Buscar

av microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  MICROECONOMIA
	
	
	
	
	
	Nota da Prova: 4,3    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2017 13:30:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201602180793)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O princípio que rege a ciência econômica é o princípio da escassez. Sabemos que ela existe porque os recursos são escassos para que uma organização possa produzir os bens necessários para atender as necessidades (ilimitadas) dos consumidores. A questão da escassez pode ser representada por uma figura geométrica conceituada como curva de possibilidades de produção (CPP). Nesse sentido, explique o que é a CPP.
		
	
Resposta: é o limite maximo onde um produtor pode produzir diversos produtos com a mesmo material, devida a escassez. então se um produtor produz X,Y e Z com determinado material, ele até pode aumentar a produção de X, mas terá que diminuir a produção e Y e Z.
	
Gabarito: A CPP pode ser definida como o conjunto de pontos representativos das quantidades máximas de bens ou serviços que uma organização social pode gerar num determinado período de tempo, admitindo-se uma tecnologia dada e uma disponibilidade de recursos de produção igualmente constantes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): resposta incompleta
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602821445)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Partindo-se de uma situação inicial de equilíbrio de mercado de uma mercadoria, o que acontece com o preço e a quantidade de equilíbrio quando o preço dos fatores de produção dessa mercadoria aumentam?
		
	
Resposta: o preço aumenta e a quantidade diminui. deslocando a curva para esquerda.
	
Gabarito: Os aumentos de preço dos fatores de produção provocam aumento de preço do produto, cuja magnitude dependerá da sua elasticidade-preço. Graficamente, ocorre um deslocamento da curva de oferta para cima. Os produtos elásticos terão aumento menor, e os produtos inelásticos aumento maior de preços, e diminuição na quantidade de equilíbrio nos dois casos. Os produtos de elasticidade igual a zero terão um aumento de preço igual ao aumento de custos e manutenção da quantidade de equilíbrio.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): resposta incompleta / imprecisa
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602188061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dada uma curva de possibilidades de produção, havendo um deslocamento dessa curva para baixo e para esquerda, tal deslocamento pode ter como origem (marcando a alternativa correta):
		
	
	um aumento (ou melhoria) da tecnologia.
	
	uma queda das necessidades dos consumidores.
	
	um aumento das necessidades dos consumidores.
	 
	uma queda da quantidade utilizada dos fatores de produção.
	
	uma queda dos custos de produção.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602928761)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Se o produto A é um bem normal e o produto B é um bem inferior, um aumento da renda do consumidor provavelmente: Fonte: https://www.passeidireto.com
		
	
	Aumentará a quantidade demandada de A, enquanto a de B permanecerá constante.
	
	Os consumos dos dois bens diminuirão
	 
	O consumo de B diminuirá e o de A crescerá.
	 
	Os consumos dos dois bens aumentarão.
	
	Aumentarão simultaneamente os preços de A e B.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602751256)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A representação gráfica do mercado é feita a partir do comportamento das curvas de demanda e oferta, onde as quantidades variam de acordo com as variações promovidas no preço do bem analisado. Desta foram, como podemos descrever o ponto de ¿equilíbrio de mercado¿?
		
	
	Ponto onde os consumidores, demanda, obtém vantagem sobre os fornecedores, oferta, uma vez que os preços estão em um ponto abaixo da oferta.
	
	Ponto no gráfico em que há uma redução na quantidade demandada, devido o deslocamento da curva de demanda para um novo ponto de equilíbrio.
	 
	Ponto onde a quantidade demandada e a quantidade ofertada se encontram em igualdade, não havendo nem excesso e nem escassez de produtos.
	
	Local geométrico em que o ponto representa a maior quantidade demandada frente a quantidade ofertada, não havendo excesso de demanda ou escassez de produtos.
	
	Local geométrico em que, devido a um preço abaixo dos custos de produção, as quantidades ofertadas se elevam promovendo o aumento da demanda.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602714338)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Supondo um ponto de equilíbrio do consumidor dado pela tangência entre uma curva de indiferença e a linha da restrição orçamentária, quanto mais para esquerda esse ponto se deslocar ao longo da restrição orçamentária, significa que:
		
	
	os preços dos bens estão aumentando e, ao mesmo tempo, a renda nominal do consumidor está aumentando também, diminuindo o seu bem estar, consumindo mais produtos.
	 
	os preços dos bens estão aumentando e/ou a renda nominal do consumidor está diminuindo, diminuindo o bem estar dos consumidores, diminuindo o consumo dos produtos.
	
	os preços dos bens estão diminuindo, mantendo-se a renda nominal do consumidor constante, aumentando o seu bem estar, consumindo mais produtos.
	
	a renda nominal do consumidor está diminuindo e, ao mesmo tempo, os preços dos bens estão diminuindo também.
	
	a renda nominal do consumidor está aumentando, mantendo-se os preços dos bens constantes. Inalterando o consumo dos bens.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602820274)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Alguns (poucos) produtos não sofrem aumento ou redução em função da variação do seu preço. Embora menos comum no dia a dia, isto ocorre quando este produto tem uma:
		
	
	Demanda infinitamente inelástica.
	 
	Demanda perfeitamente inelástica.
	
	Demanda infinitamente elástica.
	 
	Demanda equilibrada.
	
	Demanda perfeitamente elástica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602872894)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na analise dos Custos de Produção de uma empresa, considerando-se que os custos de longo prazo estão relacionados à dimensão da fabrica, para poder operar neste espaço de tempo, a curva de custo médio total terá formato em U que os economistas e administradores chamam de economias de escala , onde todos os fatores de produção são : MARQUE SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETA
		
	
	Totais
	
	Independentes
	 
	Fixos
	 
	Variáveis
	
	Constantes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602864590)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os princípios básicos da Teoria Neoclássica ou Marginalista, para análise do mercado, podemos destacar:
		
	
	um mercado em concorrência monopolista, com diferentes empresas que buscam estabelecer uma margem de retorno (Mark-up), ou seja, um mercado livre e totalmente transparente.
	
	as empresas deverão escolher o nível de produção para o qual a diferença entre a receita total e seus custo marginal seja máxima, em um mercado livre, sem barreiras e totalmente transparente.
	
	as empresas são grandes organizações, que buscam estabelecer uma margem de retorno (Mark-up), em um mercado formado pela assimetria de informações e totalmente transparente.
	
	a busca de lucro médio máximo para toda e qualquer empresa, onde o mercado apresenta imperfeições que o tornam mais competitivo, ou seja, sem barreiras e totalmente transparente.
	 
	a busca da maximização do lucro total para toda e qualquer empresa, em um mercado perfeitamente competitivo, ou seja, um mercado livre, sem barreiras e totalmente transparente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602698117)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para tomar uma decisão de produção numa empresa monopolista, a empresa deverá produzir até o nível de produção onde a maximização do lucro total ocorre, quando :
		
	 
	RMg = CMg
	
	RMg > CMg + CMed
	
	CMg < CMed
	 
	RMg = CMg + CMed
	
	CMg < RMg

Outros materiais