Buscar

relatorio estrutura semicompleto. - Copia (9) - Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Retículos de Bravais é a denominação dada às configurações básicas que resultam da combinação dos sistemas de cristalização com a disposição das partículas em cada uma das células unitárias de umaestrutura cristalina, sendo estas células entendidas como os paralelepípedos que constituem a menor subdivisão de uma rede cristalina que conserva as características gerais de todo o retículo, permitindo que por simples replicação da mesma se possa reconstruir o sólido cristalino completo.
P — célula unitária primitiva, ou simples, onde todos os pontos reticulares estão localizados nos vértices do paralelepípedo que constitui a célula;
F — célula unitária centrada nas faces, apresentando pontos reticulares nas faces para além dos localizados nos vértices. Quando apresentam somente pontos reticulares nas bases são designadas pelas letras A, B ou C , segundo as faces que contêm os pontos reticulares;
I — célula unitária centrada no corpo tendo, para além dos pontos que determinam os vértices, um ponto reticular no centro da célula.
R — célula unitária primitiva com eixos iguais e ângulos iguais, ou hexagonal, tendo, para além dos pontos que determinam os vértices, pontos duplamente centrados no corpo.
2 - 
cúbica – NaCl e Cu
tetragonal -  SnO2, TiO2
hexagonal – grafite e ZnO 
octaédrica – sf6 e
3 – Os raios X atingem o material; pode-se dizer que a onda eletromagnética é instantaneamente absorvida pelo elétron e reemitida. Então, quando a estrutura apresenta distâncias próximas ao do comprimento de onda da radiação incidente, pode-se verificar que as relações de fase entre os espalhamentos tornam-se periódicas e que efeitos de difração dos raios X podem ser observados em vários ângulos. Formando – se, assim, a imagem.
4 – Íon complexo ocorre quando uma substância simples funciona como um receptor de elétrons. O sal duplo é constituído por diferentes quantidades de íons; pode ser obtido através da cristalização conjunta de dois sais simples, com um íon em comum.
5 – K2Cr2O7(aq) + 2 AgNO3(aq) → 2 KNO3(s) + Ag2Cr2O7(aq)
A gelatina serve para dar forma concêntrica aos anéis recém formados de nitrato de prata, ou seja, a gelatina segura a expansão do nitrato de prata de forma que ele adquira forma de anéis. 
Esses tipos de anéis ocorrem na natureza na formação da malaquita mineral e ágata mineral.
6 - Os cristais líquidos caracterizam-se como substancias com a capacidade de escoar como líquidos viçosos, apresentando moléculas com arranjo molecular ordenado, muito parecido com o de um cristal. Os cristais líquidos são exemplos de uma mesofase, ou seja, um estado intermediário da matéria com a fluidez de um líquido e um pouco da ordem molecular de um sólido.

Outros materiais