação de distância por estereopsia (visão binocular), a pessoas com dois olhos tem capacidade maior de julgar distâncias relativas, quando os objetos estão próximos do que uma pessoa que tem só um olho.

Outros materiais