Buscar

prova av Metodogia aletramento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Logo da Estácio de Sá
	 
	Fechar Prova Fechar
	
	Avaliação: CEL0547_AVS_201603021061 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AVS 
	Aluno: 201603021061 – LUCIA MACIEL 
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 03/07/2017 08:31:54 
	
	 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 201603072638)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As teorias do conhecimento apresentam concepções e princípios epistemológicos que serviram de base para práticas produzidas na sala de aula na formação de leitores e escritores. Como a concepção sócio-interacionista de Vygotsky influenciou a alfabetização e a formação de leitores e escritores? 
	
	
	
Resposta:
	
Gabarito: Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Assim, quando aplicamos suas ideias ao processo de alfabetização temos que é importante expor o aluno a diversos tipos de textos. Além disso, como a criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura. Isto deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização. Essa ação educativa só tem sentido se estiver adequada à criança, sua idade e seu contexto de vida. Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras. 
	
	
	 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201603072647)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Ao trabalhar textos com crianças não-alfabetizadas, uma importante atividade desenvolvida é a atividade de pré-leitura. Explique o que é essa atividade e exemplifique como ela pode ser utilizada. 
	
	
	
Gabarito: Na atividade de pré-leitura, acredita-se que quanto mais o leitor souber sobre o gênero e o autor do texto lido, mais informações ele terá para interpretar a obra. Assim, é importante resgatar os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o gênero, o autor e o texto. Podem-se trabalhar os objetivos da leitura, pois há uma grande variedade de textos que oferecem informações diferenciadas. Uma atividade de pré-leitura desenvolve na criança, por exemplo, a estratégia de leitura da antecipação, a checagem de hipóteses, a possibilidade de comparação. 
	
	
	 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201603067155)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação ao modelo interativo de leitura, é correto afirmar que ele se fundamenta: 
	
	
	Opção Marcada Opção Certa
	em uma concepção baseada no diálogo, na troca, na interação que ocorre entre o leitor, o autor do texto e o próprio texto. 
	Opção Não Respondida 
	no processo de decodificação e sonorização das palavras para a sua real compreensão. 
	Opção Não Respondida 
	em um processo de interação entre as estruturas cognitivas que o sujeito apresenta e as informações do texto. 
	Opção Não Respondida 
	no trabalho com letras, palavras e frases, sem, no entanto, ter maior atenção sobre o significado do que se está lendo. 
	Opção Não Respondida 
	no ensino da leitura como se fosse uma lógica combinatória entre os fonemas, que memorizados mecanicamente pelo leitor, são sonorizados no ato da leitura. 
	
	
	 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201603094955)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Barboza, no livro Alfabetização e Leitura, ressalta "A cartilha, coerente com os postulados das metodologias tradicionais, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever" (BARBOZA, 1994, p.54). Esse mecanismo é encontrado em qual método de alfabetização? 
	
	
	Opção Não Respondida 
	Natural 
	Opção Não Respondida 
	Construtivista 
	Opção Não Respondida 
	Letramento 
	Opção Marcada 
	Empirista 
	Opção Não Respondida Opção Certa 
	Sintético 
	
	
	 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201603094964)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Observe a descrição:
Uma escola procura orientadora Educacional para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de implantar novo programa de alfabetização fundamentado na concepção sócio-interacionista. Cinco candidatas apareceram para fazer a seleção e passaram por uma prova de aula em que deveriam planejar uma atividade sócio-interacionista de leitura e escrita. 
Marque a única das alternativas abaixo que contempla a atividade sócio-interacionista para alfabetização.
	
	
	Opção Não Respondida 
	Ditado e correção das palavras lidas no texto: O astronauta. Cópia das palavras que foram escritas com erros ortográficos. 
	Opção Não Respondida 
	Memorização do Hino Nacional e cópia das palavras que apresentem M antes da letra P. 
	Opção Não Respondida 
	Cópia da receita de bolo de uma revista e decoração dos bolos desenhados pelo professor na folha de exercícios mimeografados. 
	Opção Não Respondida 
	Leitura e cópia da poesia: A Bailarina. Pintura do desenho previamente mimeografado pelo professor. 
	Opção Marcada Opção Certa 
	Pesquisa sobre os produtos usados no café da manhã dos alunos e escrita espontânea dos mesmos categorizando-os em bebida láctea e bebida cítrica. 
	
	
	 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201603094942)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Das frases abaixo, qual se relaciona com o conceito de sujeito existente na concepção construtivista de conhecimento e alfabetização? Marque a resposta correta. 
	
	
	Opção Não Respondida 
	A criança tem uma postura ativa na construção dos seus conhecimentos, por isso, seus erros devem ser ignorados e deixados para serem corrigidos somente no ano letivo seguinte 
	Opção Não Respondida 
	A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio, desta forma, precisará de muita atenção na correção dos seus exercícios. 
	Opção Não Respondida 
	O aluno é ativo na produção do seu conhecimento e, por isso, precisa de muito treinamento para aprender de forma correta. 
	Opção Marcada Opção Certa 
	A criança constrói seu conhecimento na interação com os objetos de conhecimento que fazem parte do meio onde vive. 
	Opção Não Respondida 
	A criança é criadora e recriadora da cultura em que vive e estuda. 
	
	
	 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201603073139)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O trabalho com o jornal em sala de aula é uma interessante atividade que pode ajudar o professor a alfabetizar letrando por diferentes razões. NÃO é uma dessas razões o fato de: 
	
	
	Opção Marcada Opção Certa 
	o professor utilizar o jornal na aplicação e fixação de regras ortográficas. 
	Opção Não Respondida 
	ser possível trabalhar a diferença entre o jornal impresso e o jornal disponível na Internet. 
	Opção Não Respondida 
	jornal ser um material rico em diversidade dos gêneros textuais 
	Opção Não Respondida 
	o jornal ser um portador de texto com diversos tipos de gêneros. 
	Opção Não Respondida 
	a criança poder produzir um jornal em parceria com o professor.
	
	
	 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201603069482)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Das atividades abaixo, qual contempla a proposta de alfabetização como prática de letramento nos dias atuais para crianças na educação infantil? Marque a resposta correta.
	
	
	Opção Não Respondida 
	Exercícios mimeografados para treinar habilidades viso-motoras que são fundamentais para a construção da escrita, como por exemplo: respeitar o limite entre duas linhas seguindo um zigue-zague.
	Opção Não Respondida 
	Escrita em caderno de caligrafia para se obter bom controle psicomotor fino e uma letra manuscrita legível.
	Opção Não Respondida 
	Cópia dos meses do ano numa folha e memorização da ordem em que eles aparecem no calendário.
	Opção Não Respondida 
	Cópia das vogais no caderno de atividades para casa.
	Opção Marcada Opção Certa 
	Classificação dos
produtos apresentados no encarte do jornal em produtos de limpeza, de higiene pessoal, de alimentos não perecíveis e perecíveis após análise dos rótulos. 
	
	
	 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201603251136)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Atividade  "Livro Viajante" foi oferecida pela Professora Mariana a sua turma de Alfabetização. Apresentou o livro dizendo que iria passear pela casa de cada um deles ,mostrando a capa, conversando sobre o título, o personagem principal, os personagens secundários , motivando os alunos a comentarem livremente sobre qual deve ser a estória. Entregar o livro ao primeiro aluno da lista, combinando a agenda da viagem do livro por cada casa. Assinale a opção abaixo que apresenta a melhor atividade de aproveitamento desta ação , após o término da viagem do livro pelas casas dos alunos , para o processo de alfabetização e letramento. 
	
	
	Opção Não Respondida 
	 Copiar o título três vezes, memorizar o final da estória para recontá-la e treinar a escrita da letra inicial do nome do personagem 
	Opção Não Respondida 
	Confeccionar os personagens da história para expor na sala de aula. Pode-se utilizar lã, palitinhos, entre outros materiais para fazer detalhes como cabelos, casinha, roupas... 
	Opção Não Respondida 
	Desenhar os trechos da história que mais chamaram a atenção deles, a partir da legenda colocada pela professora. 
	Opção Não Respondida 
	(e) Dividir uma palavra da estória em silabas e usar a variação da consoante com outras vogais . exemplo : MENINA: ME- NI- NA - NA - NE - NI - NO- NU. 
	Opção Marcada Opção Certa 
	As crianças deverão ditar oralmente o resumo da estória e a professora escreverá o que foi dito, à vista de todos.A professora deverá trabalhar o texto, com as crianças para ficar de acordo com as convenções da escrita 
	
	
	 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201603291318)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A professora Marcele , planejou uma atividade que chamou ¿ Salvamento da Coruja¿. As crianças encontraram uma coruja de pelúcia presa no galho de árvore , no pátio da escola . A professora aproveitou então para pedir que pensassem uma maneira de ajudar a dona Coruja. As crianças pensaram e desenharam como tirar a coruja daquele galho. Todas apresentaram suas idéias , a turma escolheu então uma das formas para salvar a Coruja e assim foi feito pelos alunos que apresentaram a idéia. Esta atividade contribui para a alfabetização... 1- As crianças escreveram suas idéias em forma de desenho 2- Usar o corpo para buscar a Coruja foi um exercício de psicomotricidade que ajuda à alfabetização 3- A oralidade da idéia e apresentação do desenho , pela criança, constituiu ¿se coerência entre a fala e a escrita 
	
	
	Opção Não Respondida 
	As opção 1 e 3 está incorreta 
	Opção Não Respondida 
	Apenas as opções 1 e 2 estão corretas ,porque a criança não sabe falar do seu desenho 
	Opção Não Respondida 
	A opção 1 está incorreta porque desenho não é escrita da criança
	Opção Não Respondida 
	A opção 2 está incorreta pois o cumprimento da tarefa de escalar o tronco para buscar a Coruja não é uma atividade psicomotora .
	Opção Marcada Opção Certa 
	As opções 1 , 2 e 3 estão corretas e justificam como a atividade contribuiu no processo de alfabetização destas crianças 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 22/06/2017 até 05/07/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais