Buscar

RESENHA FILME XINGU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA DAS AMÉRICAS I
PROFº. LUIS EDUARDO PINA LIMA
RESENHA FILME XINGÚ
Débora Evelin Santos Rodrigues
Documentário dirigido por Washington Luís Rodrigues Novais, que é um jornalista brasileiro, foi exibido pela primeira vez pela extinta TV Manchete, visou destacar neste filme temas como o meio ambiente e as culturas indígenas do baixo e alto Xingú. Além de focar nas culturas indígenas desses locais, vemos aspectos da cultura como o contato ativo com a natureza, suas danças e cantos, as formas de organização da sociedade e a cosmogonia (histórias próprias para explicar a criação do mundo) que eles têm.
Segundo Laraia, “a primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico, pertence a E. Tylor [...] Tylor procurou, além disto, demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução. ”
É a partir dessa definição que percebemos, o modo de ‘ser indígena’ para os povos do alto e baixo Xingú; ao longo desse documentário observamos que existe uma divisão sexual do trabalho e rituais específicos para homem e mulher, além de percebemos claramente que o aprendizado das crianças se dá através da convivência com os adultos e desde cedo elas aprendem a serem independentes.
Quanto a questão religiosa, vemos que existem diferentes tipos de rituais - rito de iniciação da vida adulta, ritual do Quarup, ritual de passagem, casamento... – os recursos são explorados, trabalhados e distribuídos de forma coletiva, aspectos culturais e religiosos integram a vida diária da população indígena.
Para completarmos, assim como Laraia fala em seu livro Cultura: 
“Cada sistema cultural está sempre em mudança. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. ”
É a partir das diferenças e até algumas semelhanças que observamos o documentário Xingú, que vemos que o objetivo que Novais teve ao fazer esse documentário, foi de levar-nos a pensar a cultura indígena, a partir do ponto de vista dos próprios índios e não da nossa visão pré-concebida que temos a respeito do que é ser índio. Fazendo assim que compreendemos a nossa própria cultura, apesar de serem diferentes em alguns aspectos mais ao mesmo tempo são semelhantes em outros quesitos.
REFERÊNCIA
DOCUMENTÁRIO XINGU. Dir.: Washington Novaes. Rede Manchete e Intervideo – Brasil, 1984. Duração: 120min
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. Jorge Zahar editor: Rio de janeiro, 1986. 116 p.

Outros materiais