Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - CÉLULA EUCARIONTE E TÉCNICAS DA BIOLOGIA CELULAR 20132 (2) (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CURSO: BIOMEDICINA
Professora: SILVANA TOMAZONI 
Disciplina: BIOLOGIA CELULAR
Aluno(a) _______________________________ Data: ______/_____/_____
ESTUDO DIRIGIDO – CÉLULA EUCARIONTE E TÉCNICAS DA BIOLOGIA CELULAR
Obs.: O ESTUDO DIRIGIDO é uma estratégia metodológica da professora que tem como objetivo auxiliar a sua revisão literária para os conceitos que serão objetos da avaliação. Entretanto, ele não deve ser a sua única fonte de estudos. Os slides das aulas, disponibilizados no ambiente virtual, as anotações que você deve ter feito no seu caderno referente as explicações da professora nas aulas, e a referência bibliográfica básica deverão compor o material teórico que você utilizará para os estudos. O livro base que a professora mais utiliza para preparar o material teórico é o do Junqueira e Carneiro: Biologia Celular.
LEIA ATENTAMENTE A OBSERVAÇÃO ACIMA ANTES DE COMEÇAR SEU ESTUDO
1- Os seres vivos possuem características específicas e isto os diferencia da matéria bruta, também chamada de fatores abióticos. Então, a partir dessa noção intuitiva relacione e descrevaquais características poderíamos indicar como sendo exclusivas dos seres vivos. 
2- a) Descreva o experimento realizado por Pasteur com balões do tipo pescoço de cisne e diga como Pasteur rebateu com ele todos os argumentos dos seguidores da abiogênese.
3- As células eucarióticas possuem várias estruturas internas delimitadas por membranas, enquanto as células procarióticas não as possuem. Qual a possível explicação para essa complexa profusão de membranas internas? Como teriam surgido as células eucarióticas? Pesquise. 
4- O que diferencia a célula procarionte da célula eucarionte?
5- Organize uma TABELA que evidencie as semelhanças e as diferenças entre as células: animais, vegetais, fungi, monera e protista.
6- Por que os vírus não foram incluidos na questão anterior? O que há de semelhante e diferente do vírus com as células dos demais seres vivos?
7- Tecnicas de microscopia e microscópio óptico. Utilizando o texto Histologia Básica – microtomia, elabore 10 questões de revisão.

Outros materiais