Buscar

Portugues 4º Período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0354_ » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno
	Professor:
	ANGELA CRISTINA DE SOUZA REGO
ANGELA MARIA THEREZA LOPES
	Turma
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data
	
	 1a Questão (Ref.: 201509218660)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho da crônica:
Ler o Mundo", de Affonso Romano de Sant'Anna. Tudo é leitura. Tudo é decifração. Ou não. Ou não, porque nem sempre deciframos os sinais à nossa frente. Ainda agora os jornais estão repetindo, a propósito das recentes eleições, ¿que é preciso entender o recado das urnas¿. Ou seja: as urnas falam, emitem mensagens. Cartola - o sambista- dizia ¿as rosas não falam, as rosas apenas exalam o perfume que roubam de ti¿. Perfumes falam. (...) Não é só quem lê um livro, que lê. Um paisagista lê a vida de maneira florida e sombreada. Fazer um jardim é reler o mundo, reordenar o texto natural. A paisagem, digamos, pode ter "sotaque", assim como tem sabor e cheiro. Por isto se fala de um jardim italiano, de um jardim francês, de um jardim inglês. E quando os jardineiros barrocos instalavam assombrosas grutas e jorros d¿água entre seus canteiros estavam saudando as elipses do mistério nos extremos que são a pedra e a água, o movimento e a eternidade. (...) O astrônomo lê o céu, lê a epopeia das estrelas. Estamos com vários problemas de leitura hoje. Construimos sofisticadíssimos aparelhos que sabem ler. Eles nos lêem. Nos lêem, às vezes, melhor que nós mesmos. Disponível em: http://raymundo-netto.blogspot.com/2010/03/ler-o-mundo-de-affonso-romano-de.html. Acesso em 27/10/2011 às 23:50h
Analise a prática da leitura na escola como uma metodologia a ser seguida com objetivo de facilitar a compreensão e a construção dos significados pelo aluno.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito:
A resposta seria a metodologia de como ler um texto. Uma leitura que passa pelos presumidos do leitor que se encontram com as palavras do texto e a partir delas, é formado uma diálogo que ao ser compreendido se transforma em novo texto. Ler as palavras e ler o mundo. Analisar cada parágrafo e retirar a idéia principal, examinar as metáforas, fazer sínteses entre outros processos
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509374320)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Visando à produção escrita, o professor de uma turma do quarto ano de uma escola situada em uma cidade do interior solicita aos alunos, todos os bimestres, a elaboração de um texto. No terceiro bimestre, por exemplo, apresentou-lhes o tema para dissertação: A violência urbana.
 
Os resultados não têm sido positivos e o professor não compreende por que seus alunos não conseguem produzir textos significativos, apesar das aulas sistemáticas de gramática normativa e da leitura de um livro indicado para leitura a cada bimestre.
 
Considerando as orientações do PCN sobre escrita e leitura, reflita sobre na proposta do professor e aponte as possíveis causas do fracasso desses alunos na produção de textos citando três atividades que justifiquem a sua reflexão crítica.
 
		
	
	
Gabarito:
 
 É preciso fazer um diagnóstico da turma para saber seus interesses antes de indicar livros para leitura.  Podem-se apresentar leituras de gêneros diversos  sobre um tema de interesse da turma e explorar suas ideias e interpretação.
 
A  aprendizagem deve se dar em situações reais, o professor deve propor  atividades que coloquem o  aluno diante de uma situação-problema em que sejam claros os usos e funções sociais concretas da língua.
 
O ensino de normas gramaticais isoladas não favorece o processo de elaboração de textos. Fazer a revisão com o aluno observando se as ideias estão de acordo com o tema, se o texto tem sequências de ideias ou fatos, paragrafação, apresentação de letras legíveis, ortografia, concordância, argumentação e coesão.
 
 
 
O professor deve expor aos alunos os mais variados gêneros usados socialmente  para que compreendam o usos e funções da escrita.
O conhecimento prévio e compartilhado não foi explorado. É preciso criar situações para que as crianças elaborem seus conhecimentos em conjunto, por exemplo, debate sobre o tema, fundamentado em leituras de diferentes gêneros que circulam no meio social e que sejam de interesse da turma. Orientar uma pesquisa sobre o tema em jornais, revistas e pela internet, buscando dados e fatos que ampliem seu conhecimento sobre o tema.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509220621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A função primordial do processo de avaliação "tanto em relação à leitura quanto em relação à escrita" é:
		
	
	permitir o acompanhamento sistemático, pela gestão escolar, do progresso dos alunos.
	 
	possibilitar um conhecimento mais global acerca do processo de ensino/aprendizagem.
	
	assegurar o controle sobre as condições de estudo dos alunos frente aos conteúdos vistos.
	
	favorecer ao professor o discernimento sobre que notas e conceitos atribuir aos alunos.
	
	permitir o uso de instrumentos de medida mais exatos quanto à eficácia do ensino.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509220024)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os conceitos de língua, apresentados nas opções. Somente uma alternativa é INADEQUADA. Assinale-a:
		
	
	É através da língua, desse sistema particular de representações de signos de um mesmo espaço social e cultura que nós seres humanos selamos nossa adesão a um determinado grupo.
	
	A Língua não é uma unidade única e particular dentro de uma mesma comunidade. Pensar em sua variedade, em sua transformação e diferenças em razão de processos sociais, culturais e históricos, torna-se relevante para entender que a língua, mesmo dando sentido a um determinado grupo, possui níveis de ¿falares¿ dos diversos contextos de uso da língua.
	 
	Língua é a capacidade do ser humano se comunicar apenas oralmente, isto é, processo comunicativo pelo qual ocorre a interação social e depende da existência de pessoas para que se estabeleça.
	
	A necessidade de estabelecer uma unidade de sentido para o que se pretende falar constitui-se na Língua em que cada membro de um determinado grupo busca se expressar de modo semelhante através de um conjunto de palavras que transmite uma ideia, uma organização, da expressão dos sentidos que o homem atribui às coisas.
	
	Língua é um conjunto de sinais (palavras) e de um sistema convencional organizado e estabelecido pelo grupo social que se comunica e interage dentro de uma uniformidade de sentido e contexto.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509215151)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escrita e a leitura de textos fazem parte do desenvolvimento cognitivo da criança. Além de dar conta das questões lingüísticas envolvidas no processo de aquisição da língua escrita, ela precisa dar conta de outras questões cognitivas. Pensar nas informações (conteúdos) a serem veiculados, no tipo de texto a ser produzido, adequá-lo a determinada situação e a determinados ouvintes. (Cecília Goulart, 1992)
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. A atividade lingüística da criança se inicia muito cedo no contexto das relações sociais mais próximas, pela necessidade de inserção e participação do ser humano no seu grupo social.
II. A criança aprende a falar pela interação, num processo de interlocução, vai desenvolvendo sua competência textual e, ao mesmo tempo, internalizando a gramática dessa língua falada ao seu redor.
III. A criança precisa compreender que um texto, para ser significativo, deve estar contextualizado, isto é, integrado a uma determinada situação de produção: precisa também possuir características que lhe garantam uma rede de relações que construam seu sentido.
IV. A criança precisa descobrir que a língua escrita é um sistema de representação, em que as letras, as palavras e as frases se organizam produzindo significados.
Assinale:
		
	 
	se todas as afirmativas estiverem corretas.se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509394971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o conteúdo programático, a professora de uma das classes iniciais do ensino fundamental tem de introduzir as seguintes noções de pontuação: Pontos de exclamação, interrogação, travessão e dois pontos. Assinale a alternativa correta quanto à prática pedagógica adequada , tendo em vista que o objeto de ensino e, portanto, de aprendizagem é o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem.
		
	
	Indicar as páginas do livro em que estão expostas as regras de pontuação para que os alunos leiam em casa.
	
	Criar um texto para que os alunos pontuem exercitandoos sinais de pontuação, o exercício poderá ser feito com consulta à gramática.
	
	Sugerir pesquisa sobre o tema
	 
	Planejar atividades como leituras dramatizadas, pequenas dramatizações em que se observem as falas dos personagens e do narrador, e levantar com os alunos o porquê de determinados sinais de pontuação .
	
	Escrever no quadro os principais casos de uso e emprego destes sinais para que os alunos copiem
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509721303)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora desenvolveu um projeto de leitura e escrita com sua turma: Projeto Nossa Cidade. O planejamento incluiu o preenchimento de um mapa da cidade, identificando as principais vias de acesso, os meios de transporte, os bairros; os alunos fizeram  entrevistas, passeio pela cidade, visita a museus e bibliotecas para buscar fatos históricos e informação sobre   monumentos e atividades mercantis como comércio, agricultura, pesca e turismo. Como resultado dessas atividades, as crianças, em grupo, fizeram relatórios e criaram um jornal em que contaram a história da cidade, escreveram histórias populares narradas por entrevistados e divulgaram notícias sobre os principais eventos culturais da cidade.
 
A partir da leitura  dessa experiência, assinale a alternativa que NÂO preenche adequadamente a frase:
 
Podemos afirmar que a professora...
		
	
	mostrou destreza em relacionar a escrita aos modelos textuais socialmente reconhecidos.
	
	considerou a possibilidade de trabalhar a escrita como um sistema de representação da  realidade do aluno e, para isso, adotou  práticas contextualizadas
	 
	valorizou o cotidiano já vivido pelo aluno , mas não considerou que a variedade falada pelo aluno e por seu grupo social pode ser um contraexemplo para estabelecer novas experiências linguísticas, já que é preciso ver o texto como um conjunto de normas gramaticais para que se desenvolva a escrita de acordo com a língua padrão
	
	aplicou uma abordagem comunicativa em que é preciso levar em conta cuidadosamente um fator crucial: a adoção de uma metodologia que favoreça a motivação aos estudantes a fazerem coisas com a linguagem que eles estão aprendendo,  o que torna a produção de textos uma experiência positiva.
	
	fez uso de  abordagens metodológicas para o ensino da língua , previstas pelos indicadores dos PCNs de Língua Portuguesa, que privilegiam os usos e  funções sociais da língua
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509213172)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O alfabetizando traz para a escola a variedade lingüística do meio em que vive, em que aprendeu a falar. Segundo Cagliari (1998), no livro Alfabetização e Linguística, é preciso que a escola:
		
	
	valorize a norma culta e reveja toda a metodologia de ensino a fim de sanar os déficits cognitivos de alunos provenientes de meios socioculturais economicamente desprivilegiados.
	
	entenda que as modalidades da língua, caracterizadas por peculiaridades fonológicas, sintáticas e semânticas são determinadas, de um modo geral por fatores estruturais, e familiares.
	
	considere as construções e formas de uma variante lingüística divergente da forma culta como erros que precisam ser sinalizados aos alunos.
	
	trabalhe como a homogeneidade dialetal, possibilitando que o aluno tenha consciência da importância de se apropriar do dialeto padrão.
	 
	respeite à fala do aluno e ensine a variedade padrão como uma das possibilidades de uso da língua, adequada a determinadas situações.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509220236)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir da noção de gêneros discursivos, marque a única opção correta com relação ao papel do professor em sala de aula:
		
	 
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é criar condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir das diversas leituras de textos e da sua produção uma maior e melhor capacidade linguística e ter uma visão de mundo mais ampla e crítica.
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são apenas, em cada fase do aprendizado do aluno, as diversas leituras de textos e da sua produção.
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com os gêneros discursivos é criar condições imaginárias num ambiente escolar para que os textos surjam de algum modo a partir das diversas leituras de textos e da produção do aluno conquistando uma maior e melhor capacidade linguística do mundo.
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é que os textos surjam, de repente, em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir de muitas leituras de textos e da sua produção uma visão de mundo maior.
	
	O que não devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são as condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509220020)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia a explicação dada pela Professora Regina: A língua não deve ser "ensinada" no seu sentido normativo, gramatical, mas sim, deve-se dimensionar o seu aprendizado a partir de uma exposição constante de dados significativos da fala e da escrita em suas mais diversas situações e especificidades.
A opção que explica a posição do professor em relação ao ensino da língua é:
		
	 
	A língua deve ser ensinada somente voltada para os fatos significativos das situações da fala e da escrita.
	
	Deve-se abandonar completamente o ensino da gramática normativa para que o ensino da língua se torne voltado para as práticas orais do cotidiano.
	
	O ensino normativo de uma língua expõe as normas gramaticais importantíssimas, as quais construirão a aprendizagem efetiva de uma língua.
	 
	Fazer uso da gramática como instrumento norteador para uma melhor adequação das práticas orais e escritas da língua em situações mais formais, como por exemplo, a linguagem técnica e a científica.
	
	O aprendizado de uma língua deve ser voltado para as práticas da fala e da escrita, visando somente à norma culta.

Outros materiais