Buscar

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2017.1 #QuestõesAV

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	Avaliação:   AV DATA: 2017.1
	Aluno: ANÔNIMO DA ESCOLA
	Nota Prova: 8,0 de 8,0      
	
	 
		
	FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 842748)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os dados que chegam à empresa pelos sistemas SPT (Sistema de Processamento de Transações) podem ser em Lote ou On-line. Quando desenvolvemos sistemas para esse tipo (SPT), é importante que saibamos como devemos desenvolvê-lo, porque eles são diferentes. Sendo assim, informe qual a diferença entre os sistemas de processamento em lote e o processamento on-line, qual a principais característica de cada um deles e mostre um exemplo de cada.
		
	
Resposta: Sistemas de processamento em lote - As transações de negócios ficam acumuladas por determinado período de tempo, aguardando o processamento como uma única unidade ou lote. Sua característica está no atraso da ocorrência do evento e o processamento da transação. Processamento on-line - Cada transação é executada imediatamente, sem o atraso decorrente das transações acumuladas em lote. Sua característica está na atualização dos registros afetados pela transação.
	
Gabarito:
Sistemas de processamento em lote: As transações de negócios ficam acumuladas por determinado período de tempo, aguardando o processamento como uma única unidade ou lote.
A característica desse processamento está no atraso entre a ocorrência do evento e o processamento da transação.
Exemplo: Depósito em Caixa Eletrônico, Sistema de Folha de Pagamento.
Processamento de transação on-line: Cada transação é executada imediatamente, sem o atraso decorrente das transações acumuladas em lote.
A característica desse processamento é que atualiza os registros afetados pela transação.
Exemplo: Comércio pela internet, sistemas ERP.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 595483)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conceitue Aplicação Web e diga como ela realiza a integração empresarial.
		
	
Resposta: A aplicação WEB designa, sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, através da internet ou aplicativos desenvolvidos utilizando tecnologias web como JavaScript, Css e Html. Pode ser executado a partir de um servidor Http "web host" ou por meio da arquitetura cliente-servidor. As novas tecnologias já paermitem que se alie a integração efetiva de processos e regras de negócios com sistemas operando em tempo real. Esses sistemas são construídos de forma flexível e suportados por componentes comandados por novas tecnologias de orquestração de processos, constituindo a melhor forma para quie se consiga efetivamente cumprir seu papel de racionalização.
	
Gabarito: Aplicação Web designa, de forma geral, sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, através da internet ou aplicativos desenvolvidos utilizando tecnologias web HTML, JavaScript e CSS. Podem ser executados a partir de um servidor HTTP (Web Host) ou por meio da arquitetura cliente-servidor. As novas tecnologias já permitem que se alie a integração efetiva de processos e regras de negócios com sistemas operando em tempo real (processos ocorrem na medida em que os estímulos os provocam). Esses sistemas são construídos de forma flexível e suportados por componentes comandados por novas tecnologias de ¿orquestração¿ de processos, constituindo a melhor forma para que se consiga efetivamente a automação operacional e administrativa, por meio da qual a informática efetivamente cumprirá seu papel de racionalização.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 567822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Classificação de Sistema - Os sistemas podem ser classificados conforme o ambiente, de diversas maneiras. Assinale "VERDADEIRO" ou "FALSO" para cada um dos conceitos básicos apresentados:
1. Adaptável - Não-adaptável  
2. Estável - Dinâmico   
3. Permanente - Temporário 
4. Aberto - Fechado  
5. Simples - Complexo
(   ) Aberto - Fechado => Interage com o seu ambiente / Não possui interação com o ambiente.
(   ) Simples - Complexo => Possuem alguns poucos  componentes / Possui muitos elementos altamente relacionados e interconectados.
(   ) Adaptável - Não-adaptável => As mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma alteração no sistema / Sofre rápidas e constantes mudanças em decorrência de mudanças no ambiente.
(   ) Estável - Dinâmico => É capaz de sofrer mudanças em resposta a mudanças no ambiente / Não é capaz de mudar em resposta a mudanças do ambiente.
(   ) Permanente - Temporário => Existe por um período de tempo relativamente longo / Existe por um período de tempo relativamente curto.
 
		
	
	F, V, F, V, F
	
	V, F, V, F, V
	 
	V, V, F, F, V
	
	F, F, F, V, V
	
	F, F, V, V, F
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 14877)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como um dos componentes do sistema de informação está incluído o conjunto de pessoas como gerentes, desenvolvedores, mantenedores de sistema de informação, incluindo os usuários que são aqueles que utilizam o sistema para obtenção de algum resultado. Esta definição se refere a:
		
	
	Banco de Dados
	
	Software
	
	Hardware
	
	Tecnologia da informação
	 
	Peopleware
		
	
	 5a Questão (Ref.: 700207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos classificar os Sistemas de Informação e dois grupos: Sistemas de Apoio às Operações e Sistemas de Apoio à Gestão. Os sistemas de apoio às operações consistem em:
		
	
	Melhorar a comunicação e a produtividade em equipes e grupos de trabalho dentro das empresas e entre elas, como por exemplo, os Sistemas Colaborativos.
	
	Fornecer informações condensadas em quadros de fácil visualização, relacionadas aos fatores críticos da organização.
	
	Ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da empresa para que possam controlar, organizar e planejar.
	 
	Sistemas que monitoram e controlam os processos físicos em Tempo Real, como os Sistema de Controle de Processos (SCP).
	
	Sistema de dão apoio à decisão como, por exemplo, o uso de videoconferência e de aulas tele presenciais.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 1031971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Responda (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar com os diversos departamentos de uma empresa. ( ) Como características de um ERP tem-se: Base de dados única; modular; capaz de interagir com outros sistemas de informação, dentre outras. ( ) Todos os ERPs são gratuitos. ( ) Como uma desvantagem do ERP tem-se os custos de hardware e infra-estrutura.
		
	
	VVFF
	 
	VVFV
	
	VVVF
	
	FFFV
	
	VVVV
		
	
	 7a Questão (Ref.: 700392)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada vez mais as empresas estão utilizando a IA - Inteligência Artificial para melhorar os seus processos e competitividade. Por isso, devemos conhecer cada vez mais os tipos e os sistemas que se aplicam nestas empresas. A IA pode ser dividido em três áreas de aplicação: Aplicações da Ciência Cognitiva, Aplicações da Robótica e Aplicações de Interfaces Naturais. Sendo assim, são consideradas Aplicações de Interfaces Naturais:
		
	
	Percepção Visual; Reconhecimento de voz; Redes Neurais.
	
	Lógica Difusa; Algoritmos Genéticos; Agentes Inteligentes.
	
	Percepção Visual; Locomoção; Condução.
	 
	Linguagens Naturais; Reconhecimento de voz; Reconhecimento de imagem.
	
	Lógica Difusa; Locomoção; Reconhecimento de imagem.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 595473)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque verdadeiro ou falso.
		
	 
	A maior parte das aplicações não funcionam com base em acontecimentos, assim não reconhecem aprimeira visita de um cliente novo, os processos de pagamento e entrega, e as atividades de relacionamento com os clientes e de gestão da cadeia de abastecimento.
	 
	O processo de desenvolvimento de e-commerce é inteiramente caracterizado por sua solução de comércio eletrônico, que é capaz de rodar em servidores compartilhados e dedicados, com várias funcionalidades que levam à melhor usabilidade das funções administrativas.
	 
	A definição de perfis no e-commerce não é utilizada para ajudar a autenticar a identidade, para efeitos de gestão de contas e de pagamentos, visto este ser trabalho do controle de acesso e segurança.
	 
	A implementação dos recursos de busca é tão importante quanto o controle de acesso nos sites e portais do comércio eletrônico.
	 
	Existem três componentes essenciais para a maioria dos sites de comércio eletrônico: sistema de carrinho ou forma de pagamento, sistema de conta, e PCI Compliant, plano de hospedagem na web e certificação SSL.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 616119)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O e-commerce ou simplesmente comércio eletrônico é parte integrante do e-business, e para que ele possa ser efetivamente utilizado pelo cliente são necessários alguns Gerenciamentos Essenciais como:
		
	 
	Fluxo de Atividades, Notificação de Eventos e Processo de Cobrança;
	
	Criptografia, Fluxo de Atividades e Processo de Cobrança;
	
	Controle de Acesso, Criptografia e Perfil de Usuário;
	
	Conteúdo e Catálogo, Fluxo de Atividades e Perfil de Usuário;
	
	Processo de Cobrança, Controle de Acesso e Notificação de Eventos;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 618519)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a automação das atividades rotineiras e mecânicas, surgem novas oportunidades em atribuições de nível mais alto, que exigem habilidades específicas. A inserção da tecnologia nos negócios eleva a qualidade, mas causa a dimensão ética da chamada:
		
	 
	TI e condições de trabalho
	
	TI e produtividade
	
	TI e privacidade
	
	TI e a individualidade
	
	TI e o emprego
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes