Buscar

lista de exercicio

Prévia do material em texto

UFF – INSTITUTO DE QUÍMICA – QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXP. III – PROF. BIANCA MACHADO
PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIO
Inicialmente, acreditava-se que o átomo, unidade estrutural da matéria, fosse uma partícula móvel similar a uma esfera sólida, maciça, dura, bem diferente do modelo atual, o qual envolve um átomo nuclear (presença de núcleo). Como os cientistas chegaram à conclusão de que o modelo inicial não era apropriado para descrever o átomo?
Sabendo que a luz branca apresenta um espectro contínuo, ou seja, com todos os comprimentos de onda visíveis. Qual foi a explicação dada por Borh para justificar o aparecimento das linhas nos espectros de emissão de luz apresentado pelos elementos químicos quando submetidos a descargas elétricas ou calor? 
Sabendo que o modelo de órbitas, proposto por Borh, descreveu apenas o átomo hidrogênio, falhando na descrição dos demais átomos, comente, com riqueza de detalhes, sobre o modelo atômico quântico proposto para atender todos os elementos químicos conhecidos.
Compare e explique os seguintes dados experimentais utilizando a distribuição de elétrons dos átomos de acordo com o modelo de configuração eletrônica de Pauling (modelo quântico – orbitais atômicos): Ver definições de raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica na bibliografia recomendada para a disciplina.
Raio atômico Na= 180 pm F= 58pm Cl= 99pm
Raio atômico Fe=124pm Mn=124pm
Primeira energia de ionização Li= 513 kJ/mol; Na= 496 kJ/mol; He=2081 kJ/mol
Segunda energia de ionização Mg= 1450 kJ/mol Na= 4560 kJ/mol
Afinidade eletrônica C= -122 kJ/mol N= 7 KJ/mol

Continue navegando