Buscar

Adm Técnicas de DO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO
Campus Cuiabá- Octayde Jorge da Silva 
Departamento de Área de Serviços
Bacharel em Secretariado Executivo
Disciplina: Administração VI
Acadêmicas:
 Adila Pimenta da Cruz
Benedita Aparecida de Souza
Kelviany Cristina dos Santos Sigarini
Lucirlene Pereira da Silveira
Docente: Alexandre José Schumacher
Cuiabá 
2017
Técnicas de Desenvolvimento Organizacional
4. Técnicas de Intervenção para Relações Intergrupais
	A principal técnica de DO para relações intergrupais é a técnica de reuniões de confrontação. Reuniões de Confrontação constituem uma técnica de alteração comportamental a partir da atuação de um consultor interno ou externo (chamado terceira parte), como moderador. Dois grupos antagônicos em conflito (por desconfiança recíproca, discordância, antagonismo, hostilidade etc.) podem ser tratados através de reuniões de confrontação, nas quais cada grupo se auto avalia, bem como avalia o comportamento do outro, como que se colocado de frente a um espelho.
	Nas reuniões, cada grupo apresenta ao outro os resultados das suas avaliações e é interrogado no que se refere às suas percepções. Segue uma discussão, inicialmente acalorada, tendendo a uma posição de compreensão e de entendimentos recíprocos quanto ao comportamento das partes envolvidas.
	O consultor facilita a confrontação, com isenção de ânimo, ponderando as críticas, orientando a discussão para a solução construtiva do conflito, eliminando as barreiras intergrupais.
	A reunião de confrontação é uma técnica de enfoque socioterapêutico. O objetivo é melhorar a saúde da organização, melhorando as comunicações e relações entre diferentes departamentos ou aéreas. Trata-se de uma reunião que envolve diferentes grupos que discutem os problemas, analisam suas causas mais profundas e planejam ações corretivas e profiláticas.
	A reunião de confrontação é utilizada após grandes mudanças organizacionais, como fusões, aquisições, introdução de novas tecnologias etc.
5.Técnicas de Intervenção para a Organização como um todo
	A principal técnica do DO para a organização como um todo é a retroação de dados, um Feedback, que seria o conhecimento mais aprofundado ou até mesmo técnica de levantamento ou suprimento de informação, portanto é uma técnica de mudança de comportamento que se dá desde o principio porém quanto mais dados com conhecimentos a pessoa receber maior será a possibilidade de organizar os dados e agir dentro da empresa usando uma maior criatividade, a ação de intervenção deve ser planejada, depois de ser visto o diagnóstico e por meio do diagnóstico é possível identificar qual intervenção mas adequada que será usada na organização.
	A retroação de dados é a oportunidade de aprender novos conhecimentos a respeito da própria pessoa dos processos em grupos ou da organização. Também é parte do levantamento de dados que obtém através de entrevistas ou questionários aplicados na organização verificando assim os processos organizacionais ex: relacionamento interpessoal, as tomadas de decisões, liderança, etc.
	Serão necessárias várias reuniões com todo o pessoal de um certo nível ou área de organização, as decisões são feitas em grupos e a decisão de todos é muito importante para que seja analisado com mais profundidade e diante do resultado alcançado deve-se planejar qual medidas de correção devem ser tomadas. As organizações devem se voltar mais as pessoas do que as técnicas e recursos, para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
	
Distribuição
interna de informações com foco em determinadas posições - chaves 
A retroação de dados requer
Documentação de resultados de pesquisas internas
Discussões periódica entre pessoas de diferentes áreas da organização
Palestras sobre assuntos internos, programas e planos de trabalho etc.
	A principal técnica de DO para toda organização é a retroação de dados. 	Retroação de dados ou feedback de dados, ou ainda técnica de levantamento e suprimento de informações é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o individuo recebe, tanto maior será sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente 	
Os tipos de atividades de DO
Tipos de 
Atividades 
de DO
Intra-organizacional
Intergrupal
Intergrupal
Interpessoal
Interpessoal
O caso do D.O na empresa Sernambetiba 
	A Sernambetiba é uma empresa muito bem sucedida. Sua diretoria é democrática e aberta a discussões. Um problema que aflige a diretoria é qual das técnicas de Desenvolvimento Organizacional poderia ser aplicada para mudar e arejar a cultura da empresa. O diretor de Recursos Humanos, Bernardo Neves, preparou um trabalho para mostrar em uma reunião de diretoria as características de cada técnica de Desenvolvimento Organizacional para ajudar os demais diretores na decisão. O que você faria?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais