Buscar

Temas Transversais e Definição de Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a questão dos Temas Transversais no Ensino Fundamental. Escolha nos itens a seguir, V para verdadeiro e F para falso. 
	O conjunto de temas transversais inclui ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e excluindo orientação sexual, por imposição das famílias.
	Resposta 1
	A ideia de encontrar eixos que superassem a fragmentação do conhecimento não é nova e, ao longo dos tempos, por meio das diferentes disciplinas, várias tentativas de integrar os conhecimentos foram experimentadas, combinando diferentes referenciais.
	Resposta 2
	Antes de pensar na escolha dos conteúdos, precisamos considerar o fator dos eixos temáticos, os quais têm a função de integrar os conteúdos por meio do desdobramento em subtemas.
	Resposta 3
	A transversalidade e interdisciplinaridade fundamentam-se na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. 
	Resposta 4
	Compete ao professor determinar que o aluno seja o protagonista organizador de  suas próprias soluções e estratégias de intervenção na realidade, tais como a organização de regras de convívio, atitudes e comportamentos diante de questões sociais, atitudes políticas individuais e coletivas etc.
	Resposta 5
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale abaixo a definição de Currículo que melhor indica a necessidade do dinamismo da prática pedagógica.
Escolha uma:
a. Um currículo para a formação humana introduz sempre os mesmos conhecimentos, não se limita aos conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano.
b. Currículo é o conjunto dos pressupostos de partida, das metas que se desejam alcançar e dos passos que se dão para alcançar; é o conjunto dos conhecimentos, habilidades, atitudes etc. que são considerados importantes para serem trabalhados na escola, ano após ano. E, supostamente, é a razão de cada uma dessas opções; é todo o conjunto de ações desenvolvidas pela escola no sentido de oportunidades para a aprendizagem.
c. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que o currículo venha a ser entendido como, os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;  as experiências de aprendizagem escolares já vividas pelos alunos; os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; os processos de avaliação que nada interferem nos conteúdos e procedimentos dos diferentes graus da escolarização. 
d. Currículo é um termo polissêmico, querendo com esse rótulo significar que veicula uma noção sujeita à ambiguidade e à diversidade de sentidos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes