Buscar

Partido da Qualificação Popular e a Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE DIREITO
Disciplina: Ciências Políticas
PARTIDOS POLÍTICOS
	Professora: Ms. Daniela Oliveira Pires
	Campus: Guaíba
Guaíba – RIO GRANDE DO SUL 2013/1
PQP
 		PARTIDO DA QUALIFICAÇÃO POPULAR
Um país melhor se faz por melhores cidadãos
	Este é o slogan do partido, não de campanha. Visa conscientizar o povo de sua responsabilidade em estar preparado para escolher os seus representantes de forma que este não se engane por falsas promessas e demagogia cíclica em épocas de campanha.
 IMPORTÂNCIA DOS PARTIDOS POLÍTICOSAPARA EFETIVAÇÃO DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.
		Quando Hans Kelsen trata do povo, em sua consagrada obra “A Democracia”, dispõe que “um dos elementos mais importantes da democracia real” são os partidos políticos, que “agrupam os homens de mesma opinião, para lhes garantir influência efetiva sobre a gestão dos negócios públicos”. Para ele, “os impulsos provenientes dos partidos políticos são como numerosas fontes subterrâneas que alimentam um rio que só sai à superfície na assembleia popular ou no parlamento, para depois correr em leito único do lado de cá. 
		
		
		
		Kelsen diz que “a moderna democracia funda-se inteiramente nos partidos políticos, cuja importância será tanto maior quanto maior for a aplicação encontrada pelo princípio democrático”. Segundo o autor:“está claro que o indivíduo isolado não tem, politicamente, nenhum existência real, não podendo exercer influência real sobre a formação da vontade do Estado. Portanto, a democracia só poderá existir se os indivíduos se agruparem segundo afinidades políticas, com o fim de dirigir a vontade geral para os seus fins políticos, de tal forma que, entre o indivíduo e o Estado, se insiram aquelas formações coletivas que, como partidos políticos, sintetizem as vontades iguais de cada um dos indivíduos”.
		Ainda, para Kelsen, “só a ilusão ou a hipocrisia pode acreditar que a democracia seja possível sem partidos políticos”. Note-se que todo esse ideário kelseniano vem junto com a concepção de que a democracia direta não é mais possível em face das dimensões do Estado moderno e da multiplicidade dos seus deveres, e a democracia do Estado moderno é a indireta, parlamentar.
		
		Também um defensor dos partidos políticos, Antonio Gramsci entende que o partido político deve ser capaz de, ao mesmo tempo, elaborar e agir, deve proporcionar o surgimento de operadores de ideias, de novos projetos ideológicos, e não de determinar a simples reprodução de ideias de comando, e o compromisso do partido é servir de protótipo de sociedade do futuro e possibilitar a confrontação entre as mais diferentes correntes de pensamento.
PLATAFORMA DE GOVERNO
	
		Educação, Profissionalização e Cidadania.
		
EDUCAÇÃO
		Como base de melhoria de todas as condições sociais, seja pelo acesso ao trabalho e renda, seja pela conscientização da necessidade de ação participativa da sociedade em sua própria administração. A educação liberta o indivíduo das “amarras” sociais impostas pelo “status quo” político representativo das classes dominantes detentoras dos recursos financeiros.
PROFISSIONALIZAÇÃO
		Educação técnica, qualificação profissional, para promover melhoria nas condições de emprego e renda imediata aos trabalhadores como forma de explorar a oportunidade de industrialização do país/região (alteração da exportação primária de commodities para produção e saída de produtos com algum valor agregado, ex.: exportar mais lingotes de aço do que minério de ferro para a china).
CIDADANIA
		
		Como finalidade de governo, promovendo, através de profissionalização da administração pública desvinculada do “loteamento” de cargos nas esferas de governo entre os partidos de coalizão, uma maior qualificação dos gastos públicos capaz de gerar recursos suficientes para melhorar os serviços de saúde, e implementar programas assistencialistas de distribuição de renda à população carente.
PRINCIPAIS PROBLEMAS E SOLUÇÕES
EDUCAÇÃO
	Falta de condições físicas nas escolas. Falta de profissionais qualificados. Falta de transporte escolar seguro e qualificado. Alto índice de pessoas formadas com deficiência de leitura.
	
	Para que haja a possibilidade da efetivação de uma educação eficaz é necessário um conjunto de ações afirmativas, mas a responsabilidade para que isto aconteça depende de três co-responsáveis. Reportando o que diz o Art. 205 da CF/88 o Estado a família e a sociedade são os construtores e responsáveis por uma educação ideal no Brasil.
	Propostas:
	Investir recursos dos royalties do petróleo em educação;
	Melhorar a remuneração do professor, condicionalmente à redução de carga horária e desenvolvimento de algum programa de educação continuada (especialização, pós graduação, mestrado, etc...) custeado pelo governo meritocraticamente em relação às notas obtidas pelo mesmo. (Ex.: tirou 8,0 nas avaliações = terá 80% do curso pago/reembolsado pelo governo)
	Expandir os programas de financiamento patrimonial subsidiado (FINAME/PROGER) pelo BNDES as empresas de transporte escolar municipal, exigir uma renovação considerável na frota escolar à disposição dos estados e municípios;
	Desenvolver programas de qualificação de adultos alfabetizados em disciplinas básicas (linguagem e cálculos), além de cursos profissionalizantes. (Ex. Hoje é mais fácil encontrar um Bel. em Direito sem Carteira da Ordem que um Jardineiro Profissional, ou Pintor predial de qualidade.)
14
SAÚDE
	Carência de Infraestrutura, Profissionais, e Medicamentos...
	Propostas:
	
	Organizar e planejar investimentos visando a aquisição de equipamentos hospitalares e construção de novas unidades de serviços de saúde em todos os níveis (hospitais, Upas e postos de saúde) acabando com a “ambulâncioterapia”.
	Promover o reajuste dos valores pagos aos profissionais de saúde;
	Implementar um sistema de retorno em serviço dos profissionais de saúde formados pelas universidades públicas, (Ex. Estudou 8 anos gratuitos, trabalha 4 anos 1/2 turno para os programas do  governo, ou 2 anos em cidades remotas)
	Implementação de planejamento de aquisição da medicação a ser disponibilizada à população, inovador sistema de pesquisa de necessidades específicas, diminuindo ao máximo a quantidade de ações judiciais solicitando medicação e procedimentos não cobertos pelo SUS, rigoroso controle de qualidade dos produtos adquiridos, para evitar a fama de comprimidos de farinha à qual os remédios gratuitos vem recebendo da população.
	Investimento em educação sexual diretamente nas famílias, para quebrar o tabu, e promover a prevenção às DST de forma mais eficaz;
	Reforçar o subsidio estatal à ONGs com objetivo de auxílio a grupos excluídos (idosos, deficientes, soropositivos, portadores de neoplasia maligna, etc.) 
SEGURANÇA PÚBLICA
	Ineficácia do sistema prisional, sucateamento dos equipamentos das policias, falta de efetivo policial;
	Propostas:
	Destinar recursos diretamente para a formação das guardas municipais;
	Aparelhar toda a polícia atuante no território nacional com armamento não letal tecnológico e letal de alto desempenho, associado a cursos de reciclagem dos agentes, destinados à modificar a postura de abordagem urbana, e de inserção em zonas de conflito;
	Criar além de oportunidades de trabalho, oportunidades de estudo dentro dos centros prisionais, criando para as penas possíveis, a redução baseada não somente nos dias de trabalho, como nos dias de estudo e alcance de objetivos cognitivos;
	Investir em estruturas carcerárias modernas, ou adotar a privatização deste setor como forma de garantir dignidade e oportunidade real de ressocialização aos apenados (Hoje, nossas cadeias são a esfera estratégica da corporação criminosa. Sobreviver em um presídio somente é possível vendendo a alma ao crime);
	Criar uma rede de vigilância comunitária, com um responsável por quarteirão, por noite da semana, sendo esta noite trocada por um dia de serviço, ou pecúnia paga pelo estado;
ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA
	Ineficácia dos gestores públicos, eleitos e indicados (CCs). Falta de planejamento. Obras eleitoreiras sobressaindo aos investimentos de médio e longo prazo necessários. Falta de agilidade nos investimentos públicos. Alto custo de arrecadação de impostos.
	
	Propostas:
	Exigência de curso superior em gestão pública para assunção aos cargos em comissão em todas as esferas de governo;
	Investimento em planejamentos de médio e longo prazo para intervenção particular em obras de infra-estrutura (portos, aeroportos, estradas, estacionamentos, transporte público...)
	Qualificação dos gastos públicos através de análise comparativa de índices de execução em despesas e investimentos;
	Oferecimento em nível federal de cursos de capacitação em gestão pública aos representantes eleitos pelo povo que não possuírem experiência comprovada em gestão pública ou privada a fim de facilitar o controle e acompanhamento das tarefas delegadas a seus assessores;
COMPETITIVIDADE GLOBAL
	Alto custo tributário, aliado a um enorme emaranhado de regras tributárias e obrigações acessórias que demandam muito tempo das empresas em levantar informações tantas e deveras repetidas para um governo atualmente incapaz de lidar e tratar tantos dados os quais insiste em capturar das empresas.
	Propostas:
	Reformulação da matriz tributária e do sistema arrecadatório atual, no qual os impostos vão para a união e demoram muito para retornarem aos setores necessários de ação estatal;
	1º Passo - Simplificação de tributação de mesma base, (Ex. tributos sobre o faturamento = PIS, COFINS, IRPJ, CSLL);  2º Passo - Eliminação da cumulatividade de impostos (Imposto incidindo sobre imposto); 3º Passo - Unificação da sistemática de fiscalização pelo meio eletrônico em no máximo dois atos (Emissão de documento fiscal eletrônico, e fechamento de escrituração eletrônica total); 4º Passo - Unificação das regras de ICMS entre estados; 5º Passo - Integração da Fiscalização que será exercida principalmente no âmbito municipal para localizar empreendimentos irregulares.
	Desoneração total e real da folha de pagamento, inclusive com o beneficio de FGTS sendo pago pelo governo, independendo do recolhimento pela empresa.
	Investimento em infraestrutura de comunicações, capaz de levar conexão lógica à todos os rincões do nosso país, servindo de base à implementação de programas de fiscalização eletrônica das empresas e campanhas de Estudo a Distância em telecentros remotos e também diretamente nas residências.
POSIÇÃO DO PARTIDO QUANTO À COLIGAÇÕES
COMPONENTES DO GRUPO
	João Henrique Ribeiro Nunes
	Julian Narciso
	Tiago Martins
	Jaíne Avila
	Gilberto Bastos
	Jonathan William Bueno
	Clark Souza
	Débora Pereira Ávila

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais