Buscar

AV GESTÃO INTEGRADA RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST1070_AV_201703287657 » GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201703287657 - CARLA GUERRA DE ALMEIDA
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9081/AZ
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2017 09:31:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201703985326)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que as pessoas vêm sendo apontadas como fator estratégico para as organizações?
		
	
Resposta: Porque são as pessoas que fazem a diferença dentro da organização, as empresas são feitas de pessoas e essas pessoas fazem parte do capital intelectual da organização e não podem ser copiadas, são únicas e com isso, são o diferencial no sucesso da empresa, são vistas como parceiras dentro da organização, trazem inovação, criativadade e quando bem lideradas, são motivadas a sempre buscar o objetivo da empresa junto com ela, as pessoas precisam se sentir parte da empresa. esse é um dos fatores de sucesso das empresas; a maior riqueza de uma empresa está bem mais perto do que se imagina! o maior capital que a empresa possa ter é realmente o capital intelectual das pessoas.
	
Gabarito: Porque o capital humano não pode ser copiado, logo as pessoas são o principal diferencial competitivo de uma empresa no mercado. As atribuições e características pessoais são únicas e por isso o capital humano é hoje o maior diferencial para as organizações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703545629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vimos que um ponto muito importante da área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) é o EFEITO MULTIPLICADOR. Explique-o, destacando suas vantagens.
		
	
Resposta: Em uma empresa, oferecer treinamento para cada um da equipe, acaba tendo um custo muito elevado para a organização, o mais vantajoso é promover um treinamento para uma única pessoa de cada setor, normalmente elegemos um líder, e após o treinamento, o mesmo multiplicar o conhecimento adquirido para toda a equipe. Algumas das vantagens é o baixo custo envolvido, a motivação do escolhido em poder transmitir o conhecimento passado, o comprometimento e isso também acaba sendo uma oportunidade de crescimento dentro da empresa; ser um líder multiplicador abre caminhos para novas conquistas; a empresa ganha com baixo custo e o colaborador ganha com oportunidade de crescimento.
	
Gabarito: O Efeito Multiplicador é uma estratégia de disseminação do treinamento na empresa, no intento de transferir técnicas e experiências a toda mão-de-obra executora, fazendo com que cada elemento que recebeu o treinamento, atue em seu grupo como um agente de propagador do que foi ministrado no treinamento recebido Uma das suas vantagens é a Redução do custo do treinamento, devido ao efeito multiplicador do conhecimento adquirido.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703495727)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale abaixo o serviço que NÃO é prestado pela Administração de RH.
		
	
	Reter os talentos
	 
	Suprir a empresa de recursos materiais
	
	Gerenciar o desempenho dos colaboradores
	
	Assegurar um bom clima organizacional
	
	Integrar socialmente os colaboradores
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703575414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As empresas da administração atual elaboram seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos baseados nos objetivos organizacionais e norteados na missão, visão e valores da organização. Marque a alternativa à Administração de Recursos Humanos na organização:
		
	
	Os processos de provisionamento representam a rotatividade de pessoal, ou seja, sua saída do sistema organizacional.
	
	Trata-se de abastecer a organização mão de obra necessária ao seu desenvolvimento com foco direcionado somente às melhores práticas de treinamento de desenvolvimento.
	 
	São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, retenção de talentos, bem como a integração do funcionário às tarefas organizacionais.
	
	A responsabilidade pelo desenvolvimento da mão de obra é exclusiva da área de Recursos Humanos, pois ela pode trazer os melhores candidatos, ajustando a política de recrutamento e seleção visando atrair talentos para a empresa.
	
	Trata-se de abastecer a organização dos talentos humanos necessários ao seu funcionamento, sem foco direcionado às melhores práticas de recrutamento e seleção.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703330374)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fase probatória na empresa está relacionada a quando o recém-admitido deverá demonstrar sua capacidade de adaptar-se ao ambiente da organização e às tarefas de seu cargo:
		
	
	promoção
	 
	período de experiência
	
	avaliação de desempenho
	
	treinamento
	
	admissão
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703495733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O excesso de rotatividade de pessoal eleva a taxa de turnover e faz com que a organização tenha diversas desvantagens como as relacionadas abaixo, EXCETO uma. Qual é?
		
	
	Indenizações desnecessárias
	
	Custos elevados de seleção
	
	Perda de produção
	
	Insegurança nos colaboradores que ficam na organização
	 
	Ingresso de pessoas com novas experiências
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703546901)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a atuação do RH na integração social das pessoas nas Organizações, temos as seguintes afirmativas: I - saber dos fatos relevantes da empresa, tomar parte das coisas que afetam o seu setor de trabalho e poder participar das decisões fazem parte das motivações dos trabalhadores. II - a fim de minimizar os conflitos funcionais existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da organização. III - o RH deve trabalhar no sentido de que cada setor cuide dos seus próprios interesses e objetivos, sem a preocupação de que os outros setores estejam atingindo as metas determinadas. Observando as alternativas anteriores, responda:
		
	
	b) apenas a alternativa III está correta.
	
	e) as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	d) as alternativas II e III estão corretas.
	
	a) apenas a alternativa II está correta.
	 
	c) as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703328605)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Lyra vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa de racionalização de custos, optou por trocar seus fornecedores por outros mais baratos. Os custos de produção diminuíram, mas a empresa passou a enfrentar um grande volume de reclamações referentes à queda na qualidade dos produtos, comprometendo ainda mais sua posição no mercado. Imediatamente, a gerência de Recursos Humanos entendeu que uma das formas de contribuir seria propor uma capacitação/preparação melhor dos funcionários, objetivando solucionar o problema de qualidade dos produtos. Assinale a alternativa que melhor representa o modo como essa decisão foi tomada:
		
	 
	Inadequado e precipitado, porque o levantamento de necessidades de treinamento não considerou todos os fatores que podem ter gerado a queda de qualidade dos produtos.
	
	Inadequado porque, além dos funcionários, os gestores também deveriam ser treinados.
	
	Adequado, porque é papel do profissional de Recursos Humanos garantir a qualidade dos produtos/serviços.
	
	Adequado, porque, quando a questão é qualidade, treinamento é a solução.
	
	Adequado, porque a queda da qualidade de produtos/serviços foi fruto do desempenho dos funcionários.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703889100)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à unicidade sindical é correto afirmar:
		
	
	É um conjunto de ações pré-estabelecidas que deve ser colocada na hipótese de uma greve ser deflagrada.
	 
	Propõe a união dos trabalhadoresde uma mesma categoria de uma determinada base territorial em um único sindicato visando o fortalecimento de suas lutas.
	
	É um conjunto de ações pré-estabelecidas que deve ser colocada em pratica na hipótese de uma greve ser deflagrada.
	
	É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas de prevenção e soluções dos problemas trabalhistas frente à classe patronal.
	
	Paralização temporária da atividade econômica pelo empregador, com o objetivo de pressionar os trabalhadores a fim de frustrar ou dificultar o atendimento de suas reivindicações.

Outros materiais