Buscar

Embriologia- Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia- Da fecundação ao nascimento!
#Fecundação
Os espermatozoides ejaculados passam por um processo de capacitação dentro do corpo da mulher, ao qual as glicoproteínas são removidas da superfície do acrossomo. Após esse período, o espermatozoide penetra na corona radiata e zona pelúcida que envolvem o ovócito secundário. 
 O espermatozoide passa pela corona radiata formada pelas células foliculares. A dispersão destas células resulta principalmente da ação de enzimas, em especial a hialuronidase. Depois disso, a cabeça do espermatozoide entra em contato com a superfície do ovócito e suas membranas se fundem. Após essa fusão surge uma nova célula diploide, o zigoto, que sofrerá várias divisões mitóticas gerando um aglomerado de células.
#Desenvolvimento
Mês 1
O embrião procura um local seguro para se fixar, após a fixação o embrião começa a produzir hormônios que sessão o ciclo menstrual da mãe. Há o início do desenvolvimento do sistema nervoso, coluna vertebral e alguns órgãos como coração, rins, intestino e e fígado. Além disso, a placenta começa a funcionar. O embrião tem um formato em que aparenta ter uma cauda. 
Mês 2
Os traços faciais já são visíveis, como a boca, olhos com retina e lentes. O principal sistema muscular está desenvolvido e o feto já pratica movimento, estando protegida pelo saco amniótico, cheio de líquido. Além disso, o coração está quase completamente desenvolvido e já é possível ver braços, pernas e dedos. Vinte pequenos dentes de leite estão a forma-se na mandíbula. Porém, a oxigenação ainda ocorre pela placenta.
Mês 3
As cordas vocais estão completa, o cérebro está completamente formado e a criança pode sentir dor. Além disso, os músculos aumentam de comprimento e a mãe já pode sentir os batimentos da criança não nascida. 
Mês 4 e 5
O feto tem o sentido do gosto de um adulto e é capaz de saborear as refeições da mãe, além de reconhecer e ouvir a voz dela. São visíveis os órgãos sexuais.
Terceiro trimestre 
A criança pratica a respiração pela inalação do liquido amniótico para os pulmões em desenvolvimento. A alimentação é transferida do sangue da mãe, através da placenta, para dentro do cordão umbilical, para o feto. Se a mãe ingere substâncias tóxicas, como o álcool. O bebê recebe também.
#Nascimento
No nascimento, em que o bebê tem aproximadamente 3000-3400g, a placenta vai desprender-se do útero e o cordão umbilical deixará de funcionar assim que a criança respira pela primeira vez. A respiração da criança desencadeará mudanças na estrutura do coração e nas artérias circulatórias, que forçará todo o sangue a “viajar” pelos pulmões.
Principais dificuldades do feto e da mãe durante a gravidez! 
Durante os primeiros meses o feto passa por muitas transformações, que podem causar dificuldades para criança e para mãe, ou ainda, má formação do mesmo.
A partir do oitavo mês o espaço que o bebê ocupa torna-se apertado, e ele se posiciona de cabeça para baixo, preparando-se para o parto. Com isso, pressiona a bexiga da mamãe, e ela tem mais vontade de fazer xixi.
Nos últimos meses de gravidez, a gestante fica mais cansada e com dor nas costas, por conta da posição da coluna, causando também dificuldades para dormir. A dor na parte de baixo da barriga é causada pelo peso do bebê no útero. Para aliviar esses desconfortos, ela precisa descansar, com as pernas um pouco elevadas, várias vezes ao dia. 
A sensação de estufamento na barriga costuma aparecer após as refeições. Nesse caso, a gestante não deve tomar líquidos durante as refeições, deve comer pouco e com mais frequência, e a modificar o preparo dos alimentos, tornando-os mais líquidos ou pastosos. Assim a digestão fica mais fácil.
Ocorre também, secreções vaginais em maior quantidade, às vezes de cor mais rosada, por causa do rompimento de algumas veias. Isso é causado pela descida do bebê, se posicionando para o nascimento.

Outros materiais