Buscar

MATERIAIS PIEZOELÉTRICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MATERIAIS PIEZOELÉTRICOS
Características
O fenômeno é baseado na indução de um dipolo elétrico. Uma vez que o campo elétrico é aplicado, o material apresenta uma deformação mecânica, porém um potencial elétrico também é gerado. Essa reciprocidade permite que esse tipo de material possa ser utilizado como sensores ou atuadores em estruturas inteligentes !
A aplicação de um campo elétrico, tende a reorientar os dipolos elétricos em relação ao campo. Após isso, mesmo com a remoção do campo elétrico os dipolos não retornam a sua configuração original.
Aplicação
Sensores: São utilizados para a detecção de desgaste. Os sensores fazem uma captação da força de interação e fazem uma comparação de sinais, sabendo assim o desgaste ocorrido em determinada circunstância. Podendo assim observar como exemplo, os desgastes sofridos pelas rodas de certo vagão !
Aplicação
Atuadores: São utilizados para a redução da vibração em situações em que se necessita de alta frequência e baixa carga. Uma das diversas possibilidades, é a conversão da energia de vibração mecânica em elétrica, que pode ser dissipada em um circuito adequado. Sendo os atuadores, os atuais lideres no segmento de material Piezoelétrico. 
Biografia:
http://2020sustentavel-energia.blogspot.com.br/2011/07/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAnzkAA/trabalho-conclusao-curso?part=5
https://www.researchgate.net/publication/282480381_Os_Materiais_Inteligentes_e_suas_Aplicacoes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais