Buscar

AV2 SUSTENTABILIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota Prova: 10,0 de 10,0      Nota Partic.: 0 
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	SUSTENTABILIDADE
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 103733)
	Aula 4: Educação Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Mesmo com toda sua capacidade científica e tecnológica disponível, o ser humano ainda tem fortes limitações para previsões. Os prognósticos, em sua maioria falham. O desenvolvimento de armas químicas e nucleares, o surgimento de ameaças globais à estabilidade dos sistemas que asseguram a vida na Terra e um bilhão de pessoas excluídas das benesses alcançadas pela humanidade não foram previstos por ninguém. Nessa escalada, a história revela momentos de lucidez e brilhantismo da espécie humana, ao lado de episódios desastrosos, bisonhos, inusitados, outros revestidos de uma estupidez absoluta (Dias, 2004). Mas para nossa alegria, os momentos de brilhantismo e lucidez estão, hoje, chamando a atenção para uma reversão de paradigmas e incentivando a reflexão de nosso papel como fator determinante no meio natural. É somente começarmos a listar as reuniões de discussão sobre os modelos de educação que podem transformar os pensamentos e as atitudes. Com isso liste, de forma cronológica, as principais reuniões e/ou conferências que discutiram a educação ambiental como um fator de desenvolvimento sustentável. 
		
	
Resposta: O MODELO SUSTENTAVEL COMEÇA A GANHAR VISÃO A PARTIR DO PRIMEIRO ENCONTRO DE CIENTISTA, OS QUAIS, ESTAVAM ATENTOS PARA A MUDANÇAS QUE O PLANETA VINHA SOFRENTO. ESTE, PRIMEIRO ENCONTRO FICOU CONHECIDO COMO CLUBE DE ROMA, O QUAL ABRI AS PARTAS PARA OS DEBATES AMBIENTAIS. OUTRO GRANDE ENCONTRO QUE TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE, FOI A CONFERENCIA DE ESTOCOLMO QUE OCORREU NO ANO DE 1972 NA SUECIA. GRANDE MENTES SE REUNIRÃO PARA DEBATER TEMAS VOLTADOS AO MEIO AMBIENTE E OS IMPACTOS QUE O PLANETA VINHA SOFRENDO PELA AÇÃO DO SER HUMANO. OUTRO ENCONTRO IMPORTANTE OCORREU NA CIDADE DE IO DE JANEIRO. FOI CHAMADA DE RIO-92. NESTE ENCONTRO FOI FORMULADA A AGENDA 21. QUE POSSUI METAS E OBJETIVOS PARA IMPLEMENTAÇÕES DE POLITICAS INTERVENCIONEISTA EM PROL DO MEIO AMBIENTE, ASSIM VEMOS O AVANÇO DA PROTEÇÃO AMBIENTAL CADA VEZ MAIS GANHANDO FORÇA E A IMPORTANCIA DOS 3R EM NOSSO PLANETA, OU SEJA, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
	
Gabarito: - Keele Conference on Education and Countryside, 1965 - Conferência da Biosfera, 1969 - Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, 1972 - A primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, 1977 - Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, 1987 - Rio-92, 1992. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 103369)
	Aula 6: Legislação e Políticas Públicas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Por quê precisamos entender o ambientalismo, que nos coloca a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades?Por quê é fundamental resgatar a política para que se estabeleça uma ética da sustentabilidade resultante das lutas ambientalistas?
		
	
Resposta: PRECISAMOS ENTENDER ESSE LIMITE COMO UMA FORMA BENEFICA,OU SEJA, ESSES LIMITES IMPOSTOS SÃO A PROTEÇÃO QUE O MEIO AMBIENTE TEM PARA SE RECUPERAR DA DEGRADAÇÃO QUE VEM SOFRENDO DO HOMEM. O AMBIENTALISMO VEM BATER DE FRENTO COM O MERCADO CAPITALISTA , EM OUTRAS PALAVRAS, UM MERCADO COSUMISTA, O QUAL PROCURA PADROES EXAGERADOS E QUE ACARETA CONSEQUENTEMENTE UM ETRESS MAIOR AO MEIO AMBIENTE, POIS PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS SÃO NECESSARIAS CADA VEZ MAIS RECURSOS NATURAIS. A LUTA POR UMA PREVENÇÃO DO PLANETA PASSA POR MEIOS POLITICOS OS QUAIS TEM QUE SER RESGATADOS E AS LUTAS DOS AMBIENTALISTAS NÃO SE PERCA. HISTORICAMENTE CONSTATAMOS QUE O MEIO AMBIENTE NUNCA TEVE RESPEITADO O SEU DEVIDO VALOR, DESDE A CARTA DE CAMINHA AO REI DE PORTUGAL A TERRA ERRA CONSIDERA UM PRODUTO INESGOTAVEL DE RECURSOS. A PARTIR DO MOMENTO QUE SE EXGOTAVA AS FONTES NATURAIS DE UM LUGAR MUDAVA-SE PARA OUTRA PARTE ONDE SE TINHA AS MESMAS CONDICOES. ERRA ESSE INFELIZMENTE O PENSAMENTO DA EPOCA E DE NOSSOS GOVERNANTES. POR ESSES MOTIVOS SE FAZ NECESSARIO O REGANTE NO CAMPO POLITICO DA ETICA SOBRE O MEIO AMBIENTE. USAR SOMENTE O NECESSARIO PARA QUE AS GERACOES FUTURAS TAMBEM POSSAM USAR DOS BEM NATURAIS.
	
Gabarito: Precisamos entender o porque desses preceitos, para compreendermos melhor o histórico das políticas públicas de meio ambiente em nosso país (não que a mesma seja justificável em seus erros e acertos, mas está hoje da forma como se apresenta por determinantes históricos).
		
	
	 3a Questão (Ref.: 625226)
	Aula 2: A PRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma  sociedade    ___________________  do ponto de vista ambiental atende às necessidades atuais de sua população em relação a alimentos, água e ar limpos, abrigo e outros recursos básicos sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades. 
		
	
	 desigual 
	
	comunista 
	
	sustentável 
	
	 capitalista 
	
	 tecnológica 
		
	
	 4a Questão (Ref.: 101928)
	Aula 3: Da questão Ambiental para o Campo do Consumo
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O crescimento populacional ou demográfico vem sendo analisado por cientistas como razão de quê? 
		
	
	uso intensivo dos recursos naturais
	
	da baixa da bolsa de valores
	
	do aumento na aquisição de conhecimento pela sociedade
	
	de falta de tecnologia para a população de baixa renda
	
	da facilidade de transporte entre cidades distantes
		Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 615553)
	Aula 5: PREOCUPAÇÃO MUNDIAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No que se refere ao suporte dos ecossistemas, qual o objetivo da tentativa de manter os ecossistemas dentro de suas zonas de resiliência?
		
	
	Minimizar a recuperação dos recursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtividade prolongada e de longo prazo.
	
	Facilitar a recuperação ambiental de áreas degradadas.
	
	Assegurar a eficiência do programa de gestão ambiental. 
	
	Maximizar a recuperação dos recursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtividade prolongada e de longo prazo.
	
	Permitir a reprodução de seres vivos em ambiente protegido.
		Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 624344)
	Aula 6: Legislação e Políticas Públicas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual alternativa completa a frase abaixo? 
"Porém, os estragos ambientais mais do que evidentes e a colocação dos problemas ambientais em dimensões planetárias exigiram do poder público uma nova postura. Em 1973, o Executivo Federal cria __________________e diversos estados criaram sua agências especializadas, como a Cetesb no Estado de São Paulo e a Feema no Estado do Rio de Janeiro" 
		
	
	a Secretaria de Minas e Energia 
	
	o Ibama
	
	a Secretaria Especial do Meio Ambiente 
	
	o Ministério do Petróleo
	
	a Secretaria da Educação
		
	
	 7a Questão (Ref.: 703378)
	Aula 7: SUSTENTABILIDADE NA SOCIEDADE ATUAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com relação aos objetivos da sustentabilidade é CORRETO afirmar que:
		
	
	A emissão de dejetos humanos em córregos abertos é permitida em locais com grande numero populacional.
	
	A exploração de recursos não renováveis só tem restrições em áreas de proteção ambiental.
	
	Os recursos naturais devem ser extraídos procurando fazer a substituição por recursos equivalentes.
	
	A exploração dos recursos renováveis deve ser feita sem restrições em todo território nacional.
	
	A emissão de rejeitos deve ser realizada indiscriminadamente devido ao aumento da produção. 
		Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 240447)
	Aula 8: AÇÕES SUSTENTÁVEIS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Alguns indicadores são muito úteis nos planos de ação da gestão do meio ambiente e dos espaços
naturais em diversas escalas de gestão territorial. Podemos AFIRMAR que:
		
	
	Programas de controle de monitoramento de planos buscam como objetivo destacar mudanças de parâmetros biológicos e ambientais.
	
	Programas de acompanhamento biológico visa o monitoramento das características apresentadas pela população humana na área natural, ou em suas proximidades.
	
	O programa de monitoramento de planos de ação específicos permitem o acompanhamento de um plano de proteção, de recuperação e de introdução de espécies da flora e fauna.
	
	Os programas de acompanhamento sócioeconomico têm como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural.
	
	Programas de acompanhamento religioso buscam identificar alterações nos parâmetros estudados, e determinar em que fase do ciclo vital das espécies de organismos vivos estudados ocorrem as mudanças.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 616298)
	Aula 9: Consumo consciente
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O uso intensivo dos recursos naturais pode levar ao desenvolvimento da economia de um país, mas também, representa, paradoxalmente, um limite para este desenvolvimento. Por quê?
		
	
	Leva à escassez e, até mesmo, ao esgotamento dos recursos.
	
	Permite que os problemas ambientais sejam controlados.
	
	Permite que ocorra a renovação dos recursos.
	
	A sustentabilidade é um limite para o desenvolvimento.
	
	Leva a produção de resíduos, passíveis de reciclagem.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 240399)
	Aula 10: TECNOLOGIAS LIMPAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com relação as Tecnologias limpas é CORRETO afirmar que:
		
	
	É uma estratégia ambiental voltada a lançar mais poluição no meio ambiente, gerar mais resíduos e consumir mais recursos naturais, principalmente os não renováveis. 
	
	É uma abordagem repressiva e corretiva para a proteção ambiental, que requer a criatividade das pessoas para investigar as fases dos processos de manufatura e o ciclo de vida dos produtos.
	
	É uma abordagem de proteção ambiental ampla que considera apenas algumas fases do processo de manufatura ou ciclo de vida do produto.
	
	É uma estratégia ambiental preventiva aplicada a processos, produtos e serviços para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. 
	
	É uma estratégias corretiva, como a ecoeficiência, produtividade ambiental evitando assim maiores danos ambientais.
		Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes