Buscar

Pontos de Fusão e Identificação de Compostos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTIONÀRIO
O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substancia passa do estado sólido para o estado liquido. É utilizado para identificação do composto como um critério de pureza.
A substância apolar apresentará ponto de fusão mais alto, apresentando interações de van der waals que são mais difíceis de romper. As diferenças de eletronegatividade entre os átomos presentes em ligações apolares são pequenas. Em consequência disso elas tem maior ponto de fusão e ebulição.
O ponto de fusão do α-naftol na bibliografia indicada é de 95°C – 96°C. Nas amostras o ponto de fusão do α-naftol foi de 87°C – 92°C. O ponto de fusão do ácido benzoico na bibliografia indicada é de 122°C – 123°C. Nas amostras o ponto de fusão foi de 111°C – 119°C.
Porque o ponto de fusão do α-naftol é mais baixo do que o ponto de fusão do ácido benzoico. Portanto, ao se iniciar o experimento com α-naftol se economiza tempo e material, pois não há necessidade de um outro béquer com óleo à baixa temperatura.
A diferença entre seus pontos de fusão deve-se a estabilidade gerada nos compostos pelos grupos presentes, naftaleno no a-naftol, e fenil no 
ácido benzílico. 
O ponto de solidificação do ácido benzoico será igual a temperatura do ponto de fusão que é de 87°C – 92°C.

Outros materiais