Buscar

TERATOLOGIA OU MALFORMAÇÕES POR COMPOSTOS QUÍ MICOS AMBIENTAIS (MERCÚRIO) NAS AVES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRÁRIA LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DHONATA NUNES RIBAS
KAMYLLA KIENEN ZDRADEK
ROBSON DA SILVA BARBOSA
RÔMULO VALADÃO CARNEIRO 
SAULO DE PAULA CORDEIRO
TERATOLOGIA OU MALFORMAÇÕES POR COMPOSTOS QUÍMICOS AMBIENTAIS (MERCÚRIO) NAS AVES
O mercúrio (Hg) sendo um metal natural encontrado na crosta terrestre possui suas seguintes formas, líquido, sólido e gasoso. O mercúrio é encontrado no ar, no solo e na água, esse metal assume diversas formas químicas, além de ser um metal altamente toxico, podendo acarretar diversos problemas a saúde ambiental.
O maior local de concentração de mercúrio encontra-se, no pantanal; por possuir um solo argiloso, garimpos; por utilizar o mercúrio na forma liquida para facilitar a exploração do minério (ouro diluído), além desses locais, encontramos o mercúrio na queima do carvão, e lixos.
Os peixes, camarões e lagostins, são uns dos principais alimentos das aves e contém uma alta quantidade de mercúrio em seu organismo por viverem em pântanos e locais argilosos, onde se concentra uma grande quantidade desse elemento químico. 
Sendo a Íbis branca (Eudocimus albus), uma ave aquática, é a espécie de ave que mais é afetada pelo mercúrio em sua alimentação por seu habitat ser o pantanal, onde esse elemento presente em seu organismo causa um transtorno hormonal entre os machos, reduzindo seus níveis de testosteronas (hormônio masculino), sendo assim, baixando seu nível de reprodução, e causando o rejeito das fêmeas, podendo até mesmo haver, a extinção da espécie. 
O elemento químico presente no organismo da ave macho pode acarretar o acasalamento ou, motiva-lo a copular com outros machos, e levando-os até mesmo construir, os seus próprios ninhos em conjuntos.
O que é o Mercúrio (Hg): Único metal que possui sua forma solida, liquida e gasoso, que é encontrado no solo, ar e água.
Como mercúrio chega ás aves: Através de sua alimentação rica em peixes de habitats argilosos e pantanosos.
Quais aves utilizadas nas Pesquisas: É utilizada a espécie de aves Íbis branco, por ser uma ave aquática e que se alimenta de peixes e outros Crustáceos que possui uma alta quantidade de mercúrio em seu organismo.
Como o mercúrio prejudica as aves: O mercúrio presente no organismo das aves faz com que os machos da espécie se acasalem com outros machos da mesma espécie, assim causando o baixo nível de reprodução.
Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que, a alta quantidade de mercúrio presente na alimentação e no organismo da Íbis branca, causa um desequilíbrio hormonal nos machos da espécie, levando a realizar atos homossexuais, e reduzindo a copula com as fêmeas, podendo até levar a extinção dessa espécie de aves aquáticas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BBC. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/mercurio-torna-aves-homossexuais-diz-estudo.html>. Acesso em: 17 Jun. 2017.
Brasil. MMA, 2013. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/mercurio>. Acesso em: 17 Jun. 2017.
GILL, V. BBC News, 2010. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2010/12/101201_aveshomossexuais_is.shtml>. Acesso em: 17 Jun. 2017.

Outros materiais